Connect with us

Insights Confiáveis

Quer se formar mais rápido? Entenda a duração dos cursos de graduação

Que ter um diploma de nível superior faz toda a diferença para quem quer crescer profissionalmente, não restam dúvidas. Sobretudo em meio a um cenário marcado pela competitividade e pelas exigências do mercado, é preciso estar preparado para lidar com as mais diversas demandas das empresas. Nesse sentido, é cada vez mais comum que os estudantes queiram se formar mais rápido para, em seguida, começar a traçar o caminho rumo ao sucesso.

Mas, como isso é possível? Qual é a duração mínima de um curso de graduação? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Interessou-se pelo tema? Continue conosco e boa leitura!

Qual é a duração de um curso de graduação

Antes de saber quanto dura um curso de graduação, é preciso entender que eles podem ser classificados em 3 áreas, que se diferem por apresentarem grau acadêmico e especialidades diferentes. São essas: Tecnólogo, Bacharelado, e Licenciatura. Falaremos separadamente sobre cada uma ao final do artigo.

Tendo em mente essa informação, saiba que a duração dessas modalidades também se diferem. Os cursos de graduação podem, então, durar 2, 3, 4, 5 e até mesmo 6 anos.

Como formar mais rápido

Se o que você busca é se formar rápido, adquirindo toda a capacitação necessária para crescer profissionalmente, separamos a seguir alguns exemplos de cursos de graduação por duração. Confira:

2 anos

Gestão de RH

O curso Tecnólogo em Gestão de RH tem como objetivo preparar o aluno para atuar de acordo com as novas exigências e perspectivas do mercado de trabalho na área de gestão de Recursos Humanos.

Para isso, o curso carrega em sua grade curricular disciplinas como: Teoria Geral da Administração, Diversidade e Cultura Organizacional, Gestão Estratégica de RH, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, entre outras.

Gestão Pública

O curso superior Tecnólogo em Gestão Pública tem como objetivo formar profissionais devidamente capacitados para atuar na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal.

A grade curricular apresenta disciplinas como: Teoria Geral da Administração, Fundamentos da Contabilidade, Fundamentos do Direito, Fundamentos de Políticas Públicas, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica Governamental, entre outras.

Marketing

O marketing é uma das áreas que se encontram em alta nos dias de hoje — e as empresas que reconhecem a importância de criar ações para atrair e reter clientes, mantendo um bom relacionamento, já perceberam isso. No curso superior de Tecnologia em Marketing, o aluno terá acesso a todo instrumental teórico-prático relativo às atividades da área.

Para isso, ele estudará Fundamentos de Marketing, Desenvolvimento de Estratégias, Posicionamento de Marca e Concorrência, Análise de Mercados Consumidores, Plano de Marketing, entre outras disciplinas.

3 anos

História

O curso de Graduação em História visa à qualificação de professores para magistrar a disciplina nos ciclos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O profissional estará apto a exercer a função de historiador em suas múltiplas dimensões, contemplando a docência, a investigação histórica, a produção e a difusão do conhecimento.

A grade curricular carrega diversas disciplinas, como Psicologia da Educação, Libras, Didática, História Medieval, História Moderna, Metodologia do Ensino de História, entre outras.

Pedagogia

O curso de Graduação em Pedagogia foi criado para formar profissionais licenciados em Pedagogia capaz de compreender a docência, exercer o magistério na Educação Infantil, aplicar modos de ensinar que utilizem as diferentes linguagens e participar na gestão de processos educativos.

O aluno estudará disciplinas como: Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Didática, Libras, Currículo e Conhecimento Escolar, Corpo, Saúde e Psicomotricidade, Dificuldade de Aprendizagem, entre outras.

4 anos

Bacharelado em Administração

O curso de Bacharelado em Administração tem o objetivo de formar administradores devidamente capacitados, reflexivos sobre os temas centrais em Administração, atualizados e críticos em relação às metodologias e práticas pedagógicas e comprometidos com as demandas sociopolítico-culturais do país.

O graduando terá em sua grade disciplinas como: Teoria Geral da Administração, Fundamentos da Contabilidade, Fundamentos de Direito, Gestão de Pessoas, Gestão de Serviços, Empreendedorismo, Logística, Plano de Negócios, Comércio Exterior, entre outras.

Ciências Contábeis

O Bacharelado em Ciências Contábeis forma contadores aptos para registro no Conselho Regional de Contabilidade, capacitando o aluno para auditoria, contabilidade gerencial, controle e perícia, ensino entre outros.

Na grade curricular, estão disciplinas como Estatística Básica, Teoria da Contabilidade, Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Microeconomia, Contabilidade Pública, Controladoria, Comércio Exterior, entre outras.

Cursos Tecnólogo x Bacharelado x Licenciatura

Para finalizar, é preciso entender que, embora os três cursos forneçam ao aluno um diploma de ensino superior ao final da formação, existem diferenças quanto à duração e quanto ao objetivo de cada uma dessas opções. Entenda:

Tecnólogo

Os cursos que formam tecnólogos, ao contrário do que muitos pensam, são cursos de nível superior assim como o Bacharelado e a Licenciatura. A diferença é que possuem foco na prática e duram cerca de 2 a 3 anos, ou seja, menos tempo que as demais alternativas.

São diversas as opções de curso, que não necessariamente precisam ser da área de Tecnologia, como sugere o nome.

Além disso, é importante destacar que os cursos tecnólogos são completamente diferentes dos cursos técnicos. Esses últimos não são de nível superior nem conferem ao estudante um diploma de faculdade, mas sim um certificado de conclusão.

Bacharelado

O Bacharelado é definitivamente o tipo mais tradicional de graduação. Em média, esses cursos apresentam uma duração de 4 a 6 anos, garantido ao aluno uma boa base teórica e científica que engloba um pouco de tudo dentro da área escolhida.

Além da diferença de tempo de duração, existem também diferenças quanto à atuação dos profissionais que se formam nessas duas modalidades. Quem se forma tecnólogo está apto a atuar em uma área específica, enquanto o Bacharel está habilitado para diversas áreas que englobam o campo, podendo se especializar em uma delas futuramente.

Licenciatura

Os cursos da modalidade de Licenciatura geralmente possuem a mesma duração dos de Bacharelado (de 4 a 6 anos), além de contarem com grande parte da grade curricular do bacharel. A diferença é que os profissionais formados aqui estarão aptos para atuar como professores da educação básica — ou seja, ensinos fundamental e médio.

E então, viu só como é possível se formar mais rápido optando pelo curso de graduação que mais atende às suas necessidades e objetivos de carreira? São diversas as opções nesse sentido, mas de uma coisa temos certeza: tendo o seu diploma em mãos, o caminho para o crescimento profissional estará mais próximo que você imagina!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Deixe agora mesmo o seu comentário no post!

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

1/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD