Deseja fazer uma pós-graduação em jornalismo? Descubra as melhores

  • 18/mar/2019

Deseja fazer uma pós-graduação em jornalismo? Descubra as melhores

A faculdade acabou e você quer continuar estudando para impulsionar sua carreira cada vez mais? A pós-graduação em jornalismo, sem dúvida, é o melhor caminho para isso. Um profissional que se especializa em determinada área ganha mais notoriedade no mercado e aumenta as chances de crescimento.

Entretanto, para aproveitar todos os benefícios de uma especialização, é importante saber escolher a melhor opção para seu desenvolvimento. Hoje em dia, há uma infinidade de faculdades e cursos oferecidos. Por isso, é preciso ter calma e procurar avaliar os critérios essenciais para tomar a decisão.

Quer saber mais sobre isso? Confira nossas dicas e nossa lista com as melhores opções para jornalistas!

Saiba a importância da pós-graduação

Apesar de representar o fechamento de um ciclo muito importante e intenso, o final da graduação não significa sucesso profissional instantâneo. Pelo contrário, o mercado de trabalho coloca exigências maiores a cada momento. Assim, decidir os próximos passos da carreira é uma urgência.

Fazer uma pós-graduação em jornalismo permite que você continue estudando e aprofundando conhecimentos obtidos durante a faculdade. Afinal, um curso de ensino superior aborda diversos temas ao mesmo tempo, passando por alguns de modo superficial. Dessa forma, quem deseja trabalhar em um campo específico se beneficia muito da especialização.

Além disso, o novo diploma enriquece o currículo do profissional, tornando-o mais competitivo em seleções de emprego ou no mercado do empreendedorismo. A conclusão de uma pós-graduação significa que o jornalista adquiriu novas habilidades teóricas e, principalmente, práticas.

Com isso, seu perfil profissional se torna mais rico. A resposta do mercado é clara: profissionais especializados trabalham em cargos mais complexos e ganham maiores salários. O curso também ajuda a gerar novas oportunidades de trabalho autônomo ou gerenciamento de um negócio próprio.

Conheça as melhores opções de pós-graduação em jornalismo

Agora que você já sabe as principais vantagens de continuar estudando, que tal conhecer ótimos exemplos de cursos de pós-graduação em jornalismo? Confira, a seguir, as melhores opções para sua escolha!

Jornalismo investigativo

As investigações de crimes vêm ficando cada vez mais precisas e tecnológicas ao longo do tempo. E alguns dos principais envolvidos nesse campo são os jornalistas. Sim, muitos escândalos são expostos e até mesmo resolvidos com a ajuda dos profissionais da comunicação.

Assim, essa é uma área muito interessante para a pós-graduação. Um profissional especialista na área pode trabalhar em diversos veículos com equipes voltadas ao jornalismo investigativo — vários programas televisivos, por exemplo, fazem desse tema seu ponto central.

O objetivo dessa especialização é fornecer aos profissionais os conhecimentos essenciais para a atuação na área, tais como: a compreensão da sistemática dos crimes, as técnicas investigativas, as ferramentas tecnológicas utilizadas e as estratégias de coleta e análise dos fatos jornalísticos.

Jornalismo político

Outro nicho muito promissor para jornalistas é a política. Esse assunto tem ganhado cada vez mais notoriedade. Assim, com a maior atenção da mídia e da população, os políticos e gestores públicos perceberam a importância de contar com equipes de assessoria à comunicação.

Além de trabalhar diretamente com pessoas que ocupam cargos públicos, um profissional especializado em jornalismo político também será capacitado para escrever matérias sobre esse tema em diversos veículos. Se você sonha em obter destaque analisando fatos políticos, esse é o curso certo!

Dentro desse campo, existem, ainda, outras opções muito interessantes para preparar melhor o profissional. Por exemplo, se especializar em comunicação pública ou em crise de imagem permite que você obtenha ainda mais destaque nessa área.

Jornalismo digital

Todas as nossas opções de pós-graduação em jornalismo estão considerando as tendências da área. Por isso, as mídias sociais não poderiam ficar de fora, não é? Afinal, a tecnologia modificou a vida das pessoas e trouxe muitas novidades também para os jornalistas.

Saber se inserir no universo online, atualmente, é indispensável para qualquer profissional do jornalismo. Longe de ser apenas uma necessidade ou obrigação, a internet também oferece diversas oportunidades de trabalho, já que é uma das principais formas de comunicação atuais.

Então, que tal se especializar em jornalismo digital? O curso promove conhecimentos sobre as ferramentas de comunicação na internet, os aspectos éticos, a linguagem adaptada às redes sociais e muito mais.

Marketing e redes sociais

Não falamos à toa sobre a internet oferecer muitas oportunidades de trabalho. Além de atuar diretamente com o jornalismo digital (buscando fontes de dados e publicando notícias em canais de comunicação online), é possível trabalhar com assessoria de empresas e até mesmo com marketing.

Esse é um ótimo caminho para quem deseja mudar um pouco sua área de trabalho depois de se formar. Fazendo uma especialização voltada para o marketing, você consegue aliar o jornalismo a outros campos, como o da publicidade e propaganda.

Com o crescimento das mídias, as empresas estão investindo muito no marketing digital. E, para isso, nada melhor do que contar com profissionais especialistas em comunicação. Afinal, o trabalho de um jornalista faz toda a diferença na qualidade dos conteúdos publicados.

Aprenda a escolher uma boa faculdade para a pós-graduação

Depois de conhecer ótimas opções de curso, é importante saber como decidir onde estudar. A falta de atenção a esse ponto pode prejudicar sua formação, pois a qualidade da faculdade interfere diretamente no aproveitamento dos estudos (e do diploma) na sua vida profissional.

Por isso, o primeiro passo é verificar se o funcionamento da faculdade está autorizado pelo Ministério da Educação e saber se os documentos que ela emite são válidos em todo o território nacional. Aproveite também para avaliar a credibilidade dela no mercado.

Depois, é preciso considerar a estrutura oferecida. Em caso de cursos a distância, você precisa conhecer as ferramentas utilizadas, assim como a metodologia de ensino. O corpo docente é outro fator central para a qualidade de um curso, já que os professores são os principais responsáveis pela aprendizagem.

Além disso, na hora de decidir que curso fazer, lembre-se de ver a grade de conteúdos e verificar se ela atende às suas expectativas. A carga horária é outro ponto que pode ser avaliado nesse momento. Por fim, não deixe de tirar qualquer dúvida antes da matrícula.

Fazer uma pós-graduação em jornalismo é uma ótima estratégia para aprofundar conhecimentos, enriquecer o currículo, gerar novas oportunidades e, ainda, conquistar melhores salários. Entretanto, escolher o curso é um momento crucial. Siga as nossas dicas e aproveite todos esses benefícios!

E então, está pronto para investir mais na sua carreira? Entre em contato com a Faculdade Unyleya e conheça nossos cursos!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais