Você sabe o que é MBA? Entenda mais sobre esse tipo de pós-graduação

  • 29/abr/2019

Você sabe o que é MBA? Entenda mais sobre esse tipo de pós-graduação

Nos dias de hoje, é indiscutível a importância de uma pós-graduação para quem deseja se manter ativo no mercado. A educação continuada é a chave para o desenvolvimento profissional, abrindo oportunidades e ampliando as chances de crescimento.

Mas quando o assunto é especialização, é comum que apareçam algumas dúvidas — sobretudo em relação aos tipos de formação disponíveis. Algumas são mais focadas para a atuação acadêmica, enquanto outras estão voltadas para a prática ou até mesmo para o meio corporativo, como é o caso do MBA.

E você, já sabe o que é MBA? Entende como esse curso se diferencia dos outros tipos de pós-graduação? Foi justamente pensando em solucionar esses questionamentos que preparamos este post. Continue conosco e boa leitura!

O que é MBA e em qual tipo de pós-graduação ele se encaixa?

Antes de partirmos para a definição de MBA, é importante reforçar que existem tipos de especializações diferentes, e é importante optar por aquela mais alinhada ao seu perfil e objetivos. As pós-graduações, por exemplo, podem ser divididas em dois grupos: stricto sensu e lato sensu.

As formações do primeiro tipo correspondem aos cursos de mestrado (acadêmicos e profissionais), doutorado e pós-doutorado. De forma geral, os indivíduos que ingressam nessa modalidade têm como objetivo seguir carreira no campo acadêmico, seja atuando em sala de aula como mestre, seja participando de pesquisas e demais projetos. Ao final do curso, os alunos mestres ou doutores recebem um diploma.

As pós-graduações do tipo lato sensu, por sua vez, englobam as especializações e, finalmente, os MBAs, sendo mais indicadas para aqueles que buscam desenvolver competências específicas para serem utilizadas no dia a dia da profissão. Com a sua conclusão, os alunos recebem um certificado amplamente valorizado pelo mercado.

Quais são as principais características de um MBA?

A sigla MBA vem da expressão de língua inglesa “Master in Business Administration” ou “Mestre em Administração de Empresas”, em português. Apesar do nome, é importante frisar que o MBA não corresponde a um mestrado. No Brasil, ele é considerado uma especialização, pois é voltado justamente para a prática profissional.

A formação é geralmente procurada por profissionais que já atuam no mercado de trabalho — como empresários, executivos e gestores — e desejam aprimorar conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, obtendo uma visão aprofundada do universo corporativo. Para ingressar, o interessado passa por processos como análise de currículo, entrevista, avaliação de proficiência em inglês, redação e até mesmo testes de lógica.

Isso não significa, no entanto, que o público-alvo de um MBA se restringe apenas a esse tipo de perfil. É muito comum encontrar pessoas que buscam nesse tipo de formação o conhecimento necessário para alcançar cargos de gestão, mudar o foco da sua atuação profissional ou até mesmo para aprofundar em uma área específica alinhada aos seus objetivos.

Quanto à duração, segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos de MBA, para serem devidamente reconhecidos, precisam contar com a duração mínima de 360 horas. As aulas presenciais costumam acontecer aos sábados — ou seja, ideal para poder conciliar estudo à rotina de trabalho — ou em alguns dias úteis pela noite. As ministradas a distância não podem exceder 20% da carga horária.

Quais são os tipos de cursos MBA disponíveis?

Existem vários tipos de MBA, com foco em diferentes áreas — como empreendedorismo, gestão de pessoas, marketing, finanças, contabilidade, tecnologia da informação, entre muitas outras. Abaixo, selecionamos algumas das opções disponíveis. Vamos conferir?

MBA Executivo em Gestão de Pessoas

Esse tipo de MBA é destinado àqueles que já atuam na área e querem aprimorar seus conhecimentos sobre o comportamento empreendedor nas organizações, como tecnólogos em Gestão de Pessoas, bacharéis em Administração e/ou Psicologia e consultores organizacionais que lidam com a área comportamental. No entanto, também é buscado por profissionais de nível superior interessados neste campo.

Entre os objetivos da formação, estão:

  • desenvolver competências específicas para profissionais que desejam atuar na área de Gestão de Pessoas, tanto na esfera pública quanto privada;

  • ampliar os conhecimentos sobre empreendedorismo a partir das diversas concepções;

  • desenvolver atividades de pesquisa, em especial as relacionadas ao campo do empreendedorismo, instigando autonomia e espírito investigativo;

  • estimular a criatividade e a inovação no âmbito da organização

  • refletir sobre a necessidade da formação continuada do gestor de pessoas.

MBA Executivo em Gestão Empresarial

O MBA Executivo em Gestão Empresarial, diferentemente da opção anterior, é uma formação mais ampla, que tem como objetivo contribuir para a qualificação de executivos na área de gestão. Por isso, ela é voltada para todos os profissionais de nível superior que têm interesse no campo.

No curso, o aluno poderá:

  • ampliar as habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança;

  • desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão;

  • desenvolver visão estratégica;

  • obter maior eficiência no processo decisório a partir de ferramentas e instrumentos.

MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais

Esse curso tem como público-alvo os estudantes e profissionais graduados em Administração, Marketing, Comunicação, Publicidade e áreas afins, além de gestores e empreendedores de todos os ramos que têm interesse e precisam usar a internet para promover seus negócios.

Para tanto, o MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais permite que o aluno:

  • gere valor em sua área de atuação profissional;

  • obtenha uma visão geral sobre o tema, mostrando como os meios digitais estão alterando as abordagens tradicionais do marketing;

  • adquira uma visão integrada e inovadora do Marketing Digital;

  • entenda a importância do Marketing Digital na construção e posicionamento de marcas, produtos e serviços;

  • ganhe conhecimento a respeito das redes sociais, seus papéis e suas características.

MBA em Empreendedorismo e Criação de Startup

Um MBA em Empreendedorismo e Criação de Startup está voltado para profissionais graduados em qualquer área, mas que desejam adquirir experiência no desenvolvimento de novos negócios inovadores e sustentáveis. Por isso, o curso ajudará a:

  • destacar o papel do profissional como solucionador de problemas de forma criativa e inovadora;

  • aprofundar os conhecimentos sobre Tecnologias Exponenciais;

  • exercitar a inspiração empreendedora, destacando a importância e a arte de inovar dentro das empresas;

  • desenvolver projetos de implementação nas empresas;

  • imergir o aluno no ecossistema das startups;

  • desenvolver a criação de novos modelos de negócios com o Business Model Generation.

Por que fazer um MBA?

Quando alinhado aos objetivos pessoais e profissionais do indivíduo, um MBA é certamente um bom investimento para a carreira. Ele pode ser um importante passo para uma eventual promoção, conquista de um cargo de liderança ou até mesmo abertura do negócio próprio — já que o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas garantirão que o profissional esteja preparado para lidar com as demandas do mundo corporativo.

Pronto! Agora você já sabe o que é MBA e para quais situações esse tipo de formação é indicada. Se gostou do tema, aproveite para continuar sempre por dentro de mais conteúdos como este e assine agora mesmo a nossa newsletter!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais