Graduação em Marketing: o que você precisa saber para começar

  • 07/jun/2017

Graduação em Marketing: o que você precisa saber para começar

Uma graduação em Marketing é uma das escolhas de cursos mais populares por aí. E é fácil entender o porquê. O Marketing está preocupado em identificar a demanda dos consumidores com relação a um produto ou serviço e em desenvolver maneiras para tornar esses bens comercializáveis.

Trata-se de analisar pesquisas de mercado, concepções de produto, pontos de venda e outros fatores com o objetivo de aumentar a rentabilidade das empresas. Ao explorar hábitos de compra, o trabalho de um profissional de Marketing consiste em desenvolver novos produtos, desenhar embalagens que façam eles se destacarem entre a concorrência, desenvolver estratégias publicitárias e criar um pós-venda eficiente.

E uma das principais razões pelas quais tantas pessoas são atraídas para essa indústria a cada ano é o prestígio associado à carreira. Trabalhar com marcas conhecidas como Coca-Cola, Microsoft ou Google são possibilidades reais para quem estuda Marketing.

É provável que a melhor parte de escolher uma graduação em Marketing seja as inúmeras oportunidades de especialização que o diploma coloca à sua disposição. Trabalhar com pesquisa de mercado, relações públicas ou publicidade são apenas algumas das chances que o formando tem ao sair da faculdade.

A ampla oferta de emprego é outro dos motivos que atraem estudantes para o Marketing. E, à medida que as mídias se tornam cada vez mais diversificadas — e nosso apetite para o consumo também —, a demanda por profissionais criativos só aumenta.

Descubra a seguir o que você precisa saber sobre uma graduação em Marketing antes de começar seus estudos!

Por que fazer uma graduação em Marketing?

Marketing é a capacidade de vender um produto ou serviço, comunicando seu valor para potenciais clientes. Para fazer isso de forma eficaz, é preciso não apenas antecipar a demanda por bens e serviços, bem como ser capaz de controlá-la e satisfazê-la. Isso só é possível se o profissional já identificou seu público-alvo de forma clara e precisa.

O Marketing não é para todos; é uma carreira emocionante e gratificante, mas você precisa possuir uma combinação de vários traços de personalidade e características para obter sucesso na área. E, embora profissionais de Marketing bem-sucedidos venham de diferentes origens, existem algumas qualidades que eles tendem a ter em comum.

Ser criativo, automotivado, capaz de trabalhar em equipe e focado em detalhes pode ajudar. Saber como se manter atualizado sobre tendências, ser otimista e capaz de entender os outros também. A verdade é que não há nenhum traço de personalidade específico que um profissional de Marketing precisa ter, mas sim uma combinação deles.

Por isso mesmo, cursar uma graduação em Marketing pode ser extremamente gratificante. A seguir, estão algumas das principais razões para ingressar nessa carreira:

Você gosta de executar trabalhos criativos

O Marketing é uma oportunidade e tanto de testar seus talentos criativos. Há uma abundância de trabalhos em que você poderia acabar preso num ambiente repetitivo, no qual há poucas oportunidades de fazer a diferença, mas não no Marketing.

Pensar novas e inventivas maneiras de promover marcas, produtos e serviços irá forçá-lo a mostrar suas habilidades e talento. Esse desafio pode ser divertido e gratificante!

Você curte tecnologia

Marketing e novas tecnologias andam de mãos dadas. Se você é uma pessoa interessada nos últimos lançamentos tecnológicos e gosta de estar na vanguarda das inovações digitais, no Marketing terá a chance de empregar seus conhecimentos com bom efeito.

Você adora entender as pessoas

Você gosta de tentar descobrir o que faz as pessoas tomarem decisões? Então seja bem-vindo ao universo do Marketing. Nele, você vai interagir com os outros regularmente e gastar boa parte do seu tempo tentando entender o que eles pensam.

Bons profissionais de Marketing são capazes de olhar um produto, marca ou serviço e detectar os elementos que fazem deles um sucesso. Se você quiser entender o mundo ao seu redor, como ele funciona e como as pessoas nele pensam e reagem, uma graduação em Marketing é a escolha certa!

Você busca uma carreira diversificada

Marketing é um campo diversificado para se trabalhar. Seu papel como especialista pode caber dentro de várias atribuições, seja a pesquisa baseada em dados e a análise do comportamento do consumidor ou a tarefa mais interativa de vender e promover um serviço para outras pessoas. Isso permite ao graduado ingressar numa carreira em que sua preferência pessoal é atendida, e ele tem altas chances de prosperar.

Apesar dos estereótipos, o Marketing oferece muitos caminhos para o formando. Você pode facilmente usar suas habilidades no terceiro setor, em organizações não governamentais ou em multinacionais. O Marketing faz qualquer coisa, menos limitar suas perspectivas de carreira!

Você quer uma profissão com alta demanda

O papel do Marketing em um negócio é o de um componente vital. Ele é o método pelo qual a qualidade e a utilidade de um serviço são transmitidas a clientes potenciais. E é, por isso, indispensável para o bom funcionamento das empresas.

Uma graduação em Marketing, especialmente se obtida em uma universidade de destaque, vai fornecer-lhe um grande conjunto de habilidades sem data de validade e em alta demanda.

Você sonha com uma carreira próspera

Existem duas áreas principais para os profissionais de Marketing: o lado do cliente e o das agências. O lado do cliente envolve trabalhar no departamento de Marketing de uma organização ou departamento público. Trabalho de agência, por sua vez, significa trabalhar para uma empresa (agência) que presta serviços de publicidade e Marketing para outras empresas.

Quando começa em serviços de cliente, você entra na carreira como assistente de Marketing, ajudando com diferentes tarefas de nível de entrada. O próximo passo é tornar-se um coordenador de Marketing. Acima disso há ainda gerentes de Marketing e diretores.

Do lado da agência, também são múltiplas as oportunidades de desenvolvimento, seja na gestão de projetos, relações públicas ou na pesquisa de mercado. Todas essas carreiras oferecem uma série de níveis de progressão. Se você tiver talento, há uma abundância de oportunidades, qualquer que seja sua escolha.

O que esperar de uma graduação em Marketing?

Em um curso de Marketing, há uma série de diferentes tópicos que serão estudados. As aulas disponíveis ligam o mundo dos negócios à psicologia, para que você possa aprender como empresas podem efetivamente atingir seus consumidores — e, mais importante ainda, construir relacionamentos.

Com o conhecimento adquirido no curso, indivíduos serão capazes de entender como realizar tarefas cruciais em suas carreiras, como a análise de concorrência. É ela que permite que uma empresa se concentre em seus pontos fortes, entenda suas fraquezas e descubra as oportunidades do mercado e também as ameaças ao sucesso do negócio.

Fatores externos, sejam eles políticos, econômicos, sociais ou tecnológicos também são pertinentes durante essas análises, e na faculdade você vai compreender os efeitos que cada um desses fatores pode ter sobre uma marca.

Marketing é uma ótima pauta a se estudar, caso você seja uma pessoa interessada no comportamento do consumidor. A graduação vai fornecer a você uma compreensão de padrões de compra e atitudes, assim como uma certa perspectiva sobre a psicologia por trás de certas técnicas de venda.

O curso é sua chance de aprender tudo sobre os elementos de uma marca que podem definir um sucesso ou um fracasso de vendas e vai ajudá-lo a dominar as ferramentas de comunicação envolvidas nesse processo.

Diplomas em Marketing permitem que indivíduos desenvolvam tanto habilidades pessoais quanto retóricas. Afinal, Marketing é sobre comunicação e estudá-lo vai ajudar você a falar e escrever melhor. Isso tem o potencial de tornar um indivíduo mais atraente para o mercado de trabalho, na posição que ele quiser.

Um curso de Marketing pode conduzi-lo a vários setores de trabalho e, com o vasto desenvolvimento da tecnologia, essa área tem cada vez mais flexibilidade ao produzir suas campanhas. As plataformas sociais oferecem campo para que estratégias especializadas sejam criadas e para que o Big Data torne as escolhas dos profissionais de Marketing cada vez mais precisas. Com tantas perspectivas, o Marketing acaba se tornando uma carreira muito desejável.

Se você gostou de conhecer melhor as possibilidades que uma graduação em Marketing oferece, vai adorar as dicas a seguir. Elas vão garantir o melhor resultado possível nos seus estudos.

1. Mantenha-se sempre atualizado

É importante manter-se atualizado com as notícias do setor durante o curso para ter certeza de que está recebendo toda a informação relevante. Isso o ajudará a ser um estudante mais eficiente e um profissional melhor. Além do mais, tendo conhecimento dos últimos avanços do Marketing, você terá facilidade em impressionar futuros empregadores.

2. Invista na sua marca pessoal

Nunca é cedo demais para começar a se estabelecer como um profissional de Marketing. Por isso, obtenha uma presença nas mídias sociais. Essa é uma oportunidade de mostrar às pessoas que você sabe do que está falando em termos de estratégias digitais e de garantir que é capaz de promover uma marca: a sua!

3. Comece a praticar o Marketing

Para melhorar seu desempenho na faculdade, considere a possibilidade de criar um blog. Ele será um instrumento e tanto para você exercitar seu conhecimento de Marketing e também poderá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de comunicação.

O diploma vai realmente fazer a diferença?

Se você estiver tentando descobrir o que quer fazer com a sua educação universitária, uma das questões mais importantes em sua cabeça agora provavelmente é: “o que posso fazer com meu diploma em Marketing?”.

Afinal, o objetivo de estudar bastante na faculdade é, eventualmente, encontrar um emprego numa profissão do seu interesse. Então, se você estiver considerando uma graduação em Marketing, provavelmente está curioso para saber a resposta que pode validar a sua escolha na procura de um grau superior.

Simplificando, um bacharelado em Marketing pode lhe dar habilidades e conhecimentos que você precisa para ser capaz de trabalhar em praticamente qualquer indústria que existe hoje. O Marketing é uma parte tão importante de todos os planos de negócio, que há muito pouco que não se possa conquistar depois da formatura. Publicidade, pesquisa de mercado, relações públicas e outras tantas áreas de negócios exigem a presença de um profissional de Marketing.

Caso obtenha um diploma na área, você será capaz de ingressar no Marketing para internet, encontrar uma posição de trabalho em um jornal ou revista ou arranjar colocação em qualquer empresa que produza ou venda produtos. As possibilidades são inúmeras e dá para obter uma série de trabalhos com um diploma em Marketing, quer você tenha estudado presencialmente ou na modalidade a distância.

Algumas pessoas dizem que, embora a indústria demande pessoas qualificadas constantemente, para se fazer Marketing não é preciso de um diploma. Elas não poderiam estar mais equivocadas. O fato é que os melhores profissionais de Marketing são aqueles que têm uma mistura de conhecimento teórico e prático, e não há lugar melhor para adquirir esses conhecimentos do que na faculdade.

Os empregadores querem pessoas capazes de fazer o trabalho. E a educação é uma maneira que as empresas encontram de decidir quem são os melhores candidatos. Para isso, uma graduação em Marketing possibilita que os profissionais aprendam e garante que eles falem a mesma língua dos negócios.

Diplomas demonstram habilidade acadêmica, capacidade intelectual e um compromisso em aprender e ter sucesso. Então, mesmo que alguém lhe diga que é possível ter uma carreira de Marketing bem-sucedida sem uma educação universitária, desconfie disso. Será muito mais fácil começar com o pé direito e buscar especialização na área.

O que posso fazer com uma graduação em Marketing?

Uma carreira em Marketing pode conduzir você a várias direções diferentes, porque ele é composto de muitas facetas e atividades. Você vai descobrir que existem várias oportunidades no Marketing, mas o fator comum a todas elas é a habilidade que o profissional tem em entender as necessidades de seus clientes. Como profissional, seu trabalho será tornar um produto ou serviço genérico e associá-lo a uma marca.

O Marketing pode, então, ser definido como a função intermediária entre o desenvolvimento de produtos e as vendas. É trabalho dos profissionais criar, gerenciar e aprimorar marcas. Isso é o que garante que consumidores olharão para além do preço e função de um produto quando estiverem comparando opções de consumo.

E é exatamente por esse motivo que entender as necessidades, preferências e restrições que definem seu público-alvo ou nicho de mercado é fundamental. Dito isso, precisamos postular que o Marketing é uma parte fundamental de todas as empresas e indústrias, portanto, o potencial de empregabilidade é ilimitado.

Mas existem algumas categorias de trabalho em especial que podemos destacar aqui para que você tenha perspectiva do futuro que o espera. Confira!

1. Pesquisa de mercado

A carreira em pesquisa de mercado é exatamente o que parece. Ela envolve entender o alvo pretendido, seja ele uma empresa ou um indivíduo. Para que uma marca consiga capturar um mercado ela deve primeiro ser capaz de entendê-lo — e é aí que entra o profissional de Marketing.

A pesquisa é o primeiro passo no processo de compreensão do consumidor, que investiga suas necessidades, hábitos de compra e como ele se vê com relação ao mundo. Ela é conduzida por meio de estudos, entrevistas e grupos focais que permitem que os pesquisadores coletem dados sobre o nicho de um determinado produto.

A pesquisa de mercado pode ser feita nas próprias empresas ou oferecida por uma agência, como serviço. O importante é que um profissional de Marketing esteja envolvido em sua condução.

Que tipo de profissional deveria buscar uma carreira na pesquisa de mercado? Certamente, o candidato ideal para uma posição do tipo é alguém que possua habilidade analítica, qualitativa e quantitativa. Já que o trabalho depende da capacidade de coletar dados, números críticos e interpretar seus resultados com precisão, é bom que o graduando tenha afinidade com os números.

2. Publicidade

Se você optar por uma carreira na publicidade, vai descobrir que anunciantes trabalham com todos os aspectos do Marketing para criação de conceitos e execução de estratégias que você aprendeu na faculdade. A maioria dos trabalhos no lado comercial da publicidade envolvem gerenciamento de contas, planejamento e compra de mídia.

Gerentes de conta administram a execução de anúncios e se certificam de que eles são criados dentro de uma programação específica e de um orçamento predeterminado.

Planejadores têm seu foco direcionado, principalmente, ao consumidor e conduzem pesquisas para entender como ele se comporta.

Já compradores de mídia são responsáveis por encontrar as melhores oportunidades para a inserção de anúncios e trabalham em proximidade com planejadores para tomar a decisão mais adequada para o cliente.

Carreiras em publicidade são ideais para quem não consegue imaginar-se numa posição entediante. Elas variam muito, tem compensação baseada no desempenho e proporcionam enorme satisfação!

3. Promoções

Muitas empresas têm uma equipe de Marketing dedicada apenas a promoções. É ela que trabalha na criação de programas que unem a publicidade com incentivos de compra, como descontos especiais, amostras grátis, sorteios e cupons.

Promover esses programas é uma de suas responsabilidades e, para isso, o time usa recursos como malas diretas, telemarketing e eventos.

Para obter sucesso aqui, é preciso ser criativo e estar sempre em sintonia com as tendências mercadológicas. Posições como diretor de promoções e assistente de promoções são as mais comuns para quem conta com uma graduação em Marketing.

4. Gerenciamento de marca

Trabalhar com gerenciamento de marca é provavelmente o destino mais comum para quem se formou em Marketing. Essa é uma função-chave na indústria de bens de consumo. Os gerentes de marca são muito importantes dentro dos negócios, porque assumem responsabilidades sobre a reputação de uma companhia.

Eles devem estar sempre focados no panorama mercadológico e é seu trabalho despertar a essência da marca, mapear seus concorrentes, identificar oportunidades e comunicar os benefícios exclusivos de um produto ou serviço.

São também os responsáveis por orientar equipes de pesquisa de mercado, definindo a agenda e os critérios utilizados — e também selecionando os estímulos que devem ser utilizados em grupos de foco. Depois de concluídas as pesquisas é sua obrigação analisar os dados coletados e desenvolver uma estratégia com base neles.

Outro trabalho do gerente de marca é assegurar que funções como promoção, pesquisa e desenvolvimento e fabricação sejam orquestradas, para implementar com sucesso as estratégias que desenvolveu.

5. Relações públicas

Um departamento de Relações Públicas tem como responsabilidade gerenciar a comunicação de uma marca com a mídia, seus consumidores, funcionários e investidores. O profissional de RP é o porta-voz das empresas. Na maioria das vezes, é ele quem escreverá comunicados de imprensa e divulgará notícias de interesse público.

Além disso, deve responder a pedidos de informação de jornalistas e garantir que a empresa seja tratada sob uma luz lisonjeira publicamente. Cabe ao relações-públicas fazer com que uma organização seja assunto e defendê-la em momentos de crise.

Para conquistar uma carreira na área, será preciso ter fortes habilidades de comunicação, uma boa articulação (verbal e escrita) e um grande poder de persuasão. Ter uma personalidade expressiva e facilidade de aprender são outras características que fazem um bom Relações Públicas.

Seja qual for o caminho escolhido após sua graduação em Marketing, uma coisa é certa: você deve ser capaz de trabalhar bem sob pressão e prosperar diante de prazos e metas exigentes.

O Marketing é uma necessidade vital não só para empresas, mas também governos, instituições religiosas e organizações sem fins lucrativos. Há uma ampla variedade de oportunidades de trabalho disponíveis por aí, não importa que tipo de carreira você escolha.

Ele é uma das coisas mais importantes que uma empresa pode fazer. Não só porque constrói a consciência da marca, mas também porque aumenta suas vendas, fomenta o seu crescimento e ajuda a encantar seus clientes. O Marketing informa, comercializa, cria relacionamentos e engaja!

Uma graduação em Marketing é a oportunidade ideal para quem busca uma carreira dinâmica, flexível e nada maçante. O coração de cada negócio bem-sucedido reside no Marketing e, mesmo que um negócio tenha o produto mais surpreendente e útil do mundo, sem que ninguém saiba que ele existe, jamais obterá sucesso!

Agora que você já sabe o que é preciso para começar uma graduação em Marketing, que tal assinar a newsletter da Unyleya? Assim, você recebe o melhor do conteúdo aqui do blog em primeira mão!

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