Connect with us

Carreiras na Graduação

Gestão Financeira Eficiente: Antecipe o Futuro com Análise de Indicadores

Gestão Financeira Eficiente: Antecipe o Futuro com Análise de Indicadores

Índice

A cada dia, por diferentes canais, recebemos uma infinidade de dados que interferem nas nossas finanças, na capacidade de crédito e investimentos. Acompanhe o artigo sobre a área de Gestão Financeira e entenda melhor sobre estes indicadores e como um curso de graduação nessa área pode ajudar a conhecer melhor este mercado.

Análise de Indicadores

Alguns dados podem interferir nas finanças, eles são provenientes da Política, da taxa de juros, das variações cambiais, da relação das nossas importações e exportações, interferentes principais nos índices de Inflação, do Produto Interno Bruto (PIB) etc. Impactam em tudo, desde o pãozinho de sal do café da manhã, até a capacidade de compra de maquinário nas indústrias, por exemplo.

Quando os dados começam a surgir, aparecem também os “especialistas em prever cenários” (grifo do autor). É uma pena! Pois, quando a análise ocorre, sem o devido critério e preparo, torna-se um “achismo” (grifo do autor). O mecanismo é tão recorrente na nossa cultura, que a palavra achismo é encontrada e definida na Língua Portuguesa como sendo a “tendência a avaliar as situações segundo as próprias opiniões ou intenções, em geral com base apenas na justificação intangível e subjetiva do “eu acho que” (Michaelis, 2023).

Diferenciais para quem é graduado em Gestão Financeira

O diferencial ocorre quando um profissional ingressa no ensino superior e o “eu acho que” vai ficando para trás, pois a opinião cede espaço ao argumento, à análise dos fatos e dados, que tendem a ficar cada vez mais bem fundamentados. Principalmente, quando a escolha da instituição de ensino o prepara para o mundo do trabalho, conectado ao mundo dos negócios, das finanças e dos investimentos, com suas implicações locais, regionais e globais e capacita o estudante, futuro profissional, no desenvolvimento de competências capazes de realizar, dentre outras ações, o Planejamento Estratégico, como é o caso da formação promovida no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Unyleya.

A importância de saber analisar cenários com argumentos, para deixar de lado as “opiniões” sem fundamentos

Recentemente, o Brasil voltou a estar entre as dez primeiras economias mundiais. Depois de amargar a 12ª posição no início da década de 2020, o país retomou, em setembro de 2023, o caminho do crescimento econômico. Hoje, ocupamos a sétima posição, com destaque na área de Serviços e Comércio, setores que alavancam a Balança Comercial com as exportações (Austin Ratings, 2023). Cabe ressaltar, que não se trata apenas de avançar cinco posições no ranking mundial. O avanço indica haver terreno para mais crescimento no país, pois diminui o risco para os investidores na abertura de novos negócios, compra de bens duráveis na indústria, com consequentes aumento de seus parques produtivos, que são capazes de produzir mais, gerar mais empregos. A boa performance dos indicadores depende de confiança nos próprios indicadores, num importante círculo virtuoso.

O Gestor Financeiro já encontra hoje um cenário interessante no país, pois houve um aumento significativo de novos negócios, que surgiram na Pandemia de Covid 19 e permaneceram ativos. Em três anos, a partir de 2020, houve um acréscimo de 15% no número de empresas, segundo o DATA SEBRAE (2023) e, o saldo positivo, revela mais 3.000.000 de empresas, espalhadas em nosso imenso país.

Na totalidade, são mais de 22 milhões de microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte, distribuídas em todas as regiões (IBGE, 2020; SEBRAE. 2023) que necessitam de crédito, investir, formar preços, controlar insumos e planejar estrategicamente. Sendo assim entendemos que essas são ações que estão no escopo do profissional do Gestor Financeiro.

Mercado para Gestão Financeira

O Gestor Financeiro egresso da Faculdade Unyleya é formado para realizar análises consistentes de todos os indicadores que impactam nas finanças. Por isso, tal profissional é capaz de predizer expectativas com base na variação da inflação de períodos já ocorridos, analisando as previsões das metas inflacionarias e do crescimento do PIB e muito mais.

Ao demonstrar destreza no saber lidar com esses índices, o Gestor Financeiro egresso da Unyleya é capaz de direcionar a empresa, em seu Planejamento Estratégico, à aquisição de insumos, maquinários e ainda mais nas contratações e ações de marketing.

 

Vejamos um exemplo

A lógica da interpretação da expectativa é simples. Vamos ver um exemplo.

No site do Banco Central do Brasil (BCB) existem diversos indicadores macroeconômicos. Para este exemplo, vamos pegar apenas dois deles: a relação entre a inflação e o PIB. Hoje, no último trimestre de 2023, o Banco Central do Brasil prevê o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), um dos indicadores que mede a inflação, de 4,75%. Cenários futuros dão indícios para 2024, de uma inflação de 3,9%, e índices menores para 2025 e 2026, na ordem de 3,50% e 3,60%, respectivamente. Por sua vez, a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, de acordo com o mesmo BCB, é de 2,9% com crescimento estável de 1,9% em cada ano futuro, até 2027.

Os indicadores e a estabilidade mencionada, aliada à capacidade do Brasil zerar o déficit econômico até 2029 é fruto de ações assertivas que envolvem vários indicadores que os gestores, por meio de ferramentas e aprendizados, conseguem fazer. Se há déficit hoje, com o decréscimo previsto da inflação e a progressão ou manutenção do PIB, a análise do futuro é promissora até o final desta década de 2030. E você precisa estar adequadamente preparado para isso.

Primeiro, porque temos um cenário positivo de abertura de empresas e de investimentos no país. A tendência natural é melhoria de processos produtivos, crescimento da economia e de empregos. Em segundo lugar, temos uma população criativa, com talento para transformar ideias, capaz de criar produtos e serviços que atendem necessidades, que geram renda para muitas e muitas famílias, em todas as regiões brasileiras.

E por que não, para colaborar com o crescimento de pessoas, das comunidades e empresas, você não associa o seu talento, o aprendizado muitas vezes obtido numa vida inteira de trabalho, ou mesmo dar continuidade aquele seu jeito com os números que despertou ter lá no Ensino Médio e associá-lo ao que o Ensino Superior é capaz de proporcionar? Chegou a sua hora!

Nota máxima atribuída pelo MEC

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Unyleya acaba de ser reconhecido com a nota máxima, a nota 5, pelo MEC. O Reconhecimento consolida e confere um selo de qualidade à gestão exitosa dos processos educacionais da Faculdade Unyleya, conquistados na trajetória educacional que soma 17 anos. voltados para Educação Superior, humana, inteligente e digital.

O Curso de Gestão Financeira da Faculdade Unyleya possibilita o aproveitamento mais rápido desse cenário econômico promissor. Como há indícios da permanência dos bons indicadores, é tempo de buscar a formação profissional rápida e de qualidade. Por isso, escolher um curso superior de tecnologia, com duração de dois anos, garante a você e ao mercado a junção de objetivos importantes. A lógica é simples. Ao mesmo tempo que você quer se qualificar rapidamente, para ser mais competitivo; o Mercado de Trabalho onde estão as empresas que experimentarão o franco crescimento econômico, quer profissionais igualmente diferenciados e qualificados e em tempo acelerado. Estamos falando de 2025, ou seja, na metade desta década promissora a sua tomada de decisão de hoje já será uma promoção de mudanças.

Concilie suas atividades com a graduação

Na Faculdade Unyleya o estudante é protagonista de sua trajetória acadêmica, porém, mesmo com a flexibilidade de horário de estudos proporcionada pela modalidade de educação a distância, os Coordenadores de Cursos e Professores-Tutores estão sempre disponíveis para dar suporte ao aluno no processo ensino-aprendizagem-avaliação.

 Ademais, já que estamos falando de finanças para um potencial futuro gestor da área, as mensalidades acessíveis são excelentes atrativos. E a economia continua quando associamos isto à eliminação da necessidade de deslocamento, algo que permite ao estudante dar continuidade ao seu negócio, acompanhar as vendas em períodos sazonais, enquanto empreendedor, ou mesmo buscar uma dedicação maior de tempo na empresa para preparar aquele planejamento financeiro, ou fechar aquela planilha de vendas, pois favorece a conciliação de estudos com as atividades laborais, além do bem-estar que é poder também estar com a família.

É o uso consciente do tempo! E tempo é importante, tanto quando o utilizamos no preparo para lidar com as crises, quanto o usamos para aprender a lidar com cenários positivos. Por isso, temos as Certificações Intermediárias. Isso mesmo! O Curso de Gestão Financeira da Faculdade Unyleya oportuniza a obtenção de um certificado intermediário a cada semestre. Desta forma, o mundo do trabalho reconhece a progressão de suas competências profissionais, em tempos menores, o que certamente, representa uma vantagem competitiva para você. Sem falar na sua motivação ao ver o seu progresso certificado a cada semestre.

Na Unyleya a Educação a Distância é sem Distância

Na Faculdade Unyleya, os professores que atuam nas salas e os coordenadores de cursos são humanos, reais, gestores atuantes. Uma equipe formada por Mestres ou Doutores nas áreas de seus cursos, que sabem acolher e acompanhar o aluno ao longo dos dois anos de seu curso. Aqui entendemos que seu empenho e dedicação nos estudos se somam à uma rotina atuante no mercado de trabalho, na busca da empregabilidade e de melhores salários.

Você nunca estará sozinho, pois formamos uma comunidade acadêmica. O aprendizado ocorre em colaboração, por meio da coletividade. E isso acontece formando grupos em diferentes mídias e espaços presenciais, em seu tempo e ritmo. Sendo assim trazemos as melhores estratégias e meios para interagir pelo computador ou pelo celular. Sabemos que sua rotina é, muitas das vezes, nas estradas, para cuidar de uma análise de risco ou concessão de empréstimo, acompanhar uma formação de preços etc. Se está no ônibus ou na estrada dirigindo, um podcast resolve. Se sobrou um tempo entre um cliente e outro, um vídeo pode ser útil. Tem dúvida? Seu coordenador vai lhe atender na sala semana, via TEAMS, que uma das ferramentas gratuitas ofertadas do pacote Office 365, da Microsoft. A tecnologia é meio para aproximar seres humanos de outros humanos e é exatamente o que acontece nos encontros síncronos que temos.

Soluções educacionais e digitais

Construímos soluções educacionais e digitais adequadas as necessidades de cada contexto e buscamos trazer os contextos regionais para os encontros. Além da formação de Hard Skills com o fortalecimento dos assuntos trabalhados nas aulas, favorecemos o fortalecimento de laços. Mobilizamos as comunidades e integramos ações locais com a promoção da pesquisa. Sendo assim favorecemos a formação de competências emocionais, que compõem as soft skills. Assim ratificamos nossa conduta inovadora, que se atrelam às necessidades educacionais do Brasil em todos os seus contextos e peculiaridades regionais. E isso acontece por meio do uso de tecnologias digitais, no dia a dia da graduação em Gestão Financeira.

Viu só? Prever cenários não é fruto de uma fórmula mágica. Trata-se de desenvolvimento de competências profissionais – conhecimentos, habilidades que revelam atitudes e valores. Essas competências  serão necessárias para saber lidar com os cenários futuros, que são promissores sim, mas que continuam sendo cenários, expectativas. E se as expectativas forem frustradas. profissionais competentes deverão saber lidar com elas também. Então, fazer uma graduação a distância, humana, inteligente e digital, com qualidade e celeridade, é oportuno e assegura sua relevância no mercado de trabalho.

Chegou o momento de investir em você. Venha para a Unyleya e experimente a educação sem distância.

*Texto de autoria do Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Unyleya. Marcio Cesar Franco Santos é administrador, mestre e doutor em Administração. Atua na área da gestão há mais de 30 anos. É professor e gestor de processos educacionais, na modalidade a distância, desde 2007.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD