Connect with us

Guia de Carreiras

6 dicas para construir uma carreira sólida

 

O mercado de trabalho mudou e está cada vez mais dinâmico, capaz de se reinventar e exigindo habilidades e competências diferenciadas de quem planeja ocupar um cargo de relevância. Não é à toa que um dos maiores desafios dos profissionais é, sem dúvidas, como construir uma carreira sólida com reconhecimento, bom retorno financeiro e oportunidades constantes de se desenvolver em meio a esse cenário.

Para você, isso parece uma missão quase impossível? Pois acompanhe o nosso post e veja algumas dicas essenciais para tornar essa tarefa algo possível e se realizar profissionalmente!

1. Estabeleça objetivos e planos

A primeira dica é dividida em duas partes. Na primeira, você deve estabelecer quais são seus objetivos, isto é, traçar o que você deseja para a sua carreira.

Para tanto, é preciso fazer um processo de autoanálise e considerar pontos, como em que área você quer atuar, qual média salarial intencionar ter, quais conquistas almeja alcançar, qual impacto espera de uma trajetória profissional bem-sucedida para o bem-estar e a qualidade de vida da sua família e por aí vai.

Após essa primeira etapa, comece a esquematizar planos realísticos para torná-los concretos a curto, médio e longo prazo. Entretanto, não se esqueça de ser paciente, persistente e principalmente comprometido em dispor dos meios necessários (verba, estudos, rede de contatos etc.) para obter os resultados esperados.

2. Tenha uma formação contínua

Sim, um bom profissional nunca para de aprender. Ele é inquieto e anseia por aprofundar sempre mais o seu conhecimento, pois sabe que isso não apenas o deixa mais capacitado para assumir determinados cargos e funções, como também permite que ele se mantenha com um perfil competitivo no mercado de trabalho.

Isso se torna ainda mais urgente e necessário em áreas que estão em constante processo de mudanças e adaptações, como é o caso da História, da Biomedicina e da Comunicação Social. Por isso, não se atenha à graduação e vá além.

Planeje fazer uma pós-graduação (um MBA, um mestrado, uma especialização etc.) para ampliar sua visão profissional, ficar por dentro das novidades e atualizações do seu ramo, se aprofundar em cases de sucesso e, assim, moldar uma carreira com um maior retorno financeiro, mais oportunidades e maior valorização.

3. Não se limite a apenas uma profissão

Outra dica importante para construir uma carreira sólida — e que está bastante ligada à anterior — é não se limitar a apenas uma profissão e explorar outros ramos.

Isso porque a cada dia mais empresas buscam por pessoas com conhecimento não apenas teórico, mas também prático em diferentes áreas para montar equipes mais funcionais, preparadas e capacitadas para lidar com o mercado (e suas constantes inovações).

Por isso, não deixe para depois e invista em uma formação diversificada e, ao mesmo tempo, complementar. Por exemplo, curse Administração, Marketing, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Pedagogia ou Psicologia.

Assim, além de valorizar o seu currículo e lhe fornecer uma série de competências para um trabalho ímpar e meticuloso, essa sugestão permitirá que você aumente significativamente as suas possibilidades de atuação e vivências profissionais.

4. Mantenha-se atualizado para construir uma carreira sólida

Não se engane: não é somente com uma formação acadêmica contínua que você deve se comprometer. Ao contrário, é preciso manter-se atualizado. Sempre.

Sem isso, você fica mais suscetível à estagnação salarial, perde oportunidades de promoções, apresenta dificuldade em acompanhar as mudanças do local em que trabalha e, inclusive, corre o risco de ser considerado obsoleto e ser dispensado (e substituído) em uma eventual leva de demissões no setor.

“Mas como evitar isso e garantir que eu consiga me aperfeiçoar?”, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: foque na ampliação do seu know-how — isto é, o conhecimento sobre as funções e atividades que desempenha diariamente — e no desenvolvimento de novas habilidades, especialmente aquelas que se tornem um diferencial e o mantenha um passo à frente da concorrência.

Para isso, cursos, treinamentos, oficinas, workshops, palestras e eventos voltados para a sua área serão indispensáveis. Portanto, pesquise pelos próximos que vão acontecer na sua cidade e inscreva-se para participar deles. Muitos, aliás, ocorrem justamente no final de semana que é quando a maioria dos profissionais conta com mais tempo livre. Então, sem desculpas!

5. Invista em um networking mais expressivo

Além do que já foi dito, não deixe de potencializar o seu networking para aproveitar, de fato, tudo o que ele pode proporcionar para a sua trajetória profissional.

Ou seja, independentemente de estar em um ambiente acadêmico, um curso, uma palestra, na confraternização da companhia ou numa reunião de negócios, use o ambiente e as pessoas nele para criar conexões. Troque experiências, converse sobre inovações e ideias, divulgue seus avanços e conquistas etc.

Faça uso de cada oportunidade para aumentar sua rede de contatos, receber informações privilegiadas (sobre novos recrutamentos, mudanças de gestão de instituições, indicações de vagas etc.) e conquistar até mesmo futuras parcerias caso você queira abrir um negócio ou iniciar um investimento em conjunto.

6. Tenha uma postura profissional flexível

Por fim, adote uma postura profissional mais flexível e capaz de se adaptar às necessidades tanto da empresa em que está empregado quanto do mercado — caso decida mudar de área ou mesmo de companhia. Afinal, muitos profissionais se acomodam em seus cargos e não se permitem sair da zona de conforto.

Por conta disso, ficam estagnados, assumem cada vez menos responsabilidades e afazeres, têm dificuldades em lidar com colegas e realizar projetos em equipe, apresentam resistência às novas tecnologias, entre outra série de péssimos hábitos que acabam levando a um eventual desligamento (fora a péssima reputação).

Por essa razão, procure ter um bom relacionamento interpessoal, ser proativo e desenvolver um comportamento resiliente, em especial frente aos períodos de transições e alterações no seu setor.

Agora que você já sabe como construir uma carreira sólida e com oportunidades reais de crescimento, já sabe: comece hoje mesmo a colocar nossas dicas prática e transforme o seu futuro! Aproveite e baixe o nosso e-book sobre como ser um bom profissional para complementar essa investida profissional!

 

3/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD