Connect with us

Carreiras em Direito

Separamos 6 eventos de Direito para você ter atenção em 2019

Independentemente da sua atuação enquanto jurista no setor público ou no privado, eventos de Direito são uma ótima oportunidade para você. Eles trazem conhecimento e dão a chance de ampliar sua rede de contatos fomentando networking.

Como a área jurídica é vasta, existem congressos, simpósios, jornadas e conferências de credibilidade para todos os gostos e interesses. Além disso, eles ocorrem em vários lugares no país, atendendo a todos os tipos de perfil e condição econômica.

Se quiser saber mais sobre os principais eventos jurídicos de 2019, continue na leitura do artigo! Temos certeza de que você vai encontrar o mais adequado às suas ambições profissionais.

Por que frequentar eventos de Direito?

O ordenamento jurídico se constrói com base nas demandas da sociedade e ela está em constante evolução. A chegada da Era Digital, por exemplo, mudou profundamente as relações de consumo: quase 7 a cada 10 brasileiros realizam compras regularmente pela internet, segundo a PwC.

E-commerce era um conceito pouco conhecido no Brasil antes do século XXI, mesmo porque, há 20 anos era difícil encontrar uma residência com conexão banda larga. Como manter uma loja digital se as imagens e dados demoravam horas para serem processados?

Internet das coisas é um assunto muito importante para o ramo jurídico, mas podemos também citar outras mudanças revolucionárias da forma de se pensar o Direito. Uma delas é o reconhecimento da união estável enquanto entidade familiar pelas cortes superiores e outra é a discussão sobre prisão após condenação em segundo grau.

Essas decisões são relativamente recentes e extremamente significativas. Contudo, as novidades na jurisprudência não vêm de hoje: em 1949 o STF decidiu no mandado de segurança nº 1.114 sobre liberdade religiosa, hoje direito fundamental positivado no art. 5º, VI da Constituição Federal.

Percebe como é importante a atualização no ramo jurídico? A simples leitura de uma lei no Vade Mecum ou online já aponta ao leitor incontáveis alterações em seu texto. Como as fontes nessa área são muitas (princípios, analogias e costumes, entre outros), eventos de Direito são o método ideal para relacionar tanta informação.

Ao focar em conhecimento, as palestras e debates fomentados reforçam ao jurista os termos em voga e as tendências para o futuro. Não só isso: são ótimas oportunidades para ampliação da sua rede de contatos.

Eventos de Direito deixam o ambiente propício para profissionais do ramo se aproximarem e estabelecerem parcerias. Se você é advogado, possivelmente as novas relações trarão a você clientes por indicação. Caso você esteja no setor público, pode vir a conhecer pessoas da sua área de atuação e ser promovido na carreira.

Mais casos e oportunidades de se lançar a uma função de confiança são apenas alguns exemplos a serem firmados com os parceiros. Mentoria e coaching também elencam o rol de possibilidades. Em suma, quanto mais você se relacionar em eventos de Direito, maiores são suas chances de sucesso profissional.

Quais eventos de Direito acontecem em 2019?

De norte a sul, de leste a oeste, nosso país está cheio de gente engajada e com propriedade no assunto promovendo e participando de encontros jurídicos no Brasil. Na sequência, indicamos 6 deles para você ficar de olho.

1. IV Congresso Brasileiro de Direito Penal

Marcado para acontecer em Natal/RN nos dias 17 e 18 de maio, ele tem enorme destaque em sua área e abrangência nacional. O tema escolhido para este ano está sob os holofotes em todos os meios de comunicação: crimes políticos.

O congresso conta com 16 palestras de advogados e professores penalistas, promotores e delegados, entre outros profissionais do ramo. Eles prestigiarão assuntos de Direito Penal e Processual Penal vitais para a atual conjuntura do governo e justiça brasileira.

2. XVII Congresso Internacional de Direito Constitucional

João Pessoa/PB foi a localidade contemplada para receber esse que é um dos maiores eventos de Direito do Brasil nos dias 16, 17 e 18 de maio. Seu foco em 2019 é em “República e Constituição”, sendo a ministra do STF Carmen Lúcia a homenageada — e também palestrante — desta edição .

O congresso é realizado pela renomada Escola Brasileira de Estudos Constitucionais, a EBEC, e conta em sua programação com o advogado e doutrinador Eduardo Arruda Alvim e o ministro do STJ Mauro Campbell.

3. XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo

Ainda sem data definida para ocorrer, esse tradicional evento elegeu Campo Grande/MS como sede em 2019. Se você atua no setor público, vale ressaltar: é o evento de Direito Administrativo e Gestão Pública mais tradicional da área.

A organização fica a encargo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, o IBDA, e, com certeza, trará nomes de peso, como fez ano passado em sua 32ª edição destacando a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro.

4. XXIV Jornada Internacional de Direito

Entre os eventos de Direito do sul do Brasil, ele é o maior, com mais de 1.000 inscritos todo ano. Sediada em Gramado/RS, a jornada ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho e, como sempre, contemplará diferentes ramos jurídicos: Direito Administrativo, Empresarial, Processual Civil e Constitucional, entre outros.

5. XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões

Falando em Gramado, também é lá que acontece esse outro prestigiado encontro nos dias 7 e 8 de junho de 2019, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

A sensibilidade dessa vertente jurídica é tratada todo ano com interdisciplinaridade e preocupação social, pois engloba conceitos afetivos e emocionais legalmente ligados à Psicologia, Serviço Social, Medicina e Pedagogia.

6. VII ENAJE

O Encontro Nacional dos Juízes Estaduais acontece entre 23 e 25 de maio em Foz do Iguaçu/PR. Ele abordará o tema “A magistratura na sociedade brasileira entre o real e o ideal”, tratando de questões teóricas e práticas na atividade desses profissionais, convergências e divergências.

Como aproveitar eventos de Direito?

Agora você já sabe quais são os principais eventos de Direito do país em 2019 e o quanto eles podem ser importantes em sua carreira. Então, prepare-se para eles com as dicas a seguir.

Escolher com coerência

Se você atua em Direito Marítimo e pretende se aperfeiçoar na área, não seria proveitoso investir em um congresso sobre Família e Sucessões. Por isso, seja criterioso: escolha a ocasião de acordo com as suas expectativas profissionais.

Também é importante ter conhecimentos básicos no ramo jurídico explorado pelos eventos de Direito eleitos. Leia, estude, informe-se sobre a vertente em questão para não perder a chance na hora de falar sobre o assunto.

Compartilhar ideias

Se surgir alguma oportunidade para intermediar rodas de discussão, fazer perguntas ou se manifestar sobre os temas, aproveite! Essa é uma ótima forma de interagir com os colegas de profissão e, ao mesmo tempo, demonstrar seu conhecimento.

A apresentação de trabalhos científicos, modalidade comum nos eventos de Direito, é uma ótima oportunidade para isso; além do certificado especial e da publicação, você tem espaço para ouvir e ser ouvido.

Networking

Falando em comunicação, não basta conversar com os outros ali na hora e esperar que eles se lembrarem de você para sempre. É preciso continuar dando feedback, manifestando-se nas redes sociais do parceiro e interagindo com ele de forma adequada.

O networking exige perícia e prudência para não passar do limite entre dar atenção e ser inconveniente. Mostre-se disponível e se comunique de forma a gerar contexto para você e o parceiro entrarem em contato novamente.

Eventos de Direito são um prato cheio para o profissional da área porque atualizam conhecimento e trazem parcerias. 2019 conta com várias dessas oportunidades em encontros nacionais de alta qualidade e com juristas renomados.

Qual é sua experiência em eventos de Direito? Você se interessou por algum dessa nossa lista? Conte para a gente deixando um comentário no post!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD