Segunda licenciatura em Pedagogia: o que é e por que fazer?

  • 08/abr/2019

Segunda licenciatura em Pedagogia: o que é e por que fazer?

A segunda licenciatura em Pedagogia pode ser uma boa opção para aprimorar os estudos e alavancar a carreira. Mesmo os funcionários públicos com estabilidade devem pensar no futuro. Do contrário, estarão vulneráveis à estagnação. Afinal, com o passar dos anos, a sua renda de hoje corre o risco de não proporcionar mais o mesmo padrão de vida, mesmo com reajustes.

Saiba que, além de ampliar as oportunidades de trabalho, a segunda licenciatura pode ser feita em até um ano, inclusive na modalidade EAD (educação a distância). Ficou com vontade de descobrir mais? Então leia nosso post e saia do marasmo. Venha com a gente!

Conheça o conceito

A licenciatura é uma formação com nível superior destinada à capacitação de professores para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Como, no país, existe uma alta demanda por esses profissionais, o Ministério da Educação (MEC) elaborou projetos para incentivar a segunda licenciatura.

Desse modo, os educadores que já contam com essa especialização podem complementar a sua formação e passar a dar aulas de outras disciplinas. Essa estratégia é uma das táticas do governo para as políticas educacionais.

Sendo assim, essa prerrogativa veio disposta na Resolução do MEC de número 2, publicada em 1º de julho de 2015. Por meio desse direito, os docentes já licenciados têm a regalia de concluir uma segunda graduação nessa mesma categoria em apenas 12 meses, isto é, um ano.

A fim de normatizar as regras para o funcionamento desse tipo de instrução diferenciada, o Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2015, autorizou as instituições de ensino a oferecer esse curso de duração um pouco menor.

Mais do que ajudar os professores, é uma maneira de preencher as lacunas do ensino brasileiro. Assim, você tem a escolha de cursar uma licenciatura EAD, o que vai deixar mais fácil a rotina de estudos. Trata-se de um jeito simples e econômico para fugir da acomodação.

Há quem diga, inclusive, que é um dos caminhos mais vantajosos para continuar o aprendizado sem ter que enfrentar grandes desafios e obstáculos. Como resultado, esse investimento traz novas chances no mercado de trabalho, com melhores salários.

Para os funcionários públicos, isso pode significar mais pontos no plano de carreira. Isso porque diversos órgãos oferecem, em seus respectivos estatutos de servidores, gratificações ao trabalhador que investe na lapidação do conhecimento.

Veja quem pode participar da segunda licenciatura

A segunda graduação em Pedagogia é voltada aos profissionais que têm diplomas de licenciatura, mas não apenas isso. São aulas direcionadas aos docentes com vontade de crescer na carreira, ou seja, de melhorar seus conhecimentos pedagógicos.

Desse modo, afora o exercício da docência nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, esse professor terá condições de trabalhar com a Modalidade Normal, com a Gestão Educacional e com o acompanhamento e a análise de projetos que estejam ligados à área.

A segunda licenciatura ainda oferece ao professor um maior número de oportunidades na carreira. Por exemplo: alguém que ensina Biologia pode conseguir uma vaga para dar aulas de Geografia.

Do mesmo modo, um docente de licenciatura em História, Letras e Filosofia tem o direito, caso conclua o curso extensivo, de também instruir alunos sobre Matemática, Física, Química etc. Viu como os espaços para crescer se ampliam consideravelmente?

Imagine, ainda, alguém que ensine História há anos e que esteja sentindo nos ombros um certo cansaço de repetir sempre o mesmo conteúdo. Mudar de ares pode ser uma excelente maneira de trazer de volta aquele velho entusiasmo. Quem sabe uma especialização em Língua Portuguesa?

O funcionamento da segunda licenciatura é bem simplificado. Mesmo quem ainda não deu aulas, mas conta com o diploma, pode participar dessa aprendizagem extra.

Vestibular

Outra boa notícia para espantar o desânimo e a preguiça: na Complementação Pedagógica, não é necessário passar pelos processos seletivos. Isso significa que você fica livre do vestibular. Funciona assim: você preenche um cadastro junto aos consultores educacionais das melhores instituições de ensino superior e aguarda a chamada. Fácil, não é?

Transferência

É possível transferir o curso a qualquer instante de uma faculdade para outra, inclusive da versão presencial para a online. Nesse caso, bastará apresentar uma cópia do histórico escolar onde você deseja continuar o seu aprimoramento profissional.

Descubra as vantagens

A estabilidade na carreira é o sonho de muita gente. Mas, para quem já conquistou esse benefício, a imunidade ao desemprego pode se tornar um calcanhar de Aquiles. Afinal, todo mundo deseja crescer, e, em muitos casos, para obter promoções e resultados positivos, é necessário evidenciar a maturidade profissional.

Nesse sentido, a segunda licenciatura traz inúmeras vantagens. Por exemplo: quem tem licenciatura em História e passa a cursar Ciências Sociais consegue mostrar muito além dos simples fatos do passado aos alunos.

Esses profissionais ganham a habilidade de interpretar contextos, de fazer conexões com a realidade atual, algo que deixará qualquer aula muito mais atraente para as suas classes. Quer ver mais benefícios? Então é só conferir:

  • aprimoramento da formação: você se tornará um professor mais capacitado, terá mais um item de valor para o currículo e tende a ser mais respeitado e querido pelos estudantes;

  • mais chances de atuação: com a segunda licenciatura, fica mais simples encontrar novas vagas no mercado de trabalho ou até mesmo prestar outros concursos públicos, com salários melhores;

  • regularização: muitos professores que atuam sem a devida certificação em disciplinas para as quais não estão habilitados correm o risco de perder seus empregos. Com a segunda licenciatura, esse problema é eliminado.

Escolha a instituição de ensino correta

Outro ponto crítico quando a gente decide partir para a segunda licenciatura em Pedagogia é a escolha da instituição de ensino correta. Verifique se o corpo docente de suas faculdades candidatas conta com professores com bons títulos, como mestres e doutores.

Mais uma dica: veja se há especialistas consagrados no mercado. Eles podem passar experiência prática e servir de contato para diferentes chances de emprego ou até mesmo para dar dicas de como estudar para novos concursos.

Cuidado com as escolas superiores muito conservadoras. Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, o aprendizado requer flexibilidade e aderência às constantes mudanças da sociedade.

Assim, procure por centros educacionais com ferramentas modernas, como plataformas online e aplicativos para o celular. Desse modo, você estuda quando bem entender. Inclusive, as faculdades de ponta proporcionam apps que operam sem internet.

Não é fantástico? Se a sua opção for a EAD, que realmente é mais prática e acessível financeiramente, não se esqueça de um importante detalhe: exija o acompanhamento de tutores que possam esclarecer as suas dúvidas durante o processo de instrução.

Como você já deve ter notado, a segunda licenciatura em Pedagogia abre portas para crescer em curto prazo. Além disso, na EAD, você não gasta muito e se dedica quando puder. Não é uma maravilha? Assim, você terá mais oportunidades para ocupar um cargo mais alto — quem sabe uma coordenação?

Se você ficou com vontade de voltar a estudar, baixe nosso Guia completo do estudante EAD e mude seu futuro hoje mesmo!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais