Connect with us

Dicas de Estudo

Aprenda como conciliar a pós-graduação com trabalho freelancer

 

Para quem está investindo em uma especialização, obter uma fonte de renda extra pode tirar um peso da consciência. Por isso mesmo aprender a conciliar pós-graduação e trabalho freelancer pode ser uma das soluções mais atraentes para o problema.

Com a liberdade do trabalho autônomo, você pode se dedicar aos estudos com toda a sua energia e ainda assim pagar as contas no fim do mês.

Que tal entender um pouco melhor sobre como é possível conciliar pós-graduação e trabalho freelancer? É o que veremos no artigo de hoje! Neste post, vamos te mostrar algumas dicas de como se dar bem em ambos.

Por que o trabalho freelancer?

Quando você ingressa na pós-graduação, mesmo nas oportunidades em que mantém seu emprego tradicional, é comum que os gastos aumentem. Afinal, será preciso se deslocar mais, adquirir novos livros e participar de eventos que nem sempre são gratuitos.

E o trabalho freelancer é uma excelente maneira para ajudar a fechar as contas no fim do mês. Se quiser conferir outras formas, confira o nosso ebook sobre 23 maneiras de complementar a sua renda.

Assim, os gastos adicionais não farão você considerar desistir da especialização, o que pode ser uma péssima ideia. Já que profissionais com um nível educacional maior costumam ganham melhor e ir mais longe em suas carreiras.

Todavia, conciliar esses estudos e o trabalho freelancer por si só pode ser um desafio. É por isso que preparamos este guia.

Quais as vantagens de conciliar pós-graduação e trabalho freelancer?

As carreiras como freelancer são geridas por nós mesmos, ou seja, temos a liberdade de escolher o quanto vamos trabalhar e com que frequência. Podemos avaliar quando as demandas estão pesando demais no nosso ritmo de estudos e equilibrar a equação para não sermos prejudicados na carreira acadêmica.

Todavia, há outros pontos vantajosos na opção de trabalhar como freela. A pós abre vários caminhos e pode levar você a muitos lugares e, nesse ponto, estamos sendo bastante literais.

Viagens e congressos internacionais não têm impacto negativo na sua rotina como freelancer depois que se aprende a dominar o trabalho autônomo.

Isso significa que você terá mais liberdade para aproveitar as oportunidades que a vida oferece. Enquanto, ainda por cima, ganha experiência para aplicar na sua vivência profissional quando se formar.

Como conciliar esses dois desafios?

É claro que equilibrar pós-graduação e trabalho freelancer não é tarefa fácil. Por isso, confira algumas das recomendações para fazer com que isso funcione para você.

Descubra alguns hacks de produtividade

Uma das melhores maneiras de conciliar a pós-graduação com trabalho freelancer é aprendendo a administrar melhor o seu tempo. Para fazer isso, um dos primeiros passos é conhecer os hacks de produtividade que lhe ajudam a aprender mais rápido.

Há várias maneiras de otimizar o uso do tempo que passamos estudando e algumas delas foram comprovadas ao longo dos anos pelos seus milhares de usuários.

Esses hacks de produtividade vão garantir que você consiga obter o melhor desempenho nos seus estudos, investindo o mínimo de tempo possível. Assim, aumentar a sua renda como freelancer não será tão complicado e você poderá se dedicar a mais jobs do que faz normalmente.

Crie uma rotina que alterna estudos e trabalho

Rotinas podem parecer desanimadoras, mas são elas que garantem a obtenção dos melhores resultados naquilo que fazemos. Por isso, encontrar um modo de alternar trabalho e estudos de forma que você consiga aproveitar seus picos de produtividade é fundamental.

Algumas pessoas preferem estudar pela manhã e trabalhar à noite. Tendo a tarde livre para se dedicar a outras atividades. Já existem aquelas que se conformam bem aos horários tradicionais e ainda as que utilizam métodos como o Pomodoro para equilibrar ambos, estudo e trabalho, em ciclos que se sucedem.

Para ampliar a flexibilidade com que você organiza seus horários, pense em uma pós-graduação a distância. Nela você terá domínio completo sobre quando e como quer fazer as atividades que são necessárias para conquistar sua certificação.

Aprenda a priorizar

Como estudante, você terá de fazer escolhas constantemente. O seu diploma, afinal, é o objetivo mais importante aqui e em uma série de momentos será preciso determinar se é possível aceitar um freela ou não.

Não é possível pensar apenas no lado financeiro: quando suas atividades como profissional autônomo atrapalham os estudos é hora de repensar prioridades.

Conheça seus limites

Estudar e trabalhar vai exigir muito de você. Por isso, será necessário conhecer seus limites e definir o que é possível fazer ou não. Para não se prejudicar em nenhuma das duas atividades, é preciso entender exatamente que compromissos pode assumir.

Entre para um grupo de estudos

Quando você estuda com outras pessoas, você aprende com mais facilidade. Afinal, pode ajudar seus colegas a tirarem suas dúvidas e ser ajudado em retribuição.

O benefício disso é que não é preciso lidar com todos os percalços da vida acadêmica sozinho e, consequentemente, sobra mais tempo para se dedicar aos seus freelas.

Evite a procrastinação

Procrastinar é um dos grandes problemas que pode arruinar a sua vida como profissional freelancer e a rotina de estudos de uma pós-graduação. O hábito de deixar as coisas para depois faz com que os prazos se acumulem e o nosso rendimento seja prejudicado.

Para conseguir conciliar pós-graduação e trabalho autônomo, é fundamental combater isso e encontrar motivação para lidar com todas as obrigações.

O segredo para ser um freelancer de sucesso é nunca deixar as coisas para a última hora. Imprevistos acontecem, mas, se você puder construir uma reputação como alguém que sempre entrega as próprias demandas pontualmente, será mais fácil conquistar trabalhos e estabelecer um nome na sua área.

Defina metas de trabalho

Já que você optou por se tornar um freelancer e estudar ao mesmo tempo é preciso criar metas de trabalho para ambos.

Se você precisa executar um número específico de tarefas para conseguir cobrir os custos da sua formação, é uma boa ideia criar uma planilha para acompanhá-las e determinar que número de horas poderá dedicar a isso semanalmente.

Do mesmo modo, um plano de estudos vai fazer com que você saiba exatamente quantas matérias, livros e atividades acadêmicas cabem no período de uma semana, mês ou semestre e lhe ajudará a se organizar para conseguir lidar com todas elas.

Estabeleça horários livres para se dedicar a outras tarefas

Nem só de estudos e trabalho vive o homem.

Se você criar o hábito de trabalhar e estudar sem separar um tempo para o lazer, sair com os amigos ou assistir ao programa de TV de que gosta, logo ficará exausto para se beneficiar das duas coisas.

É preciso buscar equilíbrio e lembrar-se sempre de que a sua saúde mental influencia nos seus resultados.

Então, estabeleça um compromisso com suas atividades de lazer. Assim, você se policia e não corre o risco de prejudicar nem sua carreira acadêmica nem sua vida profissional.

Onde encontrar trabalho como freelancer?

Ficou interessado em conciliar pós-graduação e trabalho freelancer, mas não encontrou a oportunidade ideal para dar início à sua carreira na área?

Listamos alguns dos melhores websites e plataformas em que você pode encontrar oportunidades de carreira e tomar as rédeas da sua vida profissional. Veja a seguir e escolha o que encaixa melhor com você:

Plataforma Rock Content

A Plataforma Rock Content agrega redatores, revisores, designers e profissionais de planejamento com dezenas de especialidades e os conecta a clientes.

Tudo que você precisa fazer é se cadastrar, ser aprovado e começar a pegar tarefas de acordo com a sua disponibilidade e horários.

Conectar você com empresas de todo o Brasil e administrar o andamento dos jobs é tarefa exclusiva da Rock, que também oferece oportunidades de crescimento e especialização por meio da Universidade Rock Content.

Dessa forma, conseguir clientes deixa de ser uma preocupação sua e você pode se dedicar exclusivamente aos freelas e aprimorar seus conhecimentos!

WeLancer

O WeLancer é um agregador de profissionais de criação que publica tarefas e projetos em um formato de concorrência aberta.

Lá, profissionais de comunicação têm a oportunidade de vender seus serviços e obter ambos a garantia de pagamento e um fluxo constante de jobs.

UpWork

UpWork é um site norte-americano similar ao WeLancer, mas que engloba outros tipos de oportunidades de trabalho.

Redação, revisão, tradução, programação, design, planejamento, atendimento, marketing e tudo mais que possa ser feito remotamente são as categorias que você pode esperar encontrar na página.

Com um cadastro gratuito é possível ser apresentado a milhares de oportunidades de trabalho na sua área e realizar conexões profissionais.

Aprender a conciliar trabalho e pós-graduação vai colocar você em vantagem com relação aos outros profissionais.

Afinal, enquanto você investe na sua formação está plantando sementes para colher no futuro. Acredite: mantendo-se no mercado, fica mais fácil encontrar recolocação profissional quando terminar o seu curso e dar continuidade à conquista dos seus sonhos!

Gostou de aprender como conciliar a pós-graduação com trabalho freelancer? Encorajamos você a começar com a prática: junte-se ao nosso time de profissionais, tornando-se agora um redator freelancer!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD