Connect with us

Guia de Carreiras

Curso de Gestão Pública: o que você precisa saber?

Passar em um concurso público e garantir a tão sonhada estabilidade é certamente o sonho de muitas pessoas, independentemente da área de atuação. Para que isso aconteça, é preciso contar com uma rotina bem estabelecida de estudos, além de muito esforço, foco e dedicação. Para concursos que pedem noções de Gestão Pública, não poderia ser diferente.

Um dos caminhos para os estudos também, é fazer um curso de Graduação de Gestão Pública – que além de preparar para o desafio, entrega uma formação com alta demanda no mercado de trabalho privado.

Já entende como deve ser o perfil desse profissional e quais são as suas principais funções? Abordaremos todas essas e outras questões no artigo de hoje. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!

Como é o curso de Gestão Pública?

Se você pretende atuar como gestor público, saiba desde já que a melhor maneira para conseguir uma formação consistente na área é ter formação em Gestão Pública.

O curso curta duração (tecnólogo), por exemplo,é um curso de nível superior desenvolvido especialmente para quem deseja se formar com rapidez, aprendendo conteúdos específicos voltados para a prática.

Os alunos dessa modalidade conseguem concluir os estudos em 2 anos (correspondentes a 4 períodos).

Quando cursado na modalidade de educação a distância (EAD), as vantagens são ainda maiores, já que torna-se possível montar seus próprios horários e estudar quando e onde quiser: basta contar com um dispositivo conectado à internet.

Isso sem falar da flexibilidade e do custo-benefício, afinal, você vai estudar no conforto de sua casa e não precisará arcar com gastos extras, como transporte, alimentação, entre outros.

Entre as disciplinas ofertadas, estão:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Fundamentos de Direito;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Fundamentos de Políticas Públicas;
  • Economia do Setor Público;
  • Gestão de Projetos.

Qual é o perfil de um gestor público?

O gestor público é o profissional responsável por gerenciar e supervisionar o orçamento e os programas públicos, garantindo que o serviço prestado pelo governo seja entregue à população com a devida qualidade.

Em seu cotidiano de trabalho, ele precisa contar com uma série de características que podem, inclusive, ser desenvolvidas ao longo do curso. São elas:

  • ser um bom mediador e promover o diálogo;
  • saber delegar funções e fornecer feedbacks;
  • estar apto a tomar decisões acertadas;
  • agir com carisma;
  • passar credibilidade.

Como está o mercado para a área?

Devido ao crescimento do número de projetos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e dos concursos para cargos de gestor, pode-se afirmar que a Gestão Pública está em alta e encontra-se em expansão — o que gera um impacto positivo para o mercado da área, embora os desafios ainda existam.

Se você se interessa pela área, precisa entender que uma graduação em Gestão Pública não é apenas um diferencial, mas também uma excelente vantagem competitiva, qualquer que seja o segmento de atuação.

Somente passando por essa formação é que o profissional terá as ferramentas necessárias para ser um gestor atualizado e eficaz, estando sempre em posição de destaque.

Atuação do Gestor Público

Como estudar para o concurso da área?

Independentemente se o cargo for na área de Gestão Pública, estudar para um concurso é sempre uma missão que exige bastante do candidato. Somente assim ele conseguirá colocar o seu nome na lista de aprovados: por meio de muito esforço.

Tendo isso em mente, adotar e manter uma rotina consistente de estudos é fundamental. Para isso, comece definindo a quantidade de tempo que você tem disponível para esse fim caso estude ou trabalhe fora.

Nos casos em que o candidato opta por se dedicar completamente a essa preparação, uma recomendação interessante é montar um plano de estudos baseado na duração de uma jornada de trabalho comum (cerca de 8 horas), fazendo um cronograma completo com os horários e disciplinas a serem revisadas a cada semana.

No geral, outras dicas úteis para essa preparação incluem:

  • fazer resumos e anotações;
  • fazer simulados;
  • investir em materiais de qualidade;
  • controlar a ansiedade;
  • estipular metas;
  • desenvolver técnicas de estudo;
  • matricular-se em um curso preparatório.

Como é o trabalho e a faixa salarial do gestor público concursado?

Embora muitas pessoas possam pensar que o dia a dia de um gestor público se resume à parte burocrática da profissão, saiba que ele é responsável pela realização de atividades bastante diversas.

São alguns exemplos: criar e administrar políticas públicas, gerenciar recursos humanos, otimizar processos, analisar o desempenho e os resultados das instituições públicas e até mesmo assessorar políticos.

Isso vai depender do seu campo de atuação — e, aqui, as possibilidades são muitas. O gestor público pode trabalhar no governo federal, estadual e municipal; na docência; no poder público não estatal; nas entidades do terceiro setor, entre outros.

A faixa salarial, como você provavelmente já ouviu falar, é satisfatória. Para se ter uma ideia, o salário inicial médio é de cerca de R$ 5.247,00 nas carreiras federais. Dessa forma, cursar uma graduação na área é certamente um investimento de grande retorno.

Quais os benefícios de ser um concursado público?

Ser concursado, assim como tudo na vida, tem seus pontos positivos e negativos. No entanto, os positivos costumam contar bem mais na balança para quem tem essa aspiração. Sendo um gestor público, o profissional conta com os seguintes benefícios.

  • estabilidade: o funcionário tem garantia de estabilidade no cargo, ou seja, para ser demitido é necessário condenação judicial transitada em julgado;
  • benefícios: diversos benefícios atraentes são oferecidos aos gestores públicos, como vale-alimentação, vale-refeição, planos de saúde, entre outros;
  • remuneração: a média salarial, como já explicamos, é bem alta quando comparado com o setor privado;
  • jornada de trabalho menor: há uma carga horária padronizada de 6 horas para a maior parte dos cargos públicos;
  • reconhecimento social: o funcionário público tem uma grande missão, e quem passa em um concurso público em grande parte das vezes é visto com bons olhos;
  • aposentadoria diferenciada: quando se é concursado do setor público, é provável que você conte com um plano de previdência exclusivo do órgão empregador.

Agora você já sabe como é um curso de Gestão Pública e entende o que fazer para se tornar um concursado na área. Lembre-se de que o papel de um gestor público é fundamental para a sociedade, sendo assim, é preciso contar com toda a preparação necessária para exercer a função da melhor maneira possível.

Gostou do post de hoje? Não deixe de conhecer a graduação em Gestão Pública da Faculdade Unyleya e assinar agora mesmo a nossa newsletter para ficar sempre por dentro de conteúdos como este!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD