Connect with us

Guia de Carreiras

Ensino para os que ensinam: conheça a Pós-Graduação para professores

Você já parou para pensar na importância da pós-graduação para professores? Engana-se quem pensa que a formação de um docente se encerra com o término da graduação. Nos dias de hoje, o profissional atualizado e especializado conta com uma posição de destaque no mercado, já que essas são características fundamentais ao bom desempenho de suas funções — e na área da educação, isso não é diferente.

Inclusive, para acompanhar as transformações da sociedade e da forma como nos relacionamos com o mundo, as escolas, universidades e docentes também precisam mudar. O futuro da educação não deve ignorar as tendências que vêm mudando o modo como o ensino é pensado. Para tanto, é fundamental que os professores busquem por especializações. Quer entender ainda mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo!

Por que uma especialização é tão importante?

Você provavelmente já ouviu por aí que o mercado de trabalho, além de competitivo, demanda cada vez mais conhecimento dos profissionais, não é mesmo? No cenário atual, ingressar em uma especialização é até mesmo um fator indispensável para aqueles professores que desejam se destacar em suas funções e alavancar uma carreira de sucesso.

Além de servir para ampliar, aprofundar e desenvolver conhecimentos, a pós-graduação para professores ajuda o docente a obter melhores remunerações, ser reconhecido em sua área e, é claro, estar preparado para lidar com as principais demandas e desafios da educação.

A verdade é que ela é tão importante que até o Ministério da Educação (MEC) vem implementando programas de incentivo para que os profissionais se especializem. Segundo uma meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, 50% dos docentes da educação básica deverão ter ao menos uma pós-graduação.

Aqui, é válido também destacar a necessidade de não se estacionar na carreira acadêmica. Ingressando em uma pós-graduação para professores, as chances de atualização, progressão dentro de uma instituição de ensino e conquista de novos mercados são significativamente maiores.

Pensando nisso, listamos no próximo item algumas das principais opções de especializações EAD — ou seja, com flexibilidade e boa relação custo-benefício — voltadas para docentes.

Quais as melhores opções de Pós-Graduação para professores?

Educação a distância

A Pós-Graduação em Educação a Distância, com duração de 9 meses, é voltada para os profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento que atuem ou estejam interessados na docência, tutoria, planejamento e desenvolvimento de recursos para educação continuada, flexível e EAD.

O curso visa analisar as características, tendências e desafios da educação flexível e a distância, capacitando o docente para elaborar e implementar cursos ou disciplinas de educação a distância e realizar pesquisas com vistas à construção de conhecimentos em EAD. Entre as disciplinas ministradas, estão:

  • Abordagens teórico-conceituais do processo de aprendizagem;
  • Educação a Distância e Tecnologias;
  • Flexibilização dos Processos de Ensino e de Aprendizagem e Tutoria;
  • Múltiplos olhares sobre o aprendente jovem e adulto etc.

Educação Especial Inclusiva

Com duração de 7 meses, a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva objetiva a capacitação para o exercício da Educação Especial Inclusiva, integrada à produção do conhecimento no ensino e na pesquisa de saberes essenciais para a prática pedagógica de professores universitários.

Ao concluir o curso, que tem como público-alvo os educadores e demais profissionais que atuam na área da educação, o aluno obterá o título de Especialista em Educação Especial Inclusiva. Entre as disciplinas ministradas, podemos listar as seguintes:

  • As dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – Deficientes Intelectuais e Físicos;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares, etc.

Tecnologia Aplicada à Educação

A Pós-Graduação em Tecnologia Aplicada à Educação, com duração de 10 meses, é destinada aos profissionais da educação que desejam se especializar no uso de tecnologias no processo ensino-aprendizagem e demais profissionais de nível superior em cursos de graduação na área da educação em geral, interessados em aprimorar seus conhecimentos.

O curso abrange as estratégias de motivação para que as crianças sejam participantes ativos no processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades, favorecendo a formação crítica do aluno e destacando seu importante papel de educador na sociedade. Nele, são oferecidas disciplinas como:

  • Aprendizagem Colaborativa e Processos de Mediação e Ferramentas de Busca na Internet;
  • Uso das redes sociais e lousa eletrônica como ferramenta de apoio;
  • Metodologia de aprendizagem por projetos e Metodologia de Avaliação;
  • Softwares livres na educação – Ensino Médio e projetos pedagógicos, entre outras.

Autismo: Aspectos Pedagógicos – Abordagem Multidisciplinar

Inclusiva, o objetivo da Pós-Graduação em Autismo: Aspectos Pedagógicos – Abordagem Multidisciplinar é desenvolver competências, habilidades e atitudes que buscarão alcançar o nível de excelência desejado para a formação do especialista em autismo, ampliando as concepções acerca da condição.

Com duração de 10 meses, ela é voltada tanto para os professores quanto para os graduados em qualquer área que tenham interesse em aprofundar-se em autismo e seus aspectos pedagógicos. As disciplinas oferecidas incluem:

  • As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – A Educação Infantil Inclusiva;
  • Avaliação Comportamental do Autismo;
  • Intervenções Educacionais e Comportamentais no Ambiente Escolar;
  • Técnicas e Análises do Comportamento Autista;
  • Transtornos Mentais que Afetam a Criança etc.

Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira

Com duração de 10 meses, a Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira visa identificar a melhor forma de ensinar a língua inglesa em ambientes diversos, propiciar o conhecimento de experiências no ensino de segundo idioma, além de prover os pós-graduandos dos principais conhecimentos referentes à metodologia de ensino do inglês.

Voltada para os graduados em Letras, Pedagogia, Linguística, Tradução, Sociologia e demais áreas afins, entre as disciplinas que compõem sua grade curricular, estão:

  • Didática do Ensino em Língua Estrangeira – Inglês;
  • Inglês como Língua Estrangeira;
  • Metodologia do Ensino – Inglês, entre outras.

Viu só como são muitas as opções de pós-graduação para professores? Ao se especializar e aprimorar os seus conhecimentos, os docentes saberão lidar da melhor forma possível com as demandas do ensino atual e conquistarão um novo olhar sobre a gestão escolar, o currículo e a conexão de conteúdos — alavancando, dessa forma, uma carreira de sucesso.

E então, se interessou por alguma pós-graduação para professores citada no post ou quer conhecer outras opções de cursos? Acesse agora mesmo a nossa lista completa!

[rock-convert-cta id=”3014″]

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD