Curso de Marketing: o que você precisa saber antes da matrícula?

  • 01/ago/2017

Curso de Marketing: o que você precisa saber antes da matrícula?

É muito comum que os estudantes escolham seus cursos superiores baseados apenas em suposições, expectativas equivocadas ou afinidades que eles tenham por certos temas de determinada área. Ainda mais em graduações que estejam em alta, como é o caso do curso de Marketing.

Sendo assim, para evitar que você comece uma graduação em Marketing e só depois se dê conta de que não era exatamente o que imaginava, separamos neste post os critérios mais importantes para você levar em conta antes da matrícula. Acompanhe!

Qual é a duração do curso de Marketing?

Para tomar a melhor decisão em relação à escolha da duração do curso, é preciso pensar nos seus planos para a carreira e no tempo que você tem para se dedicar.

Para quem acabou de terminar o ensino médio e não sente a necessidade de entrar no mercado imediatamente, ou já está trabalhando — com uma carga horária leve —, existem os cursos de bacharelado, que são mais completos e duram 4 anos.

Por outro lado, se você deseja crescer profissionalmente, mas já trabalha e não tem muito tempo disponível, uma graduação em Marketing com a duração de 2 anos pode ser a solução. Ela é conhecida como curso superior de tecnologia (ou tecnólogo) e, ainda que seja mais curta, boas instituições de ensino oferecem essa formação com as bases teóricas e práticas das quais o profissional mais precisa.

Existe a possibilidade de fazer o curso pela educação a distância (EAD)?

Sabemos que as faculdades tradicionais podem ser extremamente teóricas e até mesmo desatualizadas. Por isso, considerar se a instituição oferece a opção de educação a distância também é um fator interessante, já que são as faculdades mais inovadoras e dinâmicas que costumam oferecer cursos de qualidade nessa modalidade de ensino.

Além disso, a educação a distância dá mais flexibilidade para os alunos escolherem os melhores horários para estudarem e se dedicarem às tarefas do cronograma do curso — especialmente os que têm uma rotina mais intensa. Sem falar na economia de gastos com transporte e o tempo que se poupa evitando o trânsito.

Vale lembrar que um diploma obtido na EAD também é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e aceito no mercado de trabalho, assim como o obtido nos cursos presenciais.

O que é estudado na formação superior em Marketing?

Antes de avaliar o conteúdo do curso, é preciso ter em mente qual é a função do profissional de Marketing.

O seu trabalho envolve entender bem como funciona o mercado, compreender o consumidor e ter a competência de criar estratégias que estimulem a venda de produtos, serviços ou soluções.

Sendo assim, é essencial que a grade curricular do curso inclua disciplinas que discutam conceitos de administração e empreendedorismo e desenvolvam habilidades como a inteligência interpessoal, a capacidade analítica e a visão de negócios.

Por isso, verifique se as matérias de comunicação empresarial, planejamento de Marketing, análise de mercado, metodologia de pesquisa, gerenciamento de comunicação ou similares fazem parte do curso.

Depois disso, vale a pena comparar se a ementa de cada uma delas contém os temas que você esperava aprender no curso. Caso você perceba que as expectativas não estão alinhadas, talvez seja melhor conhecer mais sobre áreas próximas.

Quais são as diferenças entre o Marketing e áreas como Administração e Publicidade?

Essa é uma dúvida frequente dos alunos, porque a graduação em Marketing aborda muitos assuntos que também são tema dos cursos de Administração e Publicidade. É normal vermos uma matéria de Administração em uma faculdade de Marketing e uma disciplina de Marketing em uma faculdade de Administração, por exemplo.

Uma faculdade de Administração vai preparar os alunos para atuarem na gestão de pessoas, nos processos de logística de uma organização, no controle do fluxo de caixa e bom uso de investimentos, e nas estratégias de divulgação e construção da marca de um produto/serviço. Ou seja, ela trará aos estudantes conceitos de recursos humanos, logística, finanças e Marketing.

Já a faculdade de Publicidade vai focar em táticas de comunicação, que visam cuidar da imagem de uma marca e vender um produto ou ideia a um público-alvo por meio de recursos criativos que envolvem as mais diversas mídias (papel, áudio, visual etc.). Esse curso também pode receber o nome de comunicação social ou propaganda, dependendo da instituição de ensino.

Quais são as expectativas para o mercado?

O Marketing passa por transformações constantes devido aos avanços da tecnologia e à consequente mudança de comportamento do consumidor.

É necessário considerar que, hoje, os compradores são muito mais exigentes e bem informados. Antes de fechar uma compra, eles usam ferramentas online para procurar saber mais sobre a empresa, ler avaliações do produto, comparar preços e muito mais.

E o mais interessante é que há formas de analisarmos todos esses dados em busca de padrões e tendências. Por esse motivo, os conhecimentos analíticos dos quais falamos anteriormente serão cada vez mais exigidos. Profissionais de Marketing com habilidades na área de big data saberão extrair informações valiosas dos dados e criar vantagem competitiva para a organização em que trabalham.

Inclusive, progressos no segmento de inteligência artificial vêm alterando a forma como as pessoas interagem com as empresas. Só para se ter uma ideia, o uso de chatbots — programas de computador capazes de responder a solicitações dos consumidores por meio de aplicativos de mensagens — vem crescendo e promete revolucionar o atendimento ao cliente.

Esses são apenas alguns exemplos de como o Marketing sofre influência dos mais diversos ramos — o que exige do profissional uma atualização constante e gosto por aprender.

Mas, ao mesmo tempo, o Marketing tem a capacidade de contribuir para uma série de esferas. Não é à toa que temos especializações como o Marketing digital, político, esportivo, cultural e social.

Percebeu quais são os aspectos mais importantes que você precisa conhecer e avaliar antes de se matricular em um curso de Marketing? Já decidiu que é mesmo essa a área à qual você deseja dedicar os estudos nos próximos anos?

Então conheça a nossa graduação EAD em Marketing e descubra todas as vantagens de estudar na nossa faculdade e desfrutar de uma metodologia de ensino inovadora!