Connect with us

Carreiras na Graduação

Licenciatura em Pedagogia : 4 motivos para você conhecer a nossa graduação

Licenciatura em Pedagogia : 3 motivos para você conhecer a nossa graduação

A Licenciatura em Pedagogia é a graduação responsável por formar os (a) professores (a) do nosso país, especialmente, os profissionais que atuarão na Educação Infantil e no Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  

Você sabia que o nosso o curso de Pedagogia da Unyleya já nasceu digital?  

Na Unyleya temos professores e professoras reais, de verdade, bem formados e cientes que a formação em nível superior requer muito cuidado e acolhimento, pois nossos (a) estudantes são trabalhadores (a) empenhados (a) em aprimorar a sua atuação no mercado de trabalho e sonham com novas oportunidades e melhores salários por meio da graduação em Pedagogia

Muitos (a) alunos (a) da licenciatura em Pedagogia já atuam em escolas e tantos outros são inseridos (a) neste novo campo profissional a partir de estratégias que são humanas, inteligentes e digitais

Está curioso (a) para conhecer os 4 motivos para se apaixonar pela nossa Licenciatura em Pedagogia na Unyleya? 

1. Você nunca estará sozinho (a): somos e formamos uma Comunidade de Aprendizagem: O aprendizado ocorre em colaboração, por meio da coletividade, formando grupos em diferentes mídias e espaços presenciais. Dessa forma, o (a) estudante tem a opção de escolher, em seu tempo e ritmo, as melhores estratégias e meios para interagir. 

“Temos um Campus Digital, acessível a todos (a) via computador e telefone celular, integrado com os recursos necessários para proporcionar a inclusão de cada aluno (a), considerando as suas necessidades e deficiências”. As nossas salas de aula são acompanhadas, mediadas, por professores e professoras especialistas na temática da disciplina, constroem vídeos, podcasts, infográficos, considerando as características de cada turma. Acreditamos, também, na personalização do aprendizado! 

Você já recebeu um áudio carinhoso com dicas de filmes, músicas e leituras com a voz de um (a) querido (a) professor (a)? Que ainda relaciona a mensagem com os assuntos abordados na disciplina? Aqui, no curso de Pedagogia da Unyleya, nossos (a) professores (a), buscam novas e diferentes estratégias para envolver o (a) estudante no aprendizado, reconhecendo que, também, nos formamos pelo exemplo! 

Utilizamos diferentes estratégias para estarmos juntos (a), para demonstrarmos a nossa presença, nos meios presenciais e digitais.  

Temos o aplicativo Teams para a realização dos encontros síncronos, muitos com temas escolhidos a partir da curiosidade dos (a) nossos (a) licenciandos (a), promovendo uma real integração entre as mais diferentes regiões do nosso país!  

Nesses encontros que são ao vivo e, também, gravados, temos a oportunidade de conhecer as especificidades de cada município do Brasil. Essa riqueza de experiência somente é possível por meio da modalidade EAD. Aproveitamos para debatermos sobre as múltiplas realidades encontradas nas escolas e outros espaços presenciais que atuamos, fazendo novas parcerias e, desde o início da graduação em Pedagogia, com “a mão na massa”. 

2. O nosso atendimento é personalizado, individualizado, proporcionando um olhar cuidadoso para o indivíduo, suas dificuldades e características pessoais de aprendizado. Aqui, o (a) pedagogo (a) aprende na prática, como tornar-se um (a) professor (a)”. Nos espaços comunitários, essas trocas realizadas, são essenciais para uma formação humanizada, especialmente, num curso de Licenciatura que tem como objetivo principal à docência para as crianças e os jovens. E aliada a estas características.  

Assim que o (a) estudante inicia as suas atividades na Unyleya disponibilizamos uma Comunidade do Curso de Pedagogia, no Whatsapp e no Telegram, gerenciados pela coordenação do seu curso. Dessa forma, você tem acesso ao contato da sua gestora, podendo realizar um agendamento para um encontro mais formal no Teams, por e-mail ou outra ferramenta mais acessível e disponível para um bom diálogo.  

Você prefere trocar áudios pelo whatsapp ? A sua rotina requer novos arranjos para possibilitar a sua formação acadêmica? Na licenciatura em Pedagogia compreendemos as novas tecnologias digitais como uma nova e necessária linguagem, portanto, utilizamos os aplicativos disponíveis para a constituição de uma rede apoio, de suporte, tão necessária para uma formação integral e socioemocional do docente. 

E, dessa forma, o relacionamento não é finalizado com a conclusão da graduação em Pedagogia, seguimos acompanhando a trajetória dos (a) nossos (a) licenciados (a) que compartilham as suas histórias, as fotos e os vídeos da sua turminha, dos seus espaços profissionais, divulgando para os novos (a) estudantes, recém-chegados na Unyleya, a sua trajetória de sucesso, listando os obstáculos vivenciados e superados, com o apoio dos (a) profissionais que compõem o curso de Pedagogia na Unyleya. 

3. Construímos soluções educacionais e digitais adequadas as necessidades de cada contexto. Temos os momentos presenciais obrigatórios, previstos na legislação, e que consideramos espaços privilegiados para a formação do (a) nosso (a) aluno (a) do curso de Pedagogia na Unyleya. Criamos laços, mobilizamos as comunidades, integrando esses locais com o ensino superior, promovendo pesquisa e muitas ações que viram estudos na nossa iniciação científica. Ao acessar a nossa “Revista Eletrônica Educação Sem Distância” poderá conferir os relatos de experiências dessas aproximações que qualificam e engrandecem a educação no Brasil. 

Somos inovadores (a), antenados (a) com as necessidades educacionais do Brasil e utilizamos as tecnologias digitais, no dia a dia da graduação em Pedagogia! Diferencial tão requisitado pelas escolas e instituições que selecionam e remuneram os melhores profissionais. 

E como isso é possível?  

Por meio das nossas Práticas de Ensino e de Extensão, desenvolvidas em parceria com a comunidade local e regional, o (a) aluno (a) da Licenciatura em Pedagogia forma grupo, conhece diferentes realidades do Brasil e utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas para investigar, planejar e modelar novas soluções educacionais.  

Com criatividade e muito conhecimento pedagógico, o (a) licenciando (a) em Pedagogia cria e-books, podcasts, jogos digitais, jardins sensoriais, sequências didáticas, um amplo repertório de estratégias com a mentoria dos (a) professores (a) orientadores (a) do curso de Pedagogia da Unyleya

4. Promovemos experiências únicas por meio da imersão no campo profissional do (a) Pedagogo (a). Com a imersão no campo profissional os (a) estudantes, também, se apoiam e constroem ações inovadoras e relevantes para a comunidade em que está atuando, aprimorando o seu olhar como educador (a) e incentivando o crescimento de todos (a) que estão envolvidos (a). 

Na prática promovemos uma cultura de paz e não violência, tão necessária aos dias atuais, para a mediação e resolução de conflitos, especialmente, nos espaços escolares.  

Todas estas temáticas são presentes e dinamizadas pelos (a) professores (a) da graduação em Pedagogia ao longo de todo o curso 

Já deu para perceber, que na Unyleya, o estudo não é solitário …. É sempre solidário e generoso! 

Para você, que já se formou algum tempo, e está pensando numa nova profissão, temos cursos livres e complementares, possibilitando que relembre alguns conceitos básicos e necessário à uma graduação comprometida com o seu pleno aprendizado, com o desenvolvimento da nossa nação. 

E, nesse momento da leitura, acredito que você esteja pensando: então é possível fazer uma educação a distância, digital, com qualidade e que eu possa me destacar como (a) Pedagogo (a)!  

É possível e é o que nós construímos, diariamente, na nossa licenciatura em Pedagogia, por meio de uma escuta atenta das muitas realidades das escolas, das empresas, das instituições em que atuam o (a) Pedagogo (a) e destacam as competências e as habilidades requeridas para assegurarmos uma formação alinhada a essas necessidades.  

*Texto de autoria da coordenadora do curso de Pedagogia, Luciana Mendonça – é responsável pela Coordenação da Licenciatura em Pedagogia, formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestra em Educação com ênfase em tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da educação básica por 24 anos, professora e gestora na modalidade a distância por 18 anos e Multiplicadora Educamídia pelo Instituto Palavra Aberta. 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD