Ascensão profissional: como subir na carreira do jeito certo

  • 29/set/2017

Ascensão profissional: como subir na carreira do jeito certo

A ascensão social e profissional exige muita dedicação e preparação. Não é possível ser bem-sucedido em todos os seus planos da noite para o dia. É preciso se esforçar e lembrar a todo momento de que o sucesso exige tempo!

Para crescer na carreira e melhorar a qualidade de vida de forma íntegra, é preciso investir em si mesmo e ter uma estratégia a longo prazo. Esperar que as oportunidades apenas caiam do céu não é uma opção.

Para ajudar você, vamos listar aqui certos aspectos que devem ser trabalhados para alcançar melhores salários, qualidade de vida e ascensão social de forma ética e honesta. Confira!

Invista nos estudos

Não existe um atalho que possa levar você diretamente para o emprego dos sonhos ou para o melhor cargo da empresa. É preciso trabalhar arduamente para alcançar esse objetivo e, nesse processo, o aprimoramento pessoal é indispensável!

O crescimento na carreira depende de um investimento constante no aprendizado. Um profissional de valor nunca deve parar de estudar. Portanto, busque fazer um curso superior, cursos de pós-graduação, treinamentos, entre outros. Para se destacar e ficar à frente de todas as outras pessoas que competem com você no mercado de trabalho, invista em si mesmo e na sua educação.

Um obstáculo, nesse caso, pode ser a falta de tempo. Muitas pessoas trabalham o dia inteiro e não conseguem encontrar um horário isolado para estudar e, por isso, deixam de se aprimorar. Mas hoje isso não é mais um problema. Com os diversos cursos a distância, você pode aproveitar qualquer tempo livre para aprender algo novo e aperfeiçoar seu currículo.

Existem diversas faculdades que permitem que os alunos estudem e façam provas sem sequer ter que sair de casa. Com materiais que podem ser acessados diretamente pelo celular, você pode aproveitar até mesmo o tempo em que está dentro do ônibus, voltando do trabalho, para se dedicar aos estudos.

Nunca é tarde para investir em si mesmo. Portanto, não perca mais seu tempo e busque formas eficazes de se aprimorar!

Pratique a educação financeira

Um princípio básico para quem deseja enriquecer é: gaste menos do que você ganha! Muitas vezes isso é difícil, nós sabemos! Mas a educação financeira é essencial para conquistar sua ascensão social. Sempre existem certos gastos que podem ser cortados da sua rotina, nem que isso implique alguns sacrifícios.

Uma das melhores formas de poupar dinheiro é fazer a seguinte pergunta para você mesmo quando for comprar alguma coisa: eu realmente preciso disso ou é apenas um desejo supérfluo?

Se você realmente precisar daquilo, então não tem outro jeito a não ser comprar. Porém, tratando-se de algo supérfluo, é preciso ter autocontrole suficiente para não gastar seu dinheiro. São sacrifícios necessários para que você, pouco a pouco, consiga manter suas despesas abaixo dos seus ganhos.

Outra dica, aqui, é tentar ao máximo evitar dívidas. Empréstimos em bancos ou parcelamentos de cartão de crédito normalmente cobram juros absurdos que, na maioria das vezes, não compensam suas vantagens. Esqueça, portanto, essas práticas! A não ser que seja um caso excepcional, evite compras parceladas e dívidas com bancos.

A educação financeira também envolve o conhecimento sobre o que fazer com seu dinheiro. Não basta apenas guardar tudo embaixo do colchão, pois, dessa forma, seus ganhos acabarão se desvalorizando com o tempo. Por isso, é também importante estudar um pouco sobre o mercado financeiro, tendo noções de investimentos que façam suas economias renderem.

Com o tempo e uma boa educação financeira, é possível fazer o próprio dinheiro gerar mais dinheiro e, assim, aumentar sua riqueza!

Tenha mais ousadia

Sabe aquele projeto guardado no fundo da gaveta? Aqueles planos para o futuro deixados de lado e esquecidos? Pois é! Essa é a hora de se movimentar e colocar tudo isso em prática.

Uma característica comum a todos os empresários, artistas e pessoas bem-sucedidas na vida é a ousadia. Ficar parado, obviamente, não leva a lugar nenhum. Se você nunca colocar seus projetos e planos para funcionar, você nunca vai saber se eles podem dar certo ou não.

Em alguns momentos, é preciso se arriscar para alcançar o sucesso. É preciso vencer o medo de fracassar, pois, se você sequer tentar, nunca vai saber o que pode acontecer.

É claro que os planos nem sempre saem da forma que planejávamos. Nesses casos, é preciso erguer a cabeça e ter perseverança. O caminho para o sucesso é pavimentado por erros e falhas. Ninguém faz nada perfeito na primeira tentativa. Imagine se os grandes empreendedores do mundo tivessem desistido logo no primeiro fracasso? Nós nunca teríamos acesso aos milhares de produtos e serviços inovadores que existem hoje!

O seu sucesso profissional depende unicamente de você. É preciso sair da zona de conforto do medo e colocar em prática seus planos para o futuro. Quem não tem ousadia dificilmente sai do lugar-comum.

Aposte em empreendimentos

Montar seu próprio negócio nunca é algo fácil. As estatísticas de empresas que fecham a porta logo depois de serem montadas no Brasil é algo assustador. Isso com certeza tira o incentivo de qualquer um que deseja empreender.

Porém, outro ponto positivo do avanço tecnológico é a possibilidade de criar certos tipos de empreendimentos que não exigem altos investimentos e possuem riscos baixíssimos. Montar um negócio online hoje em dia é algo extremamente simples, que requer apenas dedicação e persistência para começar a gerar renda.

Se você tem o sonho de ter seu próprio negócio e crescer profissionalmente apenas por meio dele, esse é o seu momento! Diversas plataformas online, como blogs, YouTube e Facebook podem ajudá-lo nesse processo. Com uma boa especialização, você pode criar um serviço de consultoria online e se autopromover. Ou que tal estudar um pouco de programação e criar um aplicativo inovador para celulares?

São infinitas as possibilidades de ganhar dinheiro por meio da internet. Esse é um excelente meio de subir na vida de forma honesta e, talvez, seja a sua oportunidade de alcançar uma condição financeira confortável!

A ascensão social e profissional é um processo árduo e lento. Mas, com persistência e dedicação, é possível chegar lá. Deixe a zona de conforto de lado e comece a investir em si mesmo.

Troque a televisão por um livro, comece um curso superior ou pós-graduação e se arrisque mais! Sabendo controlar seus gastos e investindo nos estudos, você logo conseguirá subir na carreira com tranquilidade profissional e qualidade de vida!

Para entender mais sobre a importância de investir na sua educação, confira a diferença que um curso superior faz no seu currículo!