Você quer mudar o Brasil? Entenda o papel da educação nesse cenário

  • 04/jul/2018

Você quer mudar o Brasil? Entenda o papel da educação nesse cenário

Em algum momento, você já deve ter parado para refletir sobre os problemas que existem na nossa sociedade. Temos um país rico em cultura e belezas naturais e, ao mesmo tempo, afetado por tantos conflitos sociais, injustiças, desigualdade, violência e corrupção. Em meio a tudo isso, você provavelmente se questiona: “como eu posso mudar o Brasil?”.

A resposta está na educação! Essa é a base de tudo. A educação, enquanto instrumento de transformação, é necessária tanto para solucionar os problemas da sociedade quanto para a formação do indivíduo que quer operar as mudanças sociais.

Você gostaria de fazer a diferença e assumir um papel ativo nas melhorias do país? Então, continue a leitura e saiba como!

De que forma a educação ajuda você a mudar o Brasil?

A educação é uma ferramenta transformadora, tanto na esfera individual quanto em relação às mudanças que o indivíduo pode promover em sociedade. Em termos de crescimento pessoal, não há dúvidas de quanto a aquisição de conhecimento é capaz de modificar as nossas vidas.

Se todos os brasileiros tivessem acesso à educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior, certamente teríamos um cenário muito diferente do que temos hoje, considerando aspectos da sociedade como condições econômicas, violência, cultura, política, exploração do meio ambiente e tantos outros problemas que assolam nosso país.

A pessoa que recebe uma boa educação:

  • aumenta suas chances de conquistar um futuro promissor, conseguir boas colocações no mercado de trabalho e vencer os obstáculos socioeconômicos;
  • amplia suas habilidades de expressão e de comunicação;
  • consegue se socializar com mais facilidade;
  • desenvolve senso crítico e capacidade de refletir e analisar situações sob diversos ângulos;
  • não se deixa manipular facilmente por influências intelectuais, culturais e políticas;
  • reconhece seus direitos e deveres;
  • obtém entendimento mais claro e participação mais construtiva em relação ao cenário social e político;
  • compreende o mundo com amplitude de visão.

Indo além dos benefícios individuais, encontramos as possibilidades de contribuir para mudanças na sociedade por meio da educação.

Mas como uma única pessoa pode conseguir esse feito? Talvez você não tenha o poder de mudar o Brasil inteiro, tampouco o mundo. Mesmo assim, pode fazer uma diferença significativa ao seu redor, em pequenos grupos sociais que vão repercutir essas transformações em maior escala.

E não se trata apenas de transmitir as informações que você possui. O conceito de transmissão de conhecimento, por si só, já não é suficiente para suprir as necessidades do mundo atual. Informação se encontra em qualquer lugar.

Trata-se de propor intervenções mais efetivas, que realmente conscientizem e impulsionem as pessoas a adotarem novas posturas diante dos problemas sociais.

Nesse sentido, se você gostaria de trabalhar em prol de transformações na sociedade e mudar o Brasil de alguma forma, saiba que alguns cursos superiores podem ser o caminho certo para isso.

A formação em Gestão Pública ou em cursos de licenciatura, como História e Pedagogia, garantem o espaço e as ferramentas necessárias para a propagação do conhecimento e para o incentivo às mudanças sociais.

Quais cursos são indicados para trabalhar em prol do país?

Como dissemos na introdução, a educação é essencial tanto na solução para os conflitos sociais que o Brasil enfrenta quanto na formação daqueles que querem contribuir para a transformação do país.

Para os que desejam ajudar a mudar o Brasil, o melhor caminho é fazer um curso superior que capacite o profissional para atuar em contextos que possibilitem as transformações sociais. Veja, agora, alguns desses cursos e de que forma o graduado torna-se capacitado para ajudar a melhorar o nosso país:

Gestão Pública

O tecnólogo em Gestão Pública prepara o profissional para trabalhar com administração pública em diversos setores. A pessoa formada nesse curso pode atuar em ministérios municipais, estaduais ou federais, acompanhando projetos que atendam a população nas áreas da saúde, educação, segurança, habitação e assistência social, entre outras.

O gestor público também pode desenvolver atividades em organizações não governamentais (ONGs) e implementar programas para várias causas sociais. Outro caminho para esse profissional promover mudanças na sociedade é por meio da carreira política.

História

O curso de História é ideal para as pessoas que têm interesse nos acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo. O conhecimento adquirido nessa graduação confere ao aluno um olhar analítico sobre os fatos históricos e sobre o impacto que eles têm no cenário atual do país.

O maior campo de atuação para esse profissional é a rede de ensino fundamental e médio. Atuando na área educacional, o graduado em História pode fomentar o senso crítico dos jovens e levá-los a um posicionamento mais consciente, ativo e construtivo quanto aos aspectos sociais do Brasil que temos hoje.

Língua Portuguesa

O profissional que se forma no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa também pode contribuir para a formação dos cidadãos por meio do ensino, desde a educação básica até o nível superior.

O graduado em Língua Portuguesa tem o conhecimento necessário para incentivar seus alunos a desenvolverem o senso de ética e humanidade, bem como a capacidade reflexiva e interpretativa para relacionar os saberes teóricos aos acontecimentos da vida real.

Pedagogia

A graduação em Pedagogia fornece ao profissional todas as ferramentas educativas para moldar a aprendizagem individual e social dos alunos, desde seus primeiros anos de vida.

É importante considerar que a escola, já no período da educação básica, é um dos alicerces da aprendizagem e das interações sociais. Portanto, a atuação do pedagogo é fundamental na formação do ser humano. O outro — e principal — alicerce é a família!

A educação e a aquisição de conhecimento estão em todas as vivências do ser humano, especialmente no contexto familiar. Isso significa que a família é a primeira instituição que deve preparar o indivíduo para o bom convívio em sociedade, valorizando os conceitos de justiça, honestidade e respeito ao próximo.

A educação adquirida no núcleo familiar é a base de uma personalidade íntegra. Depois de receber essa estrutura, o ser humano está apto para absorver cada vez mais conhecimento no âmbito social e educacional e, a partir daí, expandir seu potencial transformador.

A educação é o instrumento mais poderoso que existe contra todo tipo de preconceito, violência, injustiça social, desigualdade e dominação intelectual. Se você tem o objetivo de fazer a diferença e mudar o Brasil, comece promovendo a educação!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe o nosso post nas suas redes sociais e faça sua parte para incentivar o interesse das pessoas pela educação.






Nosso App

Nossas Redes Sociais