Connect with us

Guia de Carreiras

Plano de carreira: 7 dicas para quem já passou dos 30

Aquelas listas do que pessoas de 30 e poucos anos já devem ter conquistado na vida andam assustando você? É comum que ainda se pense que os 20 anos são o prazo-limite para a autodescoberta e a experimentação. Ledo engano!

Talvez você já tenha ouvido por aí também que os 30 de hoje são os 20 de antigamente, não é mesmo? Isso é muito verdadeiro para muitas esferas da vida, como, por exemplo, a profissional. Sem entrar no mérito das dificuldades de inserção no mercado de trabalho — amplamente conhecidas —, os 30 são um grande momento para investir em si mesmo, decidir para onde aponta o norte dos seus propósitos profissionais e colher as recompensas mais tarde na sua carreira!

Pensando nisso, apresentamos hoje um plano de carreira com 7 dicas para quem já passou dos 30!

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira ajuda a determinar suas habilidades e interesses, qual carreira melhor se adapta aos seus talentos e quais habilidades e treinamentos são necessários para chegar lá. Ao desenvolver um plano de carreira, você pode se concentrar nos seus objetivos e traçar uma estratégia para atingi-los.

Com ele, quando chegar a hora de desenvolver um novo currículo, você terá uma melhor compreensão de suas habilidades e experiências para passar a seus potenciais empregadores.

1. Conheça sua visão geral e propósito

O primeiro passo para estabelecer um plano de carreira é descobrir o que você quer fazer e onde gostaria de chegar. Seja uma profissão, nível hierárquico ou mercado em que gostaria de atuar, o pontapé inicial para o sucesso está em traçar boas metas. Crie um cenário com 2 ou 3 possibilidades e então estruture seus passos ao encontro delas.

Se você definir metas específicas, como publicar 1 livro, se tornar professor ou trabalhar fora do Brasil, por exemplo, isso ajuda a identificar por que você está no caminho em que está e o que pretende realizar. Talvez seu objetivo seja ajudar as pessoas, trabalhar em prol da justiça ou ganhar dinheiro com a sua escrita. Enfim, se você conhece o que lhe move, vai reconhecer as oportunidades mais adequadas para você, em detrimento daquelas que irão levá-lo na direção errada.

Tenha uma definição clara do que é o sucesso para você, pois, quando as oportunidades certas se apresentarem, você saberá reconhecê-las!

2. Continue aprendendo

Pessoas bem-sucedidas em todos os campos estão sempre crescendo. A maioria delas faz isso por meio da leitura, do estudo (frequentando seminários, workshops, conferências, cursos dentro e fora de sua área de atuação, por exemplo), de viagens e de experiências de vida acumuladas.

Você tem inúmeras maneiras de se manter aprendendo e focado em seu crescimento e deve se certificar de que está aproveitando todas elas. Aos 30, pode ser a hora de começar a pensar em se qualificar para atividades gerenciais, cargos estratégicos ou que envolvam maiores responsabilidades. Nesse sentido, uma pós-graduação é um bom lugar para começar!

A essa altura, você já conhece bem suas habilidades e faz ideia de onde quer chegar (e de onde quer passar longe), o que torna mais fácil definir que tipo de capacitação é ideal para você.

3. Tenha a mente aberta

A maioria das pessoas de sucesso pode identificar vários pontos ao longo de seu caminho profissional em que foram apresentadas à perspectiva de fazer algo que não esperavam. Concentre-se em seu caminho, mas evite desenvolver a visão de túnel. Quer dizer: esteja aberto para novos desafios e pronto para sair de sua zona de conforto!

Em vez de limitar seu futuro, um plano de carreira pode ajudá-lo a descobrir possibilidades com as quais você sequer teria entrado em contato de outra forma. Existem várias possibilidades em qualquer carreira escolhida, portanto, defina nele suas habilidades e aprenda a identificar as portas que elas podem lhe abrir.

4. Seja flexível e reconheça suas falhas

Poucas pessoas gostam de como as coisas mudam rapidamente nos negócios, cultura e tecnologia. No entanto, planejar uma carreira de sucesso envolve o compromisso de se adaptar às mudanças da melhor maneira possível.

Às vezes, isso envolve continuar aprendendo e, em muitas ocasiões, é preciso manter uma mente aberta, mas construir uma carreira de sucesso só é possível se você se recusar a alimentar frustrações pelo que aconteceu no seu passado. Seja flexível e aprenda a reconhecer as falhas que lhe impediram de completar seus objetivos até então, agindo concretamente para remediá-las.

5. Defina metas incrementais

Para uma visão geral, objetivos de curto prazo ajudarão a mantê-lo no caminho certo. Por isso, entram em cena os chamados objetivos incrementais, que irão ajudá-lo a construir sua carreira um passo de cada vez. Você pode não ser capaz de traçar sua carreira 20 passos à frente ou 20 anos no futuro, mas planejar as próximas 2 ou 3 etapas, sim.

Determine então o que é preciso fazer para se preparar para a carreira escolhida. Você precisa de treinamento especial? Se sim, coloque este objetivo incremental como prioridade nos próximos meses e em seguida veja como essa capacitação abriu seus horizontes para as possibilidades. Considere seu futuro como uma série de estágios que devem ser cumpridos e não se atropele antes de passar por cada 1 deles.

6. Crie relacionamentos duradouros

Ao longo do tempo, você vai perceber que as relações que construiu com outras pessoas vão ajudar mais sua carreira que qualquer outro fator isolado. Você não é um lobo solitário e descobrirá que outras pessoas podem ensiná-lo, ajudá-lo, incentivá-lo e trazer a perspectiva que você estava esperando.

Você também descobrirá que as relações que cria ao longo do caminho são uma grande parte do que faz você querer se levantar todas as manhãs. Portanto, construa pontes e invista não apenas em networking, mas em relacionamento interpessoal!

7. Tome decisões coerentes

Um plano de carreira não pode se reduzir a 1 objetivo. Sempre se pergunte: qual é o próximo melhor passo? Enquanto você se concentra em estar aberto a oportunidades inesperadas, lembre-se também de tomar cada decisão com base no futuro que deseja construir.

E você, já traçou um bom plano de carreira para (re)definir seu futuro? Para acompanhar nossas melhores dicas, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Twitter!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD