Connect with us

Fala, Professor

Português Jurídico: “a teor” e “ao teor”

Bem-vindo a nossa sessão dedicada ao português jurídico! Aqui, exploramos as nuances e particularidades da linguagem jurídica, desmistificando expressões comuns e ajudando a aprimorar a comunicação nesse universo.

Um dos temas que despertam dúvidas frequentes é o uso de expressões como “a teor” e “ao teor”, que fazem parte do português jurídico. Neste artigo, vamos explicar o significado e a correta utilização dessas expressões jurídicas, contribuindo para uma compreensão mais precisa da linguagem jurídica e fortalecendo sua argumentação e escrita no campo do direito.

Dúvida de participante sobre a expressão “a teor” e “ao teor” motivou esta mensagem.

Nosso idioma não aceita o uso de “a teor” ou “ao teor”. As duas formas estão inadequadas. Sei que principalmente a expressão “a teor” é muito usada na linguagem jurídica com o sentido de conformidade (conforme, como, consoante, nos termos de, de conformidade com, etc.).

Observe exemplo inadequado do uso de “a teor”:

A extinção do processo sem julgamento do mérito é a solução adequada para o caso, a teor do art. 267 do Código de Processo Civil (construção inadequada).

Não se trata de expressão técnica, mas de erro gramatical mesmo. Prefira “de conformidade com”, “de acordo com”, “conforme o”, etc.

Um abraço e boa semana!

Marcelo Paiva

Sobre o autor: Mestrando em Linguística e pós-graduado em Português Jurídico e Direito Público, Marcelo Paiva ministra cursos em diversos órgãos e empresas no Brasil e em Portugal (Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da União, Polícia Federal, tribunais regionais, Correios, HBO, University of Kentucky, Civic League of Boston, etc.). É autor de 32 livros e desenvolve cursos presenciais e a distância.

Saiba mais:  Uso da expressão “a quo” e “ad quem”

Avalie post
Comentários

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.