Connect with us

Insights Confiáveis

Hackathon jurídico: afinal, o que é isso?

A dedicação para se tornar um profissional diferenciado é uma característica fundamental, independentemente da área de atuação. Especialmente para advogados, o conhecimento de áreas de estudos paralelas ao Direito pode ser um diferencial, por isso o hackathon jurídico é uma ótima oportunidade.

Isso porque a inovação digital e as ferramentas tecnológicas provenientes dessa evolução trazem imenso impacto no cotidiano de trabalho do advogado. E esse tipo de evento representa uma chance de aproximar profissionais do Direito a esse universo em constante expansão.

Se você nunca ouviu falar desse evento ou ainda não entende direito do que se trata, não se preocupe! Preparamos este post para abordar tudo que você precisa saber sobre hackathon e hackathon jurídico. É só continuar a leitura!

O que é hackathon?

Primeiramente, a palavra “hackathon” é uma expressão da língua inglesa que une os termos “hacker” e “marathon”. A palavra hacker, nesse contexto, não deve ser compreendida em seu sentido mais comum, de pessoa que invade computadores, rouba senhas etc.

Livre desse sentido pejorativo, a palavra hacker refere-se aos programadores, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, pessoas apaixonadas por tecnologias digitais e empreendedores com amplos conhecimentos nesse campo.

Portanto, hackathon é uma maratona de programação, de criação de soluções digitais, na qual surgem ideias inovadoras e inteligentes entre equipes concentradas em uma disputa profissional.

Trata-se de um evento que começou entre as startups do Vale do Silício, há cerca de duas décadas, e nasceu como uma espécie de brainstorming de ideias que poderiam vir a ser soluções digitais comercializadas pelas empresas.

Os hackathons podem ser feitos dentro de diversas áreas, pois o objetivo é sugerir soluções tecnológicas dentro da área proposta. O grupo Natura, por exemplo, que atua no mercado de cosméticos, desde 2014 promove no Brasil um hackathon voltado à proposta de soluções tecnológicas de sustentabilidade.

Cada área na qual um hackathon é promovido é chamada de cluster. O hackathon jurídico é um dos muitos clusters existentes.

Nos EUA e em países asiáticos, os hackathons são comuns há anos. Já no Brasil, os eventos do tipo vêm crescendo timidamente. O maior deles ocorreu em julho de 2018, reunindo cerca de 1.200 pessoas.

Como funciona um hackaton?

Cada cluster de um evento recebe uma proposta de criação, para a qual deve dar uma solução digital criativa. Os grupos são formados anteriormente, ou seja, cada profissional trabalha com as pessoas que conhece. A inscrição deve ser feita com antecedência.

É vedado trazer trabalho feito de casa, ou seja, a ideia e o planejamento devem ser criados do zero, durante o hackathon. Esse evento pode durar horas, dias ou semanas, dependendo de fatores como a complexidade do que foi pedido e a relevância do evento.

O hackathon jurídico é voltado para o desenvolvimento de estratégias digitais, aplicativos e softwares que possam auxiliar a vida dos advogados ou mesmo de magistrados e servidores públicos.

Nesse cluster, é muito importante ter um advogado na equipe, mesmo que ele não entenda muito de tecnologia. Ele representa uma peça-chave na criação da solução, pois detém o conhecimento específico necessário.

O hackathon muitas vezes tem um papel social, uma comunicação entre o âmbito público e o privado, que pode levar governos a investirem em uma ideia. Em outros casos, as ideias podem ser compradas por grandes companhias.

Dependendo dos organizadores do hackathon, os responsáveis pelo projeto vencedor podem receber bons prêmios em dinheiro, aparelhos eletrônicos ou até a oportunidade de colocar as suas ideias em prática.

Quais são os benefícios para os advogados?

Ter um espírito empreendedor, vontade de aprender algo diferente e gostar de buscar soluções para os problemas que surgem são as características mais importantes para participar de um hackathon.

Se você reúne essas características, entenda melhor logo abaixo os benefícios que você poderá ter ao inscrever-se em um evento desse tipo.

Trabalho em equipe

Algumas pessoas amam trabalhar em equipe e outras detestam. A verdade é que, na maioria dos casos, tudo depende do grupo com o qual se trabalha. Se todos estiverem focados no mesmo objetivo, o resultado certamente será favorável.

Participar de eventos como o hackathon melhora a sua capacidade se relacionar em equipe, pois trata-se de um grande exercício de comunicação, empatia e mediação, no intuito de juntar várias ideias em um projeto coerente, o que costuma ser um grande desafio no dia a dia corporativo.

Imersão tecnológica

Estar em um ambiente onde a maioria das pessoas é especialista em tecnologia é uma excelente oportunidade de aprendizado — uma verdadeira experiência imersiva. Em um hackathon jurídico, você pode aproveitar para tirar dúvidas e aprender mais com os seus colegas programadores.

Esse tipo de interação torna você um profissional mais versátil, dotado de conhecimentos interdisciplinares que podem ser úteis no seu trabalho. Afinal, você deve lidar constantemente com a tecnologia no dia a dia.

Networking

Eventos que reúnem várias pessoas com interesses em comum são uma das melhores formas de criar ou fortalecer o seu networking. Portanto, não tenha medo de interagir com outras pessoas e trocar cartões de negócio.

Como os hackathons ainda não são muito populares no Brasil, pessoas que não são da área da tecnologia, mas que já participam desse tipo de evento, demonstram que são profissionais dinâmicos e atualizados.

Pesquise sobre as pessoas relevantes que estarão lá, pois você terá a chance de conhecer grandes nomes do mercado tecnológico brasileiro e até mesmo internacional.

Crescimento pessoal

Muitas pessoas gostam de encarar o hackathon como um desafio divertido, pois, mesmo que a sua equipe não seja a vencedora, conseguir propor uma solução viável para o problema proposto já é um motivo para comemorar.

Além de adquirir conhecimentos e melhorar as suas habilidades de comunicação, ao fim do evento você certamente ficará satisfeito e orgulhoso com o trabalho realizado pela sua equipe.

Encarar um problema e resolvê-lo durante um hackathon jurídico, aliando aos seus conhecimentos aos de seus colegas, é uma ótima oportunidade de se aprimorar como profissional e como pessoa.

Os seus amigos já sabem o que é hackathon jurídico e quais as vantagens de participar desse tipo de evento? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD