Connect with us

Guia de Carreiras

Descubra como funciona a especialização em radiologia odontologica

radiologia odontologica
Tempo de Leitura: 4 minutos

Ter uma boa capacitação profissional é essencial na hora de abrir portas no mercado de trabalho e construir uma carreira. Para quem já concluiu a faculdade, é importante fazer uma pós-graduação para ter um preparo ainda maior e alcançar melhores oportunidades. Nesse cenário, a especialização em Radiologia Odontológica se destaca como uma opção muito promissora.

Com essa formação, você pode crescer profissionalmente na sua área ou até mesmo redirecionar a carreira para esse setor que é tão relevante no âmbito da saúde. Por isso, é interessante conhecer o curso para entender como ele funciona e como pode impactar a sua vida profissional de modo bastante positivo.

Tem interesse nessas informações? Preparamos este post para ajudar você a decidir se a pós-graduação em Radiologia Odontológica é mesmo o próximo passo que você deve dar para se preparar cada vez mais para o mercado. Boa leitura!

Por que investir em uma especialização em Radiologia Odontológica?

Como mencionamos, o curso de Radiologia Odontológica é uma escolha muito promissora para quem quer se destacar no mercado de trabalho. As técnicas aprendidas ao longo dessa formação fazem parte do dia a dia dos consultórios e clínicas odontológicas, já que elas ajudam a compreender o real estado da saúde bucal dos pacientes para que possam receber o tratamento adequado.

A importância desse recurso para a construção de diagnósticos faz com que seja alta a demanda por profissionais especializados. Isso porque é necessário ter conhecimentos específicos sobre o funcionamento dos equipamentos de Radiologia Odontológica e a forma de interpretar os resultados das imagens obtidas nos exames.

Como funciona o curso de Radiologia Odontológica?

Com duração aproximada de 8 meses e uma carga horária de 380 horas, a pós-graduação em Radiologia Odontológica traz uma abordagem bastante abrangente e atualizada sobre esse tema. Assim, é muito indicada para quem tem formação em Odontologia, Biomedicina, Radiologia e outros cursos da área da saúde.

O curso é voltado para o aprendizado das técnicas utilizadas na obtenção de imagens por meio de radiação ionizante e não ionizante, bem como a sua interpretação para a realização de diagnósticos de Odontologia. Para isso, a grade curricular da especialização em Radiologia Odontológica inclui conteúdos como os que listamos a seguir:

  • Biossegurança em Odontologia;
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde;
  • Física das Radiações e Efeitos Biológico;
  • Interpretação de Imagem em Odontologia;
  • Métodos de Imagem em Odontologia;
  • Patologia Bucomaxilofacial;
  • Radioproteção e Controle Regulatório.

É importante notar que o curso de Radiologia Odontológica é oferecido como uma especialização EAD na modalidade híbrida. Isso significa que a formação apresenta características tanto da Educação a Distância quanto da modalidade presencial.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é tão característico da EAD, você encontra atividades que podem ser acessadas a qualquer momento. O curso também inclui aulas remotas ao vivo, o que possibilita que você interaja de forma mais próxima com os colegas de turma.

Além disso, a pós-graduação híbrida em Radiologia Odontológica oferece aulas práticas presenciais em laboratórios. Isso garante um preparo completo, que vai da teoria à prática, permitindo que os alunos aprendam de perto sobre o dia a dia da profissão, tirem todas as dúvidas e se familiarizem com os equipamentos e técnicas utilizados no mercado de trabalho.

Como é a atuação desse profissional?

Com a especialização em Radiologia Odontológica, você pode explorar várias áreas de atuação no mercado de trabalho. A seguir, destacamos as principais.

Cirurgia bucomaxilofacial

Nessa área, os exames ajudam a identificar fraturas e outras lesões, além de toda a configuração óssea do paciente, até mesmo dentes que ainda não chegaram a nascer, para viabilizar a realização de cirurgias nessa região do corpo.

Ortodontia

Essa é a área voltada para a análise de toda a arcada dentária com o objetivo de definir o tratamento a ser adotado, incluindo o tipo de aparelho ortodôntico mais adequado para corrigir os problemas encontrados.

Implantodontia

Os exames servem para avaliar detalhadamente o local onde implantes dentários devem ser colocados. As condições da estrutura óssea são analisadas, assim como a necessidade ou não de colocar enxertos para ajudar a fixar o material.

Periodontia

Esse ramo foca os danos que os tecidos que sustentam os dentes possam ter sofrido. Assim, é possível indicar tratamentos para prevenir novas perdas e melhorar a saúde dessa região.

Tridimensional

Essa é uma área que está em alta devido à precisão ainda maior com a qual consegue analisar as estruturas dentárias dos pacientes e, assim, definir tratamentos e viabilizar procedimentos cirúrgicos.

Como é o mercado de trabalho em Radiologia Odontológica?

As clínicas de diagnóstico são os principais locais onde os especialistas em Radiologia Odontológica encontram oportunidades. Seja trabalhando em clínicas odontológicas de terceiros, seja começando o próprio negócio, os serviços desses profissionais são indispensáveis para a realização de diagnósticos precisos.

É possível, inclusive, emitir laudos odontológicos a distância, analisando imagens de exames que foram obtidas por outros profissionais. Essa modalidade de trabalho se chama Telerradiologia Odontológica e é mais uma forma de atender à alta demanda desse mercado.

Quanto à remuneração, o portal Salário.com.br indica que a média salarial para quem ocupa o cargo de técnico em Radiologia Odontológica fica em torno de R$ 2.250,00, levando em conta uma jornada de 27 horas semanais. Já um cirurgião-dentista radiologista recebe, em média, R$ 3.000,00, em uma jornada de 32 horas por semana.

Esses valores variam de acordo com a formação prévia e a experiência de quem faz a especialização em Radiologia Odontológica. Estudos indicam que ter uma pós-graduação pode aumentar o salário de um profissional em até 53,7%.

Depois de todas essas informações sobre o curso e o mercado de trabalho em Radiologia Odontológica, fica bastante claro que essa é uma formação muito promissora para quem quer crescer na carreira. Por fim, é só você escolher uma boa instituição de ensino para cursar essa especialização e adquirir todos os conhecimentos para se destacar na profissão e ter um futuro brilhante.

Então, o que achou da ideia de se formar em Radiologia Odontológica? Pretende começar essa pós em breve? Entre em contato com a Unyleya e confira todos os detalhes sobre os nossos cursos e metodologia de ensino!

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.