Descubra como cuidar dos filhos sem esquecer da sua própria vida!

  • 21/fev/2018

Descubra como cuidar dos filhos sem esquecer da sua própria vida!

Acordar cedo, fazer o café, levar o filho na creche, trabalhar, buscar a criança e limpar a casa. Assim é a sua rotina? Muitas mães passam a cuidar dos filhos tão intensamente que se esquecem delas mesmas. O problema disso é que essa atitude pode trazer frustração.

É comum que as mulheres ainda precisem lidar com diversas jornadas ao longo do dia. Contudo, elas também precisam cuidar de si mesmas, trabalhar a autoestima, o desenvolvimento profissional e pessoal.

Com isso, poderão cuidar melhor dos filhos e oferecer uma vida mais feliz para eles. Quer aprender a cuidar mais de você? Então, confira as dicas do post!

A importância de cuidar bem de você

Quando uma mãe passa a dar mais atenção para sua vida pessoal e profissional, indiretamente ela mostra para o filho que também tem expectativas e vontades. Com essa experiência, a criança aprenderá que não é o centro do universo e saberá respeitar a individualidade dos outros.

Para complementar, a mulher que se dedica apenas ao trabalho e aos filhos corre mais risco de ficar com a síndrome de burnout. Ela indica um sinal de estresse e esgotamento emocional devido às pressões do dia a dia e a falta de cuidado com a vida social, causando um comportamento agressivo. Não é dessa maneira que você pretende se relacionar com seu filho, certo?

Por isso, para cuidar do filho com paciência e carinho, é importante que a mulher esteja bem consigo mesma. Ela deve estar emocionalmente equilibrada, saudável e feliz. Isso não é egoísmo, mas um sinal de amor e cuidado com a família.

Dicas para cuidar dos filhos sem esquecer a sua vida pessoal e profissional

Agora que você já sabe da importância de ter uma vida pessoal e profissional, deve estar se perguntando como conseguir fazer tudo isso, não é mesmo? O segredo é gerir o tempo para administrar melhor sua rotina. Então, o que acha de conferir as sugestões para colocar isso em prática? Confira:

Delegue responsabilidades

Uma mãe precisa ter tempo de cuidar dela mesma. Por isso, cabe a ela delegar responsabilidades para os filhos e os demais familiares.

Por exemplo: ela pode explicar para a criança que ela deve recolher os brinquedos assim que terminar de usá-los. Desse modo, eles não ficarão espalhados pela casa, gerando mais trabalho para a mãe.

Quando a criança atingir os cinco anos, já é possível delegar algumas tarefas da casa para ela. Entre elas estão: dobrar as roupas, recolher o lixo e molhar as plantas.

Com oito anos de idade, o filho já tem habilidade para desempenhar mais tarefas como: arrumar a mesa para as refeições, organizar o quarto e ajudar a carregar as sacolas leves do supermercado. Essa atitude não só reduz a carga de trabalho da mãe, mas também ensina a criança a assumir responsabilidades.

Elimine a culpa

Você não deve se culpar por não estar presente com seu filho durante 24 horas. Frequentar a creche e conhecer novos colegas faz parte do desenvolvimento da criança. Isso mostrará para o pequeno que ele precisa saber conviver e respeitar os outros, além de colaborar com os professores e a turma.

Uma mãe não deve se desvalorizar por precisar dedicar tempo ao trabalho e aos estudos. O principal não é a quantidade de tempo que você passa com o filho, mas a qualidade desses momentos.

Dedique um tempo para si mesma

Como você pode cuidar da saúde e bem-estar se não encontra um tempo na sua agenda? Diminua um pouco a carga de trabalho dentro de casa e aproveite para fazer atividade física duas ou três vezes por semana. Pode ser uma simples caminhada, mas isso trará mais disposição para você.

Também é importante cuidar mais de sua beleza, pois isso ajuda a melhorar a autoestima. Então, o que acha de mudar o corte de cabelo ou comprar uma maquiagem nova para ir ao trabalho? São pequenas atitudes que podem mudar muito o seu jeito de encarar a rotina!

Busque melhores oportunidades na carreira

Se você pretende crescer profissionalmente, é fundamental investir em estudo. Logo, é necessário encontrar tempo para fazer a sua graduação, caso ainda não possua, ou uma pós-graduação para se destacar no mercado de trabalho. Indiretamente, essa é uma maneira de cuidar dos filhos, pois só assim você terá a oportunidade de obter melhores cargos e salários.

Então, procure encontrar tempo para participar de cursos online, workshops e de uma faculdade. Algumas instituições oferecem cursos no modelo EAD — Educação a distância. Eles permitem que o aluno estude em casa e participe apenas de alguns encontros presenciais. Dessa forma, é possível conciliar melhor a vida profissional e pessoal.

E claro, aproveite quando surgir uma nova oportunidade de trabalho! Procure avaliar os benefícios que a vaga poderá trazer para você e sua família, e quais mudanças deverão ser feitas na sua rotina. O importante é não criar obstáculos para evoluir na carreira somente porque precisa cuidar dos filhos.

Cuide dos relacionamentos

Quantas vezes por ano você consegue encontrar suas amigas para conversar? Qual é o tempo que você dedica aos seus pais? Os relacionamentos são importantes na vida de qualquer pessoa e precisam ser cultivados.

Portanto, você deve encontrar tempo na sua agenda para rever amigos, visitar parentes e desenvolver um relacionamento amoroso (se assim desejar). Você é um ser humano e precisa receber atenção e carinho.

Em alguns casos, você pode até adaptar o programa com a criança junto. Que tal organizar um piquenique no parque com as amigas e seus filhos? Outra opção é fazer um jantar com os seus pais e a criança. Essas são atividades que podem beneficiar você, mãe, e também o seu filho.

Lembre-se: para ser uma boa mãe você também precisa estar realizada, saudável e feliz! Com o passar dos anos os seus filhos também precisarão estudar e sair de casa, e como você ficará se não tiver cuidado da sua vida pessoal e profissional?

É possível uma mãe cuidar dos filhos, administrar a rotina de casa e do trabalho e ainda encontrar tempo para si mesma. Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras mães a terem qualidade de vida!



Nosso App

Nossas Redes Sociais