Por que você deveria investir na obtenção de novo título?

  • 20/fev/2018

Por que você deveria investir na obtenção de novo título?

Existem muitos profissionais que já possuem um diploma de ensino superior e estão inseridos no mercado de trabalho, porém não se sentem satisfeitos com as carreiras escolhidas. Nesses casos, a melhor opção seria fazer um novo curso para conseguir mudar de rumo profissional.

O grande problema é que a falta de tempo e o desânimo para estudar para o vestibular fazem com que muitas pessoas desistam de perseguir seus sonhos e acabem se contentando com o emprego atual.

Se esse é o seu caso, não desista! Saiba que você não precisa fazer um novo vestibular para voltar a estudar. Basta requerer a obtenção de novo título como forma de ingresso em uma instituição. Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe-nos!

O que é a obtenção de novo título?

Como o próprio nome já diz, essa é uma forma de ingresso na faculdade para aquelas pessoas que já possuem um diploma de nível superior. Ou seja, é a possibilidade de voltar a estudar sem precisar fazer o vestibular ou ENEM novamente.

Ao terminar a faculdade, é comum pensar que você nunca mais vai voltar para lá. Mas o futuro é cheio de surpresas e, em alguns casos, é comum querer obter um novo diploma, seja pela vontade de mudar de carreira, seja para ampliar sua área de atuação.

Um exemplo de obtenção de novo título para ampliar a área de atuação é o bacharel de Relações Públicas que decide fazer Jornalismo ou Publicidade. Trata-se de uma forma de se aprofundar em temas específicos que estão dentro da área escolhida para sua carreira — nesse caso, a Comunicação Social.

Algumas instituições de ensino permitem que estudantes que desejam fazer uma segunda graduação ingressem sem a necessidade de fazer vestibular. É preciso, porém, analisar quais são os requisitos para que essa forma de ingresso seja aceita, o que varia de faculdade para faculdade.

Alguns exemplos são: existência de vagas ociosas no curso; necessidade de fazer um processo seletivo simplificado; análise de documentos; entre outras. De qualquer forma, se você cumprir todos os requisitos exigidos, basta fazer a matrícula e começar a sua nova graduação!

Quais são as vantagens da segunda graduação?

Em primeiro lugar, você vai incrementar seu currículo e perseguir seus sonhos. Um profissional com dois ou mais cursos superiores é muito valioso no mercado de trabalho, pois possui conhecimentos de áreas distintas, podendo atuar em setores integrados de grandes empresas.

Em segundo lugar, como já mencionamos, você não precisa se preocupar em fazer vestibular ou ENEM novamente, além de poder eliminar as matérias que já foram estudadas no curso anterior. Ou seja, ao escolher uma área de atuação semelhante, pode ser que um curso de 4 anos consiga ser concluído em 2, pois você ficará isento de muitas disciplinas.

Outra vantagem é que muitas instituições oferecem descontos para estudantes que estão cursando sua segunda graduação. Logo, suas despesas serão bem menores, ainda mais se estiver estudando na mesma faculdade em que se formou pela primeira vez, situação em que o desconto costuma ser bem maior.

Por fim, como você já passou por uma graduação antes, já vai estar acostumado com o ritmo da faculdade. O cenário não é mais novidade e você não vai enfrentar as dificuldades que enfrentou pela primeira vez, pois já vai saber exatamente o que é necessário para se dar bem, além de ter maturidade suficiente para levar os estudos a sério.

Como aliar o novo curso com a vida profissional?

Em geral, a obtenção de novo título é procurada por pessoas que já possuem uma vida profissional ativa, além de contas para pagar, filhos para criar e casa para cuidar. Logo, é normal pensar que é difícil conciliar essa rotina com os estudos.

Atualmente, isso não é mais um problema. Com a popularização dos cursos a distância, você pode optar por fazer a sua segunda graduação na modalidade EAD, de forma que fique muito mais fácil conciliar os estudos com o trabalho.

O curso a distância oferece a flexibilidade de assistir às aulas quando e onde quiser, sem a necessidade de se deslocar até a faculdade. Além disso, você também não precisa se preocupar com os gastos emergentes dos cursos presenciais, como materiais, transporte e alimentação.

A facilidade de poder assistir às aulas no seu próprio tempo permite que você concilie a faculdade com o trabalho e atividades domésticas sem gerar estresse. Ao mesmo tempo, você não fica privado de utilizar os recursos oferecidos pela faculdade, pois é possível ir até o polo presencial para frequentar laboratórios, bibliotecas, aulas práticas e, ao menos uma vez por matéria, realizar as provas finais.

É importante também lembrar que a EAD amplia as possibilidades de formar seu networking, pois o contato com colegas e professores não está limitado às salas de aula. Você pode frequentar os fóruns e interagir com centenas de alunos, além de ter a liberdade e tempo suficiente para tirar dúvidas e conversar com os docentes.

Por fim, vamos ressaltar que os cursos a distância costumam ser mais baratos que os presenciais, diminuindo ainda mais as despesas com a obtenção de novo título. Assim, você consegue encaixar a educação no orçamento tranquilamente.

Existem outras alternativas para investir na carreira?

Se você já está satisfeito com a sua área de atuação atual e não pensa em mudar de carreira, e sim em enriquecê-la, talvez a obtenção de novo título não seja a melhor opção. Nesses casos, uma pós-graduação ou especialização são mais indicadas.

Depois de obter seu diploma de nível superior, é preciso colocar em mente que você não deve parar de estudar. Investir na educação é uma obrigação para quem deseja progredir na carreira, pois o mercado de trabalho é muito competitivo. Para se destacar, é preciso estar constantemente atualizado e ter um currículo impecável.

Fazer uma pós-graduação ou especialização em áreas que tenham a ver com sua profissão atual é uma excelente forma de ampliar seus conhecimentos e, consequentemente, ter mais chances de conquistar uma posição de destaque em uma empresa, conseguir um emprego melhor ou alcançar aquela promoção tão desejada.

Assim como acontece com os cursos de graduação, você pode fazer a especialização ou pós-graduação a distância. Na verdade, é muito mais vantajoso optar pela EAD, pois você poupa tempo e recursos, permitindo que os estudos não atrapalhem seu trabalho e vice-versa.

Vale ressaltar que não existe nenhuma diferença entre as modalidades EAD e presencial, tanto na obtenção de novo título quanto na especialização. Se os cursos forem reconhecidos e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), ambos têm a mesma validade no mercado de trabalho.

Com tudo isso em mente, você entende por que é tão importante investir na sua educação? Caso você esteja insatisfeito com a sua carreira e queira mudar de profissão, aproveite as vantagens oferecidas pela obtenção de novo título para perseguir seus sonhos. Não permita que o desânimo seja um empecilho ao seu sucesso profissional!

Se você ainda pensa que tem dificuldades em voltar a estudar, confira o nosso guia sobre como conciliar a vida profissional, pessoal e acadêmica em 5 passos!