Como ser um líder em qualquer profissão que você encare?

  • 30/ago/2017

Como ser um líder em qualquer profissão que você encare?

 

“Como ser um líder?” — essa é uma pergunta frequente entre aqueles que buscam o crescimento profissional e a capacidade de atuar em qualquer área do mercado de trabalho em uma posição de gestão de pessoas e projetos.

Contudo, o que muitos se esquecem é que ser líder não é sinônimo de ser chefe, pois liderar não se restringe a dar ordens e ocupar um cargo superior.

Ao contrário, ser um líder é exercer um papel determinante em inspirar, estimular e desafiar funcionários; é encontrar, propor e gerar soluções de forma estratégica; é impactar na produtividade e no desempenho das equipes e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Por essa razão, separamos algumas habilidades fundamentais na construção do background de um líder em qualquer área de atuação. Confira!

Tenha capacidade de gerir projetos

Para começar, é importante que um líder tenha capacidade de gerenciar projetos e seus resultados. Isso significa estar atento a prazos, metas e objetivos da empresa e saber fornecer meios para que sua equipe possa cumpri-los.

É preciso saber acompanhar e monitorar o trabalho que é desenvolvido por seus colaboradores, mas sem abrir mão do respeito e da confiança no profissionalismo deles.

Um líder deve pensar de maneira estratégica para alinhar processos e planos e ter uma comunicação clara e efetiva acerca do quociente final de cada projeto para que ele se mantenha sempre produtivo e crescente.

Possua postura de resolução frente aos problemas

Saber como ser um líder, independentemente da profissão, requer ter uma postura de resolução para lidar com qualquer problema que surja de forma direta e rápida, evitando, assim, até mesmo possíveis complicações que afetem o seu trabalho.

Isso significa, na prática, ter a capacidade de identificar a raiz da questão e centrar seus esforços nela, não em seus desdobramentos.

Porém, para que isso seja possível, é necessário conseguir se antecipar ao problema por meio de uma equipe alinhada e de um bom planejamento estratégico que lhe forneçam as ferramentas necessárias para corrigir de forma objetiva as falhas que possam pôr em risco os ganhos e resultados da empresa.

Seja proativo no ambiente de trabalho

Uma das habilidades que define como ser um líder é a proatividade no ambiente de trabalho em relação não apenas aos seus afazeres e obrigações, mas também aos da sua equipe.

E, aqui, engana-se quem acha que isso se resume apenas a realizar essas atividades antes do prazo estabelecido e cumprir metas previamente estipuladas.

Ser proativo vai além: isso significa engajar colegas e funcionários a produzir mais e a evitar a estagnação/engessamento na área de atuação, estar sempre apto para prever e solucionar problemas e conflitos, e buscar novas alternativas e oportunidades que permitam o crescimento e o desenvolvimento das pessoas que atuam sob a sua gestão.

Desenvolva inteligência emocional

Outro ponto importante é o desenvolvimento da inteligência emocional — indispensável para qualquer líder que deseja inspirar seu time de colaboradores e criar um legado.

O termo, criado pelo psicólogo e escritor Daniel Goleman, representa a capacidade de se automotivar e motivar o próximo, o desenvolvimento do autocontrole e a habilidade de desenvolver relacionamentos interpessoais.

Essas são características fundamentais que podem ser trabalhadas e aprimoradas continuamente, em especial em pessoas que desejam assumir a liderança em projetos e empregos diferentes durante sua carreira.

Dessa forma, é possível gerir pessoas com o máximo de eficiência, descobrir novos talentos, sanar fraquezas e debilidades da sua equipe e impulsionar todos a obter mais resultados.

Invista no seu aprendizado

Uma habilidade recorrente em líderes em qualquer área de atuação é o constante investimento em aprendizado. O motivo disso é que os processos, estratégias e, inclusive, a forma de gerir projetos e pessoas estão evoluindo e tendo mudanças significativas todos os dias.

Logo, adaptar-se às demandas do mercado não é apenas necessário, mas essencial para construir uma carreira e crescer nela. É por isso que o interesse por novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades deve ser contínuo e fazer parte da sua rotina.

Dessa maneira, a sua capacitação será um diferencial na sua vida profissional e no ambiente de trabalho — servindo, inclusive, como inspiração para que as pessoas que trabalham com você queiram se desenvolver e aprimorar cada vez mais.

Saiba delegar tarefas para sua equipe

Além das habilidades anteriores, é muito importante saber delegar tarefas para as pessoas que trabalham com você e formam a sua equipe — já que ser um líder não significa tomar para si todas as obrigações e afazeres.

Ser um líder, de fato, é reconhecer o potencial dos colaboradores que atuam junto de si e valorizá-los, reconhecendo-os e investindo em cada um deles. Gerando, assim, oportunidades para desafiar as habilidades que possuem e descobrir novos talentos ou mesmo futuros líderes.

Ou seja, ao delegar tarefas e explorar as particularidades da sua equipe você cria uma cultura de constante desenvolvimento e aprimoração, o que só aumentará o cumprimento de prazos e entregas, além, é claro, da qualidade do trabalho do seu setor.

Aprenda a dar e receber feedbacks

Por fim, outra habilidade necessária em um líder é saber dar e receber feedbacks, incluindo os negativos. Afinal, independentemente do local de trabalho, a sua equipe precisa ser encorajada, estimulada e sentir que possui voz para contestar regras e sugerir alternativas.

Sendo assim, não apenas vocês ganham com um ambiente mais coeso, participativo e integrado, mas também a empresa, já que a produtividade e a participação mais ativa do seu quadro de funcionários resulta em lucro.

Além disso, o feedback é uma poderosa ferramenta de aprendizado para você e seus colaboradores. Com ele é possível identificar o que precisa ser melhorado ou corrigido em relação ao trabalho ou à postura enquanto profissional, para que a equipe cresça e se desenvolva cada vez mais.

Agora que você já sabe o conjunto de habilidades que influencia uma boa líderança, utilize esse conhecimento a seu favor e invista na sua capacitação como profissional.

Aproveite também e conheça o perfil profissional mais procurado pelas empresas para você se preparar para uma boa colocação no mercado de trabalho!