Que tipo de formação e habilidades deve ter um profissional de logística?

  • 10/maio/2018

Que tipo de formação e habilidades deve ter um profissional de logística?

Você tem interesse em se tornar um profissional de Logística? Essa é uma área promissora e que possibilita atuação em diversos campos. Mas, para ganhar destaque nessa profissão, algumas características são essenciais.

Todo ofício exige um determinado perfil profissional, isso inclui formação, competências e habilidades. Na área de Logística não é diferente, principalmente se considerarmos a expansão, procura e competitividade desse mercado de trabalho.

Neste post, você vai aprender qual é a formação necessária para atuar nesse campo e quais são as principais habilidades que o profissional de Logística precisa ter para conseguir se destacar. Não deixe de ler!

A formação do profissional de Logística

A formação exigida para atuar nas diversas áreas dessa profissão é o Curso Superior de Tecnologia em Logística. Para obter o diploma existem diferentes tipos de curso, como presencial, híbrido ou educação a distância (EAD). Daqui a pouco, vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades.

Antes disso, vamos responder outra dúvida que você pode ter em relação aos tipos de curso superior: quais são as diferenças entre bacharelado e tecnólogo? A primeira diferença é o tempo de duração. O bacharelado dura no mínimo 8 semestres (4 anos), enquanto que o tecnólogo varia de 2 a 3 anos.

Outro ponto que difere os dois tipos de curso é a grade curricular. Quem faz um superior de tecnologia tem contato com disciplinas mais voltadas às demandas do mercado de trabalho, com foco no conhecimento prático. Já o futuro bacharel possui um currículo mais extenso, com muitos conteúdos teóricos.

Em síntese, o bacharelado viabiliza uma visão mais ampla de um determinado campo do saber. Por outro lado, o tecnólogo afunila o conhecimento de acordo com uma área profissional específica.

Apesar dessas particularidades, se você tinha dúvidas sobre a validade de algum desses cursos, não tenha mais. Ambos conferem o diploma de nível superior e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Seja qual for a sua escolha, você estará apto para atuar na profissão ou fazer uma pós-graduação.

Voltamos às modalidades dos cursos superiores — presencial, EAD e híbrido. Veja as características de cada um deles.

Cursos presenciais

Nesse tipo de ensino, como o nome já deixa claro, as aulas e avaliações são 100% presenciais, os horários são fixos e o estudante tem sua presença em sala contabilizada. Em relação aos custos, o aluno tem despesas com a mensalidade (em instituições privadas), além de alimentação e transporte.

Cursos híbridos

No ensino híbrido, parte da carga horária é presencial e parte das aulas pode ser realizada a distância. Os horários dos encontros presenciais são definidos pela instituição e também é obrigatória a presença do aluno nas avaliações. É uma opção viável para quem pretende estudar no formato tradicional, mas precisa de horários flexíveis.

Educação a distância

Essa é uma modalidade de ensino que tem sido cada vez mais procurada. Isso porque estamos vivendo em uma era de múltiplas tarefas e toda economia de tempo é válida. Somado a isso, temos as inovações tecnológicas a nosso favor, facilitando muitas atividades, especialmente a educação.

A educação a distância, ou EAD, permite que o aluno tenha acesso ao conhecimento e à formação acadêmica sem sair de casa ou comprometer sua rotina. As plataformas de ensino virtual fornecem todo respaldo necessário para que o estudante garanta um bom aproveitamento do conteúdo, com flexibilidade e autonomia.

As habilidades necessárias para se destacar nessa profissão

Como em qualquer outra carreira, é importante que o profissional de Logística apresente um perfil que corresponda às demandas de sua área de atuação e às funções que ele vai desempenhar.

Se você pretende seguir esse caminho, fique atento às habilidades que compõem o perfil desse profissional e lembre-se de que qualquer capacidade pode ser desenvolvida com prática e dedicação.

Facilidade de comunicação

Para atuar em Logística, é essencial comunicar-se constantemente com diversos setores, isso inclui profissionais do mesmo ambiente de trabalho e de outras áreas da empresa, além dos contatos externos com fornecedores, clientes e organizações parceiras.

Flexibilidade e fácil adaptação

Esse campo de trabalho é dinâmico e sujeito a imprevistos. Para driblar as dificuldades que aparecem na rotina das atividades, você deve ser flexível e adaptar-se facilmente às novas condições que surgirem e, assim, não perder os prazos e prejudicar os lucros da empresa.

Bom relacionamento interpessoal

O profissional de Logística se relaciona com muitas pessoas, dentro e fora da empresa. Para cultivar bons relacionamentos no ambiente de trabalho e saber solucionar conflitos interpessoais com facilidade, ele precisa ter habilidade para trabalhar em equipe e lidar com as diferenças de atitude e opinião.

Dinamismo

Ser dinâmico no ambiente de trabalho é tomar iniciativa, se adiantar aos imprevistos, assumir múltiplas tarefas e gerenciá-las adequadamente. Essa característica é típica de um profissional de destaque no setor de Logística, já que se trata de uma área que passa por constantes alterações no dia a dia.

Facilidade para trabalhar sob pressão

A necessidade de respostas e ações dinâmicas, a exigência de resultados e a urgência na resolução de problemas inesperados são situações de rotina na Logística. Portanto, o profissional dessa área precisa estar disposto a trabalhar sob pressão sem comprometer a produtividade.

Proatividade

Ser proativo é ser capaz de se antecipar na solução de um problema antes que ele aconteça e de cumprir tarefas antes de receber ordens para isso. A proatividade é uma característica que evidencia a qualidade do profissional em qualquer área.

Na Logística essa habilidade é ainda mais significativa, devido ao dinamismo da profissão e sua importância para os resultados da organização.

Visão estratégica

A visão estratégica permite que o profissional adote um olhar amplo sobre o cenário atual da rotina de trabalho, levando em conta aspectos positivos e negativos, e seja capaz de avaliar possíveis consequências e criar alternativas estratégicas para alcançar melhores resultados.

Raciocínio lógico

Para elaborar estratégias e desempenhar com eficácia as atividades da profissão em Logística, também é importante ter raciocínio lógico, o que indica facilidade para interpretar dados estatísticos e para trabalhar com pesquisas e planilhas.

Se você não tem mais dúvidas sobre a formação e as habilidades necessárias para o profissional de Logística e está certo de que essa é a profissão que pretende seguir, não perca mais tempo. Encontre uma instituição de ensino de qualidade e comece a trilhar o seu caminho em direção à realização desse objetivo.

Gostou dessas informações sobre o perfil do profissional de Logística? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos cursos de Educação a Distância!



Nosso App

Nossas Redes Sociais