Connect with us

Insights Confiáveis

Tire as 10 principais dúvidas sobre faculdade a distância

A educação a distância (EAD) está ganhando cada vez mais espaço no nosso país. A flexibilidade e as demais vantagens dessa modalidade de ensino acabam sendo bastante atrativas para quem busca um curso superior.

Contudo, a EAD gera diversas dúvidas nas pessoas, que não sabem exatamente como é o funcionamento e a validade dessa modalidade.

Para esclarecer essas questões, preparamos este post com as 10 principais dúvidas sobre faculdade a distância. Continue a leitura e saiba mais!

1. O que é educação a distância (EAD)?

Educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional em que os processos de ensino e aprendizagem são feitos utilizando meios de tecnologia de informação e comunicação, com acompanhamento e avaliações compatíveis com o ensino.

Nesses casos, o curso não exige a presença de aluno e professor ao mesmo tempo e no mesmo espaço. O curso costuma ser feito por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o aluno terá acesso ao calendário do curso, disciplinas cursadas, materiais de apoio e aulas.

2. Quais as vantagens dos cursos na modalidade EAD?

A maior vantagem desses cursos é a flexibilidade de horário e espaço para assistir às aulas. Você precisará apenas de acesso à internet para navegar no ambiente de aprendizagem e poderá estudar quando e onde quiser.

Ainda, considerando que as faculdades de EAD precisam de uma estrutura menor, os valores são mais acessíveis, permitindo ao aluno economizar sem comprometer a qualidade do curso.

Também não há necessidade de deslocamento, facilitando a rotina do estudante, principalmente quando é preciso conciliar os estudos com o trabalho.

3. Os cursos na modalidade EAD são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)?

Essa modalidade de ensino é reconhecida pelo MEC e regulamentada pela Lei nº 9.394/96, conhecida com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), e pelo Decreto nº 9.057/17.

No entanto, o aluno deve verificar se a faculdade de seu interesse é credenciada e se os cursos estão regulares, pois o MEC avalia cada instituição e curso separadamente com critérios rígidos para garantir que a instituição esteja adequada para ofertar o serviço.

Assim, caso a instituição de ensino não seja credenciada ou o curso não tenha sido regularizado, o diploma emitido não terá validade.

4. Existe diferença entre o diploma de curso presencial e o da modalidade a distância?

Não. Se a instituição e o curso forem devidamente reconhecidos pelo MEC, o diploma emitido no curso de EAD terá a mesma validade que os emitidos pelos cursos presenciais.

Não há especificações no documento a respeito da modalidade de ensino, ou seja, não constará no diploma a informação se o curso era presencial ou a distância.

Dessa forma, com esse diploma, é possível ingressar no mercado de trabalho, participar de concursos públicos e se matricular em cursos de pós-graduação.

5. Quais são os cursos que podem ser ofertados a distância?

Os cursos oferecidos podem ser de graduação (Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura) ou de pós-graduação (Especialização e MBA). Não há restrições, desde que sigam as normas estabelecidas pela lei.

Eles deverão obedecer ao currículo e à carga horária especificados pelo MEC, não havendo diferença quanto ao aprendizado.

Apesar disso, os cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia dependem de aprovação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) ou do Conselho Nacional de Saúde (CNS), conforme disposição do Decreto nº 5.773/2006.

Atualmente, o CFOAB já liberou o curso de Direito, porém, o CNS se posicionou de forma contrária aos cursos de saúde na modalidade EAD.

6. É preciso fazer vestibular?

Não necessariamente, mas é preciso passar por um processo seletivo, que pode acontecer de diferentes formas: vestibular tradicional ou agendado, ENEM ou transferência.

Em alguns casos, como na Faculdade Unyleya, o vestibular é dispensado para quem já possui um diploma de graduação. Desse modo, incentiva-se o ingresso na segunda faculdade.

7. Na educação a distância é preciso fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Os cursos superiores na modalidade EAD também exigem a elaboração do TCC. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar o trabalho, que terá um orientador indicado.

A forma de elaboração poderá variar de acordo com cada faculdade, bem como a forma de interação entre aluno e orientador.

Também é preciso fazer a apresentação e defesa da monografia, momento em que a banca poderá fazer questionamentos para avaliar o trabalho, além de sugerir ajustes e melhorias.

8. A faculdade a distância precisa ter encontros presenciais?

O MEC exige que cada matéria tenha, pelo menos, um encontro presencial para a aplicação de prova escrita.

Entretanto, dependendo do curso, podem haver outros encontros para tutorias, estágios, práticas profissionais e outras atividades que possam ser essenciais para a formação do aluno. O ideal é se informar previamente com a universidade escolhida.

Essas atividades são feitas nos polos de educação a distância da universidade ou em um ambiente profissional, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais e a disposição de cada instituição.

9. Como são as aulas e os materiais ofertados?

As aulas variam de acordo com a instituição. Em regra, são disponibilizadas por meio do ambiente virtual, com acesso pela internet.

Os materiais fornecidos podem ser em formato impresso ou digital, podendo ser fornecido um livro didático aos alunos.

Os professores também costumam anexar no ambiente virtual outros materiais e leituras complementares para auxiliar na aprendizagem, além de exercícios e referências que possam ser relevantes para o aluno.

Ainda, para que os polos possam ser credenciados, eles deverão apresentar infraestrutura com biblioteca, salas de estudo, laboratório com internet e área administrativa.

10. Os cursos a distância oferecem suporte ou apoio ao aluno?

Sim. Apesar de não haver contato direto com os professores durante as aulas, tendo em vista que elas serão acompanhadas pelo ambiente virtual, a EAD conta com professores e tutores que ficam disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos.

Também existem fóruns virtuais de discussão para que os alunos possam interagir entre si e com os professores e tutores, assim, o aluno consegue todo o suporte e apoio necessários para garantir a qualidade do aprendizado.

Dessa forma, apesar de serem comuns as dúvidas a respeito dessa modalidade de ensino, a faculdade a distância é uma ótima opção para buscar um curso superior e se manter atualizado para o mercado de trabalho.

E aí, este post ajudou você a esclarecer as dúvidas sobre faculdade a distância? Então assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este no seu e-mail!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD