Connect with us

Guia de Carreiras

Pós-graduação em Enfermagem: conheça cursos oferecidos pela Faculdade Unyleya

“Que tipo de pós-graduação em Enfermagem eu posso fazer?” — essa é uma dúvida recorrente entre os recém-formados na área. Afinal, assim como acontece nos demais ramos da saúde, é importante e, acima de tudo, necessário, ter uma formação contínua e alinhada às demandas do mercado.

Dessa forma, além de se manter atualizado sobre as tendências e as novas práticas adotadas no setor, você amplia seu conhecimento técnico da profissão e se capacita para atuar em cargos de especialista, de gerenciamento ou mesmo aqueles voltados para a docência.

E é justamente para mostrar a diversidade de opções que você tem para se qualificar cada vez mais que reunimos neste post todos os cursos de pós em Enfermagem oferecidos pela Faculdade Unyleya. Acompanhe!

Anatomia e Patologia Associada

O primeiro deles é o de Anatomia e Patologia Associada, que tem como cerne não só a anatomia do corpo humano, mas principalmente as doenças e infecções que afetam tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do nosso organismo — o que é indispensável para enfermeiros que visam assistir procedimentos de radiologia e fisioterapia, por exemplo.

Anatomia Funcional

A pós-graduação em Anatomia Funcional, por sua vez, é para os profissionais que desejam se destacar no mercado pelos conhecimentos em fisiologia e morfologia — que são bastante úteis no diagnóstico de doenças, na realização de exames por imagens e no tratamento assistido de pacientes.

Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar

Uma terceira alternativa de pós é em Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar. Nela, o aluno tem contato com as técnicas e as práticas necessárias para prestar atendimento a pacientes em situações complexas, além de realizar a imobilização, efetuar o transporte e inclusive promover resgates médicos.

Auditoria em Serviço de Enfermagem

Ao contrário dos demais, o curso de Auditoria em Serviço de Enfermagem proporciona o desenvolvimento de competências para que você atue na esfera administrativa e realize atividades para a saúde e a performance de centros médicos.

Entre elas podemos destacar, além das auditorias de pessoas e processos, o monitoramento de indicadores de desempenho, a gestão de sistema de qualidade, o controle financeiro etc.

Cardiologia para Enfermeiros

A especialização em Cardiologia para Enfermeiros tem como eixo o aprendizado dos conceitos ligados ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção de problemas cardiovasculares. Assim, você adquire o conhecimento necessário para trabalhar com atendimento clínico ou em centros cirúrgicos de cardiologia.

Controle de Infecção Hospitalar

Além das alternativas citadas, você também pode fazer uma pós-graduação em Enfermagem na área de Controle de Infecção Hospitalar. Afinal, esse é um ramo de suma importância, visto que é o responsável por adotar medidas de prevenção, controle e retenção de casos infecciosos e inflamatórios em pacientes.

Docência em Ciências Da Saúde

Saindo da administração e dos setores de atendimento ao paciente, partimos para as atividades ligadas ao ato de lecionar. Aqui se destaca a pós em Ciências Da Saúde, que aprofunda nas práticas pedagógicas e tendências da educação para que você possa trabalhar como professor e/ou pesquisador em instituições de ensino superior.

Docência em Enfermagem

Por sua vez, a Docência em Enfermagem complementa a formação de profissionais com título de licenciado para que assumam o cargo de docente em cursos técnicos e universitários. Assim, podem contribuir e atuar ativamente para a difusão de conhecimento e capacitação de mão de obra qualificada para o mercado.

Enfermagem Aeroespacial

O curso de Enfermagem Aeroespacial tem como propósito capacitar o enfermeiro a compreender conceitos relacionados, por exemplo, à altitude e pressão no espaço aéreo para prestar assistência em situações de emergência e urgência que envolvam transporte e resgate de indivíduos necessitando de atendimento médico.

Enfermagem Clínico-cirúrgica

Já a alternativa de especialização em Enfermagem Clínico-cirúrgica, que é bastante tradicional e procurada, proporciona o conhecimento teórico e prático para que os enfermeiros possam assistir e contribuir para a realização de procedimentos cirúrgicos simples e complexos em postos, clínicas, laboratórios e hospitais.

Enfermagem do Trabalho

Agora, se você deseja atuar com o ramo laboral, o curso de Enfermagem do Trabalho é, sem dúvidas, uma ótima opção de investimento. Nele, além de estudar as doenças ocupacionais e as principais causas delas, você se aprofunda nas melhores práticas e medidas paliativas para a promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Para os interessados na área da cardiologia, a pós em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica é a aposta certa. Durante as aulas, você investiga a dinâmica de avaliação e tratamento de pacientes em estado crítico e aperfeiçoa seu conhecimento acerca dos principais aparelhos usados em atendimento e procedimentos cirúrgicos.

Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material

A pós em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material proporciona a você o conhecimento requisitado para manejar produtos, realizar avaliação pré-operatória, gerir resíduos hospitalares, auxiliar o médico-cirurgião e monitorar o período transoperatório.

Enfermagem em Dermatologia

Uma 14ª alternativa de curso que você pode realizar é o de Enfermagem em Dermatologia, que forma profissionais que atuaram principalmente em unidades de tratamento intensivo.

O motivo disso é que a matriz curricular o prepara para ir além da questão estética e lidar com procedimentos que visam à recuperação de pacientes com queimaduras, feridas, neoplasias e afins.

Enfermagem em Estomaterapia

Podendo ser cursada em paralelo com a modalidade anterior, a Enfermagem em Estomaterapia é indicada para graduados que queiram aprender, pesquisar e, acima de tudo, desenvolver novas habilidades para assistir pessoas com casos agudos e crônicos de queimaduras, úlceras, fístulas, ostomias etc.

Enfermagem em Geriatria e Gerontologia

A especialização em Enfermagem em Geriatria e Gerontologia capacita os graduados na área a atuar na prevenção e promoção da saúde de pacientes na terceira idade, tanto no atendimento básico quanto em casos de reabilitação em UTI.

Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia

Já o curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia prepara você para prestar assistência ao médico ginecologista/obstetra em diagnósticos e tratamentos — e inclusive atuar ao lado dele em centros cirúrgicos em procedimentos, partos (normais e cesarianas) e afins.

Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte

O curso em Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte prepara os profissionais para se especializarem em procedimentos que envolvem coletas/transfusões sanguíneas e, em especial, na manutenção da segurança durante os procedimentos de doação e recepção de sangue, medulas, células e afins.

Enfermagem em Home Care

A pós-graduação em Enfermagem em Home Care capacita o profissional a atuar em uma das áreas que mais cresce no país: o atendimento domiciliar, que beneficia pessoas idosas, com dificuldades motoras ou incapacitadas de realizar seus respectivos tratamentos em centros médicos.

Para tanto, você se aprofunda em aspectos da qualidade de vida e manutenção da saúde, como nutrição, controle de infecções, cuidados paliativos etc.

Enfermagem em Infectologia

Quer mais uma alternativa? Então, que tal fazer Enfermagem em Infectologia? Com uma grade curricular enxuta e multidisciplinar, você aperfeiçoa seus conhecimentos sobre doenças infecciosas transmissíveis e as medidas preventivas para lidar com epidemias e surtos de patologias — especialmente no ambiente hospitalar.

Enfermagem em Nefrologia

A pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia prepara os enfermeiros que serão responsáveis por acompanhar e monitorar indivíduos que têm complicações renais e muitas vezes recorrem à hemodiálise ou aos procedimentos de transplantes de rim.

É uma área bastante importante e que não restringe suas funções apenas às unidades de tratamento. Por isso, requer um vasto conhecimento do sistema urinário, das melhores práticas em cuidados com pacientes transplantados, do uso intensivo de instrumentos para drenagem de fluidos na corrente sanguínea e muito mais.

Enfermagem em Neurocirurgia

O curso de Enfermagem em Neurocirurgia fornece a você as competências e as habilidades necessárias para, em caráter de emergência, auxiliar pessoas com quadros clínicos capazes de provocar sequelas irreversíveis, como é o caso do AVC e da epilepsia.

Mas não é só isso, já que você tem um aprendizado completo sobre farmacologia para doenças neurológicas e se aperfeiçoa na neurofisiologia para desenvolver funções dentro de centros cirúrgicos e ajudar os médicos envolvidos na operação.

Enfermagem em Neurologia

A Enfermagem em Neurologia é uma pós-graduação voltada para quem gosta e tem interesse pelo ramo da Neurologia e suas aplicações. Se esse é o seu caso, você pode investir nela e se capacitar para assistir médicos neurologistas durante a realização de exames e procedimentos em unidades de tratamento da área.

No seu dia a dia profissional, você vai auxiliar e prestar atendimento a pessoas de todas as faixas etárias com distúrbios de diferentes gravidades — principalmente aqueles de cunho degenerativo, que impõem a necessidade de internação para tratamento.

Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia

Centrada em uma área em constante expansão e com demanda crescente de profissionais especializados, a pós em Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia é um ótimo investimento para quem deseja se aprofundar sobre fisiologia e anatomia humana.

Além disso, fornece as competências técnicas necessárias para que você possa assistir médicos ortopedistas e traumatologistas em tratamentos e sessões de reabilitação de pacientes com histórico de problemas musculoesqueléticos ou patologias degenerativas, por exemplo.

Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

A modalidade com foco em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia também é uma alternativa bastante procurada e que é responsável por qualificar os enfermeiros para exercer atividades nas alas pediátricas e de neonatal em hospitais.

Em ambos os centros de atendimento, vão atuar com medidas que têm foco na vigilância em saúde, na saúde preventiva e na terapia intensiva — tudo isso, é claro, lidando não somente com as crianças e os recém-nascidos, mas também prestando assistência a seus familiares.

Enfermagem em Pós-Operatório em Cirurgia Plástica

A pós-graduação em Enfermagem em Pós-Operatório em Cirurgia Plástica vem para suprir a grande demanda de profissionais da área por indivíduos que passaram por procedimentos estéticos recentes e necessitam de uma rotina de cuidados tanto no hospital quanto em casa para que não surjam complicações, em especial as infecções.

Durante as aulas, você terá contato com questões essenciais para a recuperação do paciente e a total normalização da área alterada parcial ou totalmente por intervenção médica, como fisiologia do corpo humano, regulação do sistema imunológico, tipos de operações plásticas, boas práticas no pós-anestésico etc.

Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental

A especialização em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental é destinada aos enfermeiros que desejam atuar especificamente no ramo do atendimento, do tratamento e da reabilitação da saúde mental dos pacientes.

Por isso, serão preparados para lidar com pessoas que tenham transtornos, distúrbios, quadros de estresse pós-traumático, psicoses etc.

Enfermagem em Radiologia e Imaginologia

A pós em Enfermagem em Radiologia e Imaginologia promove a qualificação de profissionais para que possam trabalhar em laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, realizando desde a checagem de protocolos para radioproteção da equipe clínica e do paciente até a utilização de equipamentos durante os exames.

Para tanto, durante os meses de estudo, haverá uma imersão em conteúdos que englobam física médica e medicina nuclear, por exemplo.

Enfermagem em Urgências e Emergências

A Enfermagem em Urgências e Emergências conta uma matriz curricular com foco generalista para que o enfermeiro seja capaz de prestar os primeiros socorros em situações críticas no pré-hospitalar.

Mas não é só isso, já que também permite que sejam feitas avaliações prévias em caráter excepcional e o correto encaminhamento dos pacientes para as alas médicas conforme os problemas que apresentam — que podem ser motivados por dificuldades respiratórias, cardiológicas, traumatológicas e muito mais.

Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia

Por outro lado, o curso em Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia é dedicado ao aprendizado dos mesmos conhecimentos da pós anterior, porém voltados para a triagem e o atendimento imediatos de bebês, crianças e pré-adolescentes.

Vale ressaltar que as matérias dadas contemplam os cenários de assistência a menores de 4 ou 5 anos, que, muitas vezes, ainda não dominam a capacidade de verbalizar o que sentem e necessitam de avaliação, transporte e cuidados específicos para a preservação de suas vidas.

Enfermagem em Urologia

Diferentemente das demais modalidades apresentadas até aqui, a de Enfermagem em Urologia traz como escopo o estudo e o aperfeiçoamento nas práticas de promoção de saúde do sistema urinário.

Por isso, você estuda desde a anatomia urológica até os processos de cuidado e assistência — tanto clínica quanto de emergência — para pacientes com problemas que vão desde infecções até patologias mais severas, como tumores.

Enfermagem em UTI

O curso de Enfermagem em UTI, diferentemente do último citado, é dedicado à capacitação de enfermeiros que vão atuar exclusivamente com pacientes em quadros graves e internados na ala de terapia intensiva — o que requer um aprofundamento do saber em assuntos diversos e bastante complexos, como farmacologia, infectologia, oncologia, cardiologia etc.

Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal

Já o de Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal, que pode ser feito à parte ou como complemento ao anterior, traz como objeto de estudo o interesse em assistir os casos específicos de urgência e emergência de recém-nascidos e crianças que se encontram em terapia intensiva.

Enfermagem Estética

A Enfermagem Estética é indicada para o profissional que quer atuar na área de estética, em especial em clínicas e consultórios que realizam procedimentos do gênero.

Justamente por isso, você é apresentado ao longo do curso aos tipos de técnicas e ferramentas que podem ser usados tanto na face quanto no corpo a fim de conseguir os resultados esperados pelo paciente, como microagulhamento, toxina botulínica, peeling químico, preenchimento de áreas da face e por aí vai.

Enfermagem Forense

A Enfermagem Forense, que ainda é um setor considerado novo, tem como objetivo especializar profissionais para trabalhar em prontos-socorros, hospitais, IML e centros de atendimento de vítimas de violência realizando laudos periciais, exames toxicológicos, coletas de sangue e vestígios de DNA, entre outras atividades afins.

Enfermagem Oncológica

A Enfermagem Oncológica é centrada no estudo do avanço de neoplasmas e nas medidas possíveis para tratamento e remissão do câncer — sempre, é claro, considerando os aspectos psicológicos dos pacientes durante a realização desses processos para a promoção do bem-estar e da saúde mental deles.

Enfermagem Oncológica Pediátrica

Já a Enfermagem Oncológica Pediátrica é um segmento afim ao anterior. O que muda entre eles é que essa segunda especialização tem como foco as crianças que são submetidas a tratamentos invasivos, como a quimioterapia e a radioterapia, e muitas vezes precisam ser hospitalizadas por períodos indeterminados.

Afinal, elas têm o sistema imunológico menos desenvolvido e, consequentemente, são um público mais suscetível a contrair doenças periféricas, como gripes, resfriados, viroses etc.

Enfermagem Perioperatória

A especialização em Enfermagem Perioperatória tende a ser um dos processos de preparação mais completos para o acompanhamento e auxílio do paciente, visto que começam desde o atendimento médico, passam pelo centro cirúrgico e vão até a reintegração do indivíduo à sua rotina normal. Não é para menos que esse ramo tem crescido dentro da Enfermagem e atraído cada vez mais profissionais, não é mesmo?

Gerenciamento em Enfermagem

Retomando os cursos com foco em gestão que são ofertados pela Faculdade Unyleya, há o de Gerenciamento em Enfermagem.

Como o próprio nome sugere, ao fazê-lo você se prepara para se tornar gestor do setor de Enfermagem em postos, hospitais, clínicas e afins e ser o responsável pelo planejamento de atividades, monitoramento de recursos, supervisão das escalas dos enfermeiros etc.

Gestão de Serviços de Enfermagem

Já o de Gestão de Serviços de Enfermagem pode ser feito como uma continuação do anterior, visto que seu cerne é a combinação de gestão não só de pessoas, como também de materiais, equipamentos, resíduos hospitalares etc.

Liderança em Enfermagem

Por outro lado, a especialização em Liderança em Enfermagem é centrada exclusivamente na formação de equipes, otimização do trabalho, negociação de escalas, manutenção da cultura organizacional e resolução de problemas e conflitos — aspectos que, como você notou, são indispensáveis para quem pretende assumir posições de destaque e de tomada de decisões em ambientes clínicos/hospitalares.

MBA Executivo em Hotelaria Hospitalar

O MBA Executivo em Hotelaria Hospitalar foca na aquisição de conhecimento técnico e estratégico para a sua atuação em cargos de gestão, supervisão e coordenação desse setor. Dessa forma, você poderá gerir projetos, funcionários e recursos materiais, além, é claro, de realizar acreditações e auditorias.

Neuropsicologia Interdisciplinar

O curso de Neuropsicologia Interdisciplinar busca proporcionar uma compreensão acerca dos processos psicológicos e neurológicos que possam contribuir para o tratamento e a reabilitação de pacientes, além de facilitar as práticas de cuidados adotados pelos enfermeiros.

Oncologia Pediátrica Multidisciplinar

A pós em Oncologia Pediátrica Multidisciplinar tem como núcleo central o aprendizado sobre as etapas de desenvolvimento do câncer em pacientes com menos de 12 anos e quais as melhores práticas que devem ser adotadas pela equipe médica e de enfermagem durante e após o tratamento com quimioterapia e radioterapia, por exemplo.

Reumatologia Interdisciplinar

A modalidade de Reumatologia Interdisciplinar amplia seus conhecimentos sobre a fisiologia da dor e oferece uma abordagem completa sobre a farmacologia de analgésicos e anti-inflamatórios ministrados durante os cuidados de pacientes com doenças reumáticas.

Saúde da Mulher – Uma Abordagem Multidisciplinar

A pós-graduação de Enfermagem em Saúde da Mulher – Uma Abordagem Multidisciplinar é indicada para o graduado que almeja se dedicar aos cuidados na prevenção e na reabilitação do que tange à saúde feminina, como a gestação, o parto, o ciclo de menstruação, a menopausa etc.

Saúde do Adolescente

Diferentemente do anterior, o curso de Saúde do Adolescente tem como objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida dos jovens. Para tanto, aborda, ao decorrer das aulas, conteúdos que envolvem saúde mental, nutrição, atividade sexual, alterações físicas e hormonais e muito mais.

Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde

A nossa última opção desta longa lista é o curso de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, que fomenta debates a respeito de medidas de segurança, protocolos de atendimento e utilização de materiais e equipamentos e o prepara para ter uma metodologia de trabalho focada na excelência do cuidado prestado.

Como você viu, não faltam opções de cursos para realizar e, assim, ampliar a sua gama de conhecimentos e habilidades e potencializar o seu currículo. Por isso, não perca mais tempo e escolha uma pós-graduação em Enfermagem na área de atuação desejada e invista na sua formação para ter uma carreira de sucesso!

Aproveite e entre em contato com a gente para saber mais sobre cada uma dessas modalidades!

[rock-convert-cta id=”2978″]

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD