Homeopatia: como se preparar para seguir carreira na área?

  • 11/jun/2018

Homeopatia: como se preparar para seguir carreira na área?

Para quem se interessa pelos temas relacionados à saúde e aos tratamentos médicos, uma opção interessante para tentar carreira é a Homeopatia. Apesar de não ser um campo tão recente, essa prática vem ganhando mais evidência no cenário atual, devido à relevância alcançada pela medicina alternativa.

Se você já pensou na possibilidade de aprofundar seus conhecimentos nessa área e, quem sabe, consolidar sua profissão como um homeopata, vai gostar de ler este post. Continue a leitura e entenda o que é Homeopatia, quais os princípios dessa terapia e como se especializar para atuar profissionalmente.

O que é Homeopatia?

A Homeopatia, criada há mais de 200 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, é um sistema alternativo de tratamento medicinal, que leva em conta o ser humano em sua totalidade e não apenas as patologias que ele apresenta.

Essa terapia toma por base os estímulos energéticos, que são liberados a partir da administração de medicamentos homeopáticos, cujo objetivo é o de restaurar as energias do paciente e estimular o organismo a combater uma doença e se curar sozinho.

Entre os princípios que orientam a Homeopatia estão as doses infinitesimais e a lei dos semelhantes. Esta última, também conhecida como o princípio “de igual para igual” preconiza que uma determinada patologia pode ser amenizada por substâncias que reproduzam sintomas semelhantes aos da doença em questão.

Isso significa que um elemento que causa malefícios a uma pessoa saudável, também pode ser benéfico no tratamento de outro problema de saúde. Por exemplo, se uma substância provoca vômitos em um grupo de pessoas, o conteúdo diluído (homeopático) dessa mesma substância pode ser usado para tratar problemas frequentes de vômitos.

Já as doses infinitesimais correspondem à diluição extrema e dinamização de um medicamento, com o intuito de alcançar suas propriedades latentes. Há controvérsias na comunidade médica em relação a essa teoria, mas tudo indica que a Física Quântica possa explicar o potencial curativo da Homeopatia. Estudos ainda estão sendo aprofundados nesse campo.

Por que essa área está em alta?

Segundo as medicinas alternativas, o indivíduo não é vítima de uma patologia isolada; ele sustenta um desequilíbrio energético que passa por diferentes manifestações, ao longo do tempo, e afeta o ser humano em todos os aspectos.

Visando restaurar o sistema imunológico e promover o total reequilíbrio do paciente, a Homeopatia trabalha com milhares de remédios, que são extraídos de elementos vegetais, minerais e animais. Entre as doenças tratadas por essa terapia estão: problemas gastrointestinais, respiratórios, dermatológicos, ginecológicos e até alguns distúrbios emocionais.

Apesar de ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como um tratamento alternativo e complementar, a Homeopatia ainda é alvo de ceticismo por parte daqueles que se mantêm fiéis à medicina convencional.

Mesmo assim, esse campo tem sido destacado como uma das tendências atuais na área da saúde. Pacientes que não conseguiram evolução com o tratamento convencional alegam que encontraram nas terapias homeopáticas a cura para os seus problemas, incluindo casos de alergia, infecções recorrentes, distúrbios do sono, quadros fóbicos, entre outros.

O diferencial da Homeopatia é avaliar as especificidades de cada caso e considerar os aspectos do paciente em totalidade. Dessa forma, essa terapia se configura como uma alternativa mais suave para restaurar a saúde e reorganizar o organismo.

Como se especializar em Homeopatia?

Para quem pretende aprofundar os conhecimentos em Homeopatia e seguir carreira nessa área, existem os cursos de especialização. A Pós-Graduação confere ao aluno compreensão das teorias e práticas homeopáticas e o capacita para o exercício regular da profissão.

A Faculdade Unyleya é uma das Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Pós-Graduação em Homeopatia na modalidade EAD (Educação a Distância). A seguir, separamos algumas informações para que você conheça um pouco mais sobre essa especialização:

Duração do curso

O curso tem duração total de 420 horas, o que corresponde a aproximadamente 10 meses de estudos. A metodologia EAD permite que as aulas sejam feitas 100% online. O encontro presencial somente é necessário para realização da prova e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Grade curricular

A especialização em Homeopatia da Faculdade Unyleya inclui as seguintes disciplinas:

  • Clínica e Terapêutica Homeopática;
  • Farmacotécnica Homeopática e Controle de Qualidade;
  • Gestão Empresarial voltada a Farmácia Homeopática;
  • Matéria Médica Homeopática;
  • Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica;
  • Prática Clínico Sanitária;
  • Semiologia Homeopática, Ética e Legislação;
  • Teoria Geral da Homeopatia;

A quem o curso é indicado

O público-alvo da pós-graduação em Homeopatia é formado, principalmente, por profissionais graduados em Farmácia, Medicina, Enfermagem e Odontologia. No entanto, o curso também pode ser realizado por pessoas que tenham interesse em trabalhar com ciências homeopáticas, mas que possuam nível superior em outras áreas de formação — como biomédicos, psicólogos, fisioterapeutas, químicos, nutricionistas, entre outros.

Onde o profissional pode atuar?

O homeopata avalia os sintomas descritos pelo paciente e prescreve as receitas adequadas para cada caso. Ele pode, inclusive, recomendar tratamentos auxiliares ou encaminhar o paciente para o acompanhamento com outros especialistas, dependendo da gravidade do quadro.

As áreas de atuação para o profissional que trabalha com Homeopatia incluem, sobretudo, consultórios particulares e ambulatórios, que são ambientes com um grande fluxo de pacientes. Já os hospitais, embora também permitam as atividades do homeopata, oferecem poucas oportunidades, em razão da gravidade dos diagnósticos, que exigem intervenções medicamentosas de maior intensidade.

Muitos municípios brasileiros adotaram a prática dessa especialidade na rede pública, viabilizando o atendimento homeopático nas Unidades Básicas de Saúde, o que amplia as possibilidades de atuação para o profissional dessa área.

Quais qualidades são necessárias para um bom homeopata?

O profissional que decide se especializar e seguir carreira na área da Homeopatia deve ter, ou desenvolver, algumas habilidades e competências para o desempenho da profissão. Capacidade para construir boas relações com seus pacientes é um dos pontos principais.

Transmitir informações com clareza e de forma coerente, ser carismático e confiável são qualidades essenciais para esse profissional. Por fim, é importante ter capacidade para avaliar o estado do paciente com visão ampla e não hesitar em encaminhá-lo para o tratamento convencional nos casos necessários.

Você se identificou com os princípios dessa alternativa terapêutica? Aproveite que agora você tem novas informações sobre a prática da Homeopatia e sobre como se especializar nessa área, amadureça a ideia de seguir carreira como um homeopata e confie em uma Instituição de Ensino de qualidade para iniciar a sua nova jornada.

Para saber mais a respeito desse ou de outro curso, entre em contato com a Faculdade Unyleya — vamos auxiliar você em todas as suas dúvidas.
.



Nosso App

Nossas Redes Sociais