Connect with us

Carreiras na Pós

Distúrbios de Fala e Linguagem: por que escolher essa área em fono?

disturbios de fala e linguagem

O trabalho de um fonoaudiólogo faz diferença na vida de muitas pessoas que sofrem com problemas e distúrbios de linguagem. Por conta disso, a demanda no mercado de trabalho por esse profissional não para de subir. 

Dentro dessa esfera, ainda, a especialização em Distúrbios de Fala e Linguagem está em constante crescimento e procura pelos estudantes e profissionais dessa área. Além disso, ela vem apresentando resultados muito promissores tanto para recém-formados, quanto para os mais experientes. 

Neste post, vamos contar tudo sobre essa área da fonoaudiologia, do que se trata, quais são seus diferenciais, quanto ganha um profissional especializado nisso e por que escolher essa carreira pode ser uma ótima pedida. Continue a leitura e confira! 

Do que se trata a área de atuação de Distúrbios de Fala e Linguagem?

Os distúrbios de fala e linguagem, ou disfasia, são uma área da fonoaudiologia que se caracteriza por problemas de comunicação, expressão e compreensão da linguagem. Pessoas com essa questão têm dificuldade de entender o que o outro está dizendo e não conseguem se comunicar de forma coerente, por isso muitas vezes usam mímicas e gestos para se expressar.

Além disso, as alterações de fala e linguagem são complicações que podem prejudicar também o aprendizado das crianças, visto que atrapalham o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, dificuldades de alfabetização e compreensão de conteúdos dados na sala de aula. 

Muitas vezes, crianças com fracasso escolar também podem apresentar problemas emocionais, como baixa autoestima e insegurança, além de desmotivação (por acharem que não são capazes de aprenderem como as outras crianças), prejuízo social e problemas de comportamento como agressividade, indisciplina e tristeza permanente.

Vale lembrar que o tratamento da disfasia deve ser sempre adaptado às características e sintomas únicos de cada pessoa. No caso de crianças, é preciso considerar a maturidade da criança para desenvolver estratégias específicas para cada caso.

Quais são os seus diferenciais?

Existem diversas especializações em fonoaudiologia, como audiologia, disfagia, fundamentos em voz, fonoaudiologia no trabalho, entre outras. Nosso intuito, porém, é falar da carreira do profissional especializado em Distúrbios de Fala e Linguagem. 

Esse campo da fonoaudiologia é o que mais atrai os jovens, pois trata-se do estudo das dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita, principalmente em crianças, e ensina como aplicar técnicas e métodos terapêuticos para tratar esses pacientes.

Além disso, essa carreira pode ser muito gratificante, visto que ela ajuda as crianças a melhorarem a qualidade da comunicação, da fala, da escrita e, como consequência, da aprendizagem. 

Em geral, as consultas com crianças são feitas em forma de brincadeira, isso faz com que ela queira estar lá e diminui o risco de resistência e desistência do processo. A consequência disso é o aumento da felicidade e da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

Por que escolher essa carreira?

Ter uma pós-graduação em linguística é importante porque é por meio dela que torna-se viável a realização de estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos utilizados no auxílio de pacientes com tais problemas. 

Além disso, essa é a especialização ideal para quem gosta de estar perto e interagir com crianças, pois grande parte de seus pacientes serão os pequeninos. A disfasia acomete principalmente crianças e pode estar relacionada à falta de oxigênio ao nascer, traumatismo craniano ou doenças infecciosas que afetam o sistema nervoso central.

Quais as oportunidades de mercado e as médias salariais?

Não faltam oportunidades para esses profissionais no mercado de trabalho. Em geral, é possível encontrá-los atuando em consultórios, hospitais, ambulatórios gerais, escolas, clínicas, universidades, domicílios, clubes, comunidades e até mesmo em indústrias, auxiliando pessoas com distúrbios de fala e compreensão.

De acordo com o portal Salário, um Fonoaudiólogo de Linguagem ganha em média R$ 2.638,23, por uma jornada de trabalho de 34 horas semanais. Essas informações foram coletadas e analisadas no período de abril de 2021 a março de 2022. 

O que faz esse profissional no dia a dia?

Dentre as principais funções desse profissional está a avaliação de pacientes por meio de exames físicos e complementares. Após isso, é preciso tratar das eventuais alterações da fala, avaliar o processamento auditivo e realizar o tratamento fonoaudiológico necessário para aquele paciente.

Além do mais, é papel do Fonoaudiólogo de Distúrbios de Fala e Linguagem saber se comunicar e orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis sobre como lidar com as dificuldades que o paciente pode apresentar no dia a dia. 

É importante também estar sempre acompanhando a evolução clínica e solicitar laudos, relatórios e pareceres para estabelecer diagnósticos sobre seus pacientes. Verificar a compreensão da orientação, avaliar linguagem oral, leitura e escrita e o desenvolvimento neuropsicomotor são trabalhos que devem ser feitos sempre por esse profissional. 

Um bom profissional deve estar sempre disposto a esclarecer e tirar todas as dúvidas das pessoas que o procuram em sua clínica. Para isso, é importante estar sempre estudando e se atualizando, conhecendo novas formas de tratamento e novas tecnologias disponibilizadas para o tratamento de seus pacientes. 

Qual a importância de se especializar e como é a pós da Unyleya?

É importante sempre continuar os estudos para se especializar e melhor atender os seus pacientes. Por isso, é primordial saber como procurar uma instituição de ensino de qualidade para que você possa aprender o necessário para ser um profissional qualificado e competitivo no mercado de trabalho.

Logo, as pós-graduações da Unyleya são referências neste mercado, pois contam com materiais didáticos diversos e produzidos por professores, mestres e doutores especializados na área e referências no mercado. Além do mais, tudo isso é oferecido a você por um preço acessível para estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.

A Unyleya conta com cursos de pós-graduação em diversas áreas da Fonoaudiologia, como Educacional, Hospitalar, Neuropediátrica, Neurofuncional, no transtorno do espectro do autismo, do trabalho, em gestão empresarial e Reabilitação Neurológica em Fonoaudiologia

Se interessou pela área mas não sabe por onde começar? Então conheça a nossa pós-graduação em Distúrbios de Fala e Linguagem para alavancar sua carreira sem sair de casa!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD