Guia de Carreiras
Curso de Gestão Pública: o que você precisa saber?
Passar em um concurso público e garantir a tão sonhada estabilidade é certamente o sonho de muitas pessoas, independentemente da área de atuação. Para que isso aconteça, é preciso contar com uma rotina bem estabelecida de estudos, além de muito esforço, foco e dedicação. Para concursos que pedem noções de Gestão Pública, não poderia ser diferente.
Um dos caminhos para os estudos também, é fazer um curso de Graduação de Gestão Pública – que além de preparar para o desafio, entrega uma formação com alta demanda no mercado de trabalho privado.
Já entende como deve ser o perfil desse profissional e quais são as suas principais funções? Abordaremos todas essas e outras questões no artigo de hoje. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!
Como é o curso de Gestão Pública?
Se você pretende atuar como gestor público, saiba desde já que a melhor maneira para conseguir uma formação consistente na área é ter formação em Gestão Pública.
O curso curta duração (tecnólogo), por exemplo,é um curso de nível superior desenvolvido especialmente para quem deseja se formar com rapidez, aprendendo conteúdos específicos voltados para a prática.
Os alunos dessa modalidade conseguem concluir os estudos em 2 anos (correspondentes a 4 períodos).
Quando cursado na modalidade de educação a distância (EAD), as vantagens são ainda maiores, já que torna-se possível montar seus próprios horários e estudar quando e onde quiser: basta contar com um dispositivo conectado à internet.
Isso sem falar da flexibilidade e do custo-benefício, afinal, você vai estudar no conforto de sua casa e não precisará arcar com gastos extras, como transporte, alimentação, entre outros.
Entre as disciplinas ofertadas, estão:
- Teoria Geral da Administração;
- Fundamentos de Direito;
- Fundamentos de Marketing;
- Fundamentos de Políticas Públicas;
- Economia do Setor Público;
- Gestão de Projetos.
Qual é o perfil de um gestor público?
O gestor público é o profissional responsável por gerenciar e supervisionar o orçamento e os programas públicos, garantindo que o serviço prestado pelo governo seja entregue à população com a devida qualidade.
Em seu cotidiano de trabalho, ele precisa contar com uma série de características que podem, inclusive, ser desenvolvidas ao longo do curso. São elas:
- ser um bom mediador e promover o diálogo;
- saber delegar funções e fornecer feedbacks;
- estar apto a tomar decisões acertadas;
- agir com carisma;
- passar credibilidade.
Como está o mercado para a área?
Devido ao crescimento do número de projetos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e dos concursos para cargos de gestor, pode-se afirmar que a Gestão Pública está em alta e encontra-se em expansão — o que gera um impacto positivo para o mercado da área, embora os desafios ainda existam.
Se você se interessa pela área, precisa entender que uma graduação em Gestão Pública não é apenas um diferencial, mas também uma excelente vantagem competitiva, qualquer que seja o segmento de atuação.
Somente passando por essa formação é que o profissional terá as ferramentas necessárias para ser um gestor atualizado e eficaz, estando sempre em posição de destaque.
Atuação do Gestor Público
Como estudar para o concurso da área?
Independentemente se o cargo for na área de Gestão Pública, estudar para um concurso é sempre uma missão que exige bastante do candidato. Somente assim ele conseguirá colocar o seu nome na lista de aprovados: por meio de muito esforço.
Tendo isso em mente, adotar e manter uma rotina consistente de estudos é fundamental. Para isso, comece definindo a quantidade de tempo que você tem disponível para esse fim caso estude ou trabalhe fora.
Nos casos em que o candidato opta por se dedicar completamente a essa preparação, uma recomendação interessante é montar um plano de estudos baseado na duração de uma jornada de trabalho comum (cerca de 8 horas), fazendo um cronograma completo com os horários e disciplinas a serem revisadas a cada semana.
No geral, outras dicas úteis para essa preparação incluem:
- fazer resumos e anotações;
- fazer simulados;
- investir em materiais de qualidade;
- controlar a ansiedade;
- estipular metas;
- desenvolver técnicas de estudo;
- matricular-se em um curso preparatório.
Como é o trabalho e a faixa salarial do gestor público concursado?
Embora muitas pessoas possam pensar que o dia a dia de um gestor público se resume à parte burocrática da profissão, saiba que ele é responsável pela realização de atividades bastante diversas.
São alguns exemplos: criar e administrar políticas públicas, gerenciar recursos humanos, otimizar processos, analisar o desempenho e os resultados das instituições públicas e até mesmo assessorar políticos.
Isso vai depender do seu campo de atuação — e, aqui, as possibilidades são muitas. O gestor público pode trabalhar no governo federal, estadual e municipal; na docência; no poder público não estatal; nas entidades do terceiro setor, entre outros.
A faixa salarial, como você provavelmente já ouviu falar, é satisfatória. Para se ter uma ideia, o salário inicial médio é de cerca de R$ 5.247,00 nas carreiras federais. Dessa forma, cursar uma graduação na área é certamente um investimento de grande retorno.
Quais os benefícios de ser um concursado público?
Ser concursado, assim como tudo na vida, tem seus pontos positivos e negativos. No entanto, os positivos costumam contar bem mais na balança para quem tem essa aspiração. Sendo um gestor público, o profissional conta com os seguintes benefícios.
- estabilidade: o funcionário tem garantia de estabilidade no cargo, ou seja, para ser demitido é necessário condenação judicial transitada em julgado;
- benefícios: diversos benefícios atraentes são oferecidos aos gestores públicos, como vale-alimentação, vale-refeição, planos de saúde, entre outros;
- remuneração: a média salarial, como já explicamos, é bem alta quando comparado com o setor privado;
- jornada de trabalho menor: há uma carga horária padronizada de 6 horas para a maior parte dos cargos públicos;
- reconhecimento social: o funcionário público tem uma grande missão, e quem passa em um concurso público em grande parte das vezes é visto com bons olhos;
- aposentadoria diferenciada: quando se é concursado do setor público, é provável que você conte com um plano de previdência exclusivo do órgão empregador.
Agora você já sabe como é um curso de Gestão Pública e entende o que fazer para se tornar um concursado na área. Lembre-se de que o papel de um gestor público é fundamental para a sociedade, sendo assim, é preciso contar com toda a preparação necessária para exercer a função da melhor maneira possível.
Gostou do post de hoje? Não deixe de conhecer a graduação em Gestão Pública da Faculdade Unyleya e assinar agora mesmo a nossa newsletter para ficar sempre por dentro de conteúdos como este!