Carreiras na Graduação

Licenciatura em História: por que escolher a Unyleya?

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Menos ainda é escolher em qual instituição se graduar. A Faculdade Unyleya, com 17 anos de experiência em EAD, oferece o curso de Licenciatura em História àqueles que buscam dar aulas na Educação Básica e trabalhar com pesquisa histórica.

Acompanhe o artigo e entenda um pouco deste mercado para o Licenciado em História.

Histórico

A regulamentação da profissão de Historiador foi aprovada, no Brasil, em 2020. Desde então, é considerado historiador quem possui graduação, mestrado ou doutorado em História e aqueles que trabalham há mais de 5 anos na área.

Como afirma Marc Bloch, a História não é a ciência do passado, mas sim, a ciência dos homens no tempo. O futuro historiador e professor de História, aqui na Unyleya, aprende como superar a memorização e utilizar a criatividade e a inovação. Para assim compreender e propor soluções a demandas sociais.

Diferenciais do curso de História na Unyleya

A Unyleya é uma Faculdade marcada pela inovação. Por isso, as tecnologias e metodologias diversificadas possibilitam que os conteúdos estimulem os(as) alunos(as) a desenvolver competências necessárias para o profissional do Século XXI.

Nossos estudantes vivenciam experiências de aprendizado baseadas na Ética, nos Direitos Humanos, na Educação Antirracista. Além das Habilidades Socioemocionais, na Educação Inclusiva e na valorização da diversidade. Assim, os historiadores e historiadoras formados pela Unyleya estão conscientes de seu papel social. E como isso tudo é possível?

Tecnologia como aliada

1. O curso de Licenciatura em História é reconhecido pelo MEC e, seguindo a legislação, oferecemos momentos presenciais obrigatórios onde os estudantes têm contato com a comunidade, reconhecendo suas características e demandas específicas. No último Ciclo SINAES, no ENADE 2021, por exemplo, os estudantes concluintes do nosso curso obtiveram nota 4, em um máximo de 5, atestando a alta qualidade da formação recebida.

2. O nosso corpo docente é de excelência. Composto por mestres e doutores, acreditamos num atendimento humano e acolhedor, respeitando as especificidades de cada estudante. Os(as) alunos(as) recebem feedback individualizado e possuem acesso direto à coordenação do curso.

3. Para nós, educação a distância não significa que você estará sozinho. Formamos uma comunidade digital onde estudantes de todo o país estão conectados, trocando experiências e desenvolvendo projetos de forma articulada, inclusive, com outros cursos da faculdade.

4. Utilizando estratégias humanas, inteligentes e digitais possibilitamos que você estude de qualquer lugar e no horário mais adequado à sua rotina, pois possuímos uma plataforma acessível pelo computador e pelo celular.

5. Nosso curso está alinhado a tendências pedagógicas atuais e fundamenta-se no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para além do estágio e da pesquisa para a escrita do trabalho de conclusão de curso, além disso estimulamos a participação dos discentes nos projetos de iniciação científica, nas Semanas Acadêmicas, nas publicações da Revista Educação sem Distância e no desenvolvimento de objetivos virtuais de aprendizagem como e-books, jogos digitais, podcasts e outros.

Graduação em História

Os(as) alunos(as) do curso de Licenciatura em História, ao longo de toda a sua formação, têm contato com tecnologias digitais inovadoras, certamente um diferencial tão requisitado pelas escolas e instituições que selecionam os profissionais mais bem preparados.

E para quem já se formou e busca uma nova graduação, temos o curso de Formação Pedagógica em História, com duração de 1 ano e meio, que te possibilita lecionar História para os anos finais do ensino fundamental, para o ensino médio, em cursos preparatórios e profissionalizantes e na educação de jovens e adultos.

Pronto para transformar seu futuro? Descubra mais sobre o curso de História visitando nosso site.

* Texto escrito pela Coordenadora do Curso de Graduação em História, Fernanda Correia – é formada em História (UFRJ), pós-graduada Mediação Pedagógica em EAD (PUC-Rio) e mestra em Ciência Política (UFRJ), professora da educação básica por mais de 20 anos e da educação superior há 15 anos.