Por que cada vez mais estudantes querem se graduar em Marketing?

  • 29/jun/2017

Por que cada vez mais estudantes querem se graduar em Marketing?

A cada ano, aumenta a quantidade de estudantes que quer fazer um curso superior em Marketing, em busca de qualificação e melhores oportunidades profissionais. A boa notícia é que existem cursos para todos os perfis, inclusive para as pessoas que desejam ter uma formação mais rápida.

Entretanto, com a variedade de instituições de ensino que ofertam esse curso, é necessário fazer um trabalho de pesquisa para selecionar uma faculdade de confiança e que aumentará as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Além disso, antes de começar a graduação, é preciso entender exatamente do que se trata o curso, quais são as áreas de atuação que ele proporciona, o tempo demandado até a obtenção do diploma, as verdades e os mitos acerca da carreira, entre outros pontos importantíssimos.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda os motivos pelos quais muitos estudantes têm buscado o curso superior em Marketing. Leia atentamente!

Ampla área de atuação

Um dos principais atrativos para quem busca uma formação em Marketing é o leque de áreas e carreiras em que o profissional poderá atuar.

Ao longo do curso, o estudante vai adquirir conhecimentos para trabalhar com pesquisa, planejamento estratégico, mídia, projetos, atendimento, desenvolvimento de produto e, até mesmo, criação de campanhas publicitárias. Ou seja, estará apto a atuar em setores que estão presentes em praticamente todas as empresas.

Assim, é possível buscar vagas em agências de publicidade e Marketing, em veículos de comunicação como rádio, jornal, televisão, revista, cinema e sites, além da possibilidade de entrar em grandes empresas brasileiras e até mesmo em multinacionais.

Expectativa de bons salários

Outra boa razão para o aumento de estudantes em cursos de Marketing é a possibilidade de ter excelentes salários.

Nesse caso, a remuneração pode variar bastante, de acordo com o porte da empresa, do cargo exercido, do tempo de experiência, das qualificações adquiridas em cursos de pós-graduação e, claro, do talento e postura do profissional ao exercer as suas atividades.

Segundo a Catho, a média salarial de um analista de Marketing é de R$ 2.874,13. Um valor bem atrativo para quem acabou de ser formar, não acha?

Graduação em menor tempo

O curso superior em Marketing costuma ter duas vertentes: o bacharelado, que geralmente dura cerca de 4 anos, e o tecnólogo, com duração de 2 anos. Ambos oferecem excelente formação teórica e prática.

Entretanto, atualmente, com a rotina corrida e a falta de tempo, grande parte dos estudantes tem optado pelo curso de curta duração, que permite a aquisição de conhecimento de forma rápida e o ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

É uma ótima oportunidade para quem pretende dar um salto na carreira e não tem tanto tempo para passar longos anos em uma faculdade.

Possibilidade de fazer um curso de Educação a Distância (EAD)

Com o avanço da internet, há uma grande variedade de cursos superiores em Marketing oferecidos na modalidade de EAD — sigla para educação a distância. Nesse caso, é possível se formar sem precisar sair de casa, de forma muito mais prática e flexível.

Nesse contexto, é válido ressaltar que o diploma obtido na modalidade EAD tem exatamente a mesma importância que o de um curso presencial. Ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e são aceitos por empresas de todos os portes. Não há nenhuma distinção no documento.

Mitos sobre o curso de Marketing

Por estar em alta e ser um dos cursos mais badalados do momento, a formação e a carreira em Marketing são cercadas de mitos, que precisam ser esclarecidos para que você não tenha surpresas lá na frente.

O primeiro deles é o fato de muita gente achar que o curso não exige conhecimentos de matemática. Entretanto, a formação em Marketing é multidisciplinar, envolvendo matérias de humanas e exatas, como estatística.

Além disso, há a equivocada afirmação de que os profissionais precisam ser extremamente criativos e ter boas habilidades em desenho. O que cai por terra, uma vez que o Marketing possui diversas áreas de atuação, que não necessariamente estão ligadas à criação.

Por fim, há quem diga que as carreiras em Marketing possuem carga horária sempre longa. Não é mentira que muitas áreas exigem um trabalho árduo e puxado, mas muitas empresas adotam horários flexíveis, fazem bancos de horas e até mesmo têm horários bem adequados e tranquilos.

Portanto, é sempre importante verificar se as informações acerca do curso são verdadeiras ou não passam de boatos.

Como se tornar um bom profissional?

Se você já está considerando o curso superior em Marketing como uma opção, preparamos algumas dicas para que você seja um excelente profissional e conquiste as melhores vagas do mercado. Confira, aplique em seu dia a dia e tenha muito sucesso!

1. Busque sempre mais qualificação

O Marketing vai muito além da simples elaboração de uma estratégia ou de uma ação impactante com o público. Ele proporciona inúmeras possibilidades de crescimento para a empresa e pode ser determinante para o sucesso de um produto.

Por isso, os profissionais precisam se atualizar e estudar constantemente, para entender as novas ferramentas disponíveis e saber aplicá-las de maneira eficiente nas empresas em que atuam. Então, nunca deixe de fazer cursos de atualização, especialização e ser autodidata.

2. Acompanhe as tendências

No Marketing, as empresas e os profissionais que descobrem e antecipam tendências de mercado, de consumo e de novos hábitos dos consumidores costumam se destacar dos demais.

Dessa maneira, é importante que você esteja sempre ligado nas novidades, no que tem feito sucesso em outros países e nas principais mudanças que acontecem dentro do segmento.

Assim, será possível desenvolver estratégias pioneiras e que certamente farão de você um profissional reconhecido, admirado e renomado.

3. Escolha uma boa faculdade

Para finalizar, é importante ressaltar o peso da escolha de uma boa faculdade para fazer o curso superior em Marketing. Uma instituição de ensino qualificada proporcionará ao aluno conhecimentos teóricos e práticos, deixando-o pronto para atuar nas principais empresas do país.

Ao selecionar a faculdade, leve em consideração o conteúdo do curso, o corpo docente, o material que será disponibilizado, entre outras características que farão toda a diferença durante o processo de aprendizagem.

Depois disso tudo, deu para entender por que muitos estudantes querem fazer esse curso? Diversas áreas de atuação, bons salários, cursos flexíveis e de curta duração são as principais razões. Então, não fique para trás e se qualifique também.

Para isso, que tal conhecer o curso superior em Marketing EAD da Unyleya? O conteúdo de primeira e qualidade dos nossos professores vão surpreender você. Aproveite a oportunidade e fique mais do que preparado para o mercado de trabalho!



Nosso App

Nossas Redes Sociais