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Guia de Carreiras

Marketing: da graduação ao mercado de trabalho

Como o profissional de marketing atua? Cabe ao profissional de Marketing fomentar as vendas de produtos ou serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalha. Para isso, ele está sempre atento às oportunidades e demandas do mercado de forma a fazer delas vantagens que possam atrair o consumidor.

Parte desse trabalho consiste em elaborar e executar estratégias para cativar novos clientes e criar neles a lealdade por determinada marca, serviço ou produto. Esse profissional lança mão de pesquisas de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto.

O bacharelado dura cerca de 4 anos e engloba todas as principais áreas do marketing – direto, industrial, corporativo, de varejo e de serviços – com disciplinas referentes à gestão de negócios, de preços e custos, além de matérias básicas, como sociologia, economia, psicologia e estatística.

A apresentação de cases (casos de ações e planejamento reais) faz parte do dia a dia em sala de aula na maioria dos cursos. Os cursos tecnológicos têm duração média de 2 anos e pouco diferem do bacharelado e são mais voltados para as práticas em segmentos específicos do marketing, como turismo ou varejo.

Atuação

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O profissional de marketing pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor de pequenos e médios negócios, além de institutos de pesquisa e órgãos públicos. Veja a seguir algumas áreas de atuação:

  • Comunicação corporativa – Realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa (funcionários e colaboradores).
  • Consultoria – Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
  • Desenvolvimento e inovação de produtos – Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em produtos ou serviços.
  • Gerência de produto – Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.
  • Merchandising – Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.
  • Pesquisa – Obter dados sobre o perfil dos consumidores para avaliar o mercado antes do lançamento de um produto, bem como, o impacto do lançamento desse produto ao consumidor.
  • Planejamento estratégico – Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

Mercado de Trabalho

Tecnólogos e bacharéis ocupam praticamente o mesmo espaço no mercado de trabalho. Ambos são responsáveis por elaborar e implantar estratégias de marketing para empresas de grande, médio e pequeno porte, seja para cativar clientes, seja para ganhar mercado. A maior demanda por profissionais de marketing costuma ser em empresas do setor de serviços, pois essas dependem fundamentalmente do bom relacionamento com consumidor.

Uma das áreas mais aquecidas atualmente é a de analistas de mídias sociais, pois elas têm se tornado o maior canal de relacionamento direto com os clientes. Além disso, o crescimento do comércio eletrônico tem sido muito grande e tende a aumentar ainda mais. Os analistas de mídias sociais são responsáveis por interagir com o público em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Google +, Linkedin, ou em blogs. Esses profissionais já são requisitados pela maior parte das empresas, seja em seus quadros ou como prestadores de serviços autônomos.

Outra área que tem boas perspectivas é a do marketing cultural e esportivo. A maior concentração de vagas nessa área está nas regiões Sul e Sudeste, entretanto, todas as capitais e as principais cidades nordestinas têm apresentado mercado aquecido, principalmente em áreas como indústria e turismo.

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