Connect with us

Guia de Carreiras

Gestão Pública: da graduação ao mercado de trabalho

O profissional de Gestão Pública elabora, coordena e avalia políticas pelo bem estar da população. Para isso, ele atua no gerenciamento de instituições governamentais e na elaboração e acompanhamento de políticas públicas, em áreas como saúde, educação, assistência social, habitação e cultura. No processo de elaboração, ele deve estabelecer os objetivos e as diretrizes da política pública, analisar a viabilidade das linhas de financiamento com recursos públicos e privados, além de acompanhar licitações e controlar o orçamento.   Veja alguns tipos de atuação na área:

  • Consultoria – Planejar ações institucionais para reduzir custos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios de políticas públicas. Elaborar projetos para obtenção de financiamentos em bancos públicos.
  • Terceiro Setor – Elaborar e realizar programas e projetos, planejar processos de licitação pública, promover o contato entre a organização e a administração pública.
  • Empresas Privadas – Atuar na adequação dos serviços prestados por determinada empresa às regras exigidas pelos órgãos do governo em serviços prestados e em projetos de gestão compartilhada.
  • Gestão de Políticas Públicas – Estabelecer diretrizes para programas e soluções para problemas sociais para os poderes Executivo, Legislativo, bem como, para organizações da sociedade civil em áreas como educação, saúde, transporte, assistência social, habitação, lazer, segurança e meio ambiente.
  • ONGs – Elaborar e implementar programas de metas, gerenciar orçamentos, executar programas sociais etc.
  • Serviço Público – Atuar na administração de setores contábeis e orçamentários de órgãos públicos, além de prestar assistência a eles. Trabalhar na realização de licitações e contratos administrativos. Gerenciar a relação entre empresas públicas e privadas.

Graduação

O Curso de tecnólogo em Gestão Pública tem duração de 2 anos e tem por objetivos proporcionar uma visão ampla e integrada da administração pública brasileira, no contexto das transformações mundiais, e promover reflexão e debate sobre a ética pública, democracia e responsabilidade do Estado perante a sociedade. No curso os alunos conhecem as principais práticas do setor para atuar com temas como: Teoria Geral da Administração, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Contabilidade, Fundamentos da Adm. Pública Brasileira, Fundamentos de Políticas Públicas, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica Governamental, Finanças Públicas e Orçamentárias Brasileiras, Licitações, Pregões e Contratos, entre outros.

Mercado de Trabalho

Além de ministérios, secretarias e agências federais, estaduais ou municipais, o graduado em Gestão Pública pode atuar também em empresas privadas que prestam serviços para o governo, construtoras, concessionárias de serviços públicos etc. Nesse segmento, são eles os responsáveis por adequar os serviços às demandas e regras do setor público. Há oportunidades também no terceiro setor, no qual o profissional pode lidar com áreas como a captação de recursos e o desenvolvimento de políticas públicas. O mercado de trabalho para essa área conta com oportunidades em todo o país, sendo Brasília e os estados da Região Sudeste os locais com maior demanda.

Conheça o curso Tecnólogo em Gestão Pública da Faculdade Unyleya.

LEIA TAMBÉM:

MBA em Gestão Pública: o que você precisa saber sobre o curso. 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD