Connect with us

Guia de Carreiras

Como conquistar o cargo de gerência da empresa? Aprenda a se preparar para o desafio!

Subir na carreira e conquistar novos postos de trabalho é o sonho de muitos profissionais. Afinal, quem não deseja ser reconhecido na empresa a ponto de tornar-se gestor? Ter essa ambição é algo muito positivo, mas você sabe o que precisa fazer para ser gerente no local em que trabalha?

Os desafios dessa função são muitos. Um gestor se responsabiliza por diversos profissionais e compõe a linha de frente da empresa, sendo cobrado diretamente pelos resultados da sua área. Por isso, apenas profissionais capacitados são escolhidos para exercer esse papel.

O seu objetivo profissional é ter mais projeção na carreira e alcançar salários mais altos? Acompanhe nossas dicas e prepare-se para conquistá-lo!

Comunique sua vontade de ser promovido e mostre o seu valor

Antes de promover alguém à gerência, o seu chefe vai procurar observar e conhecer profundamente o profissional. Ele precisa confiar nas capacidades do candidato para exercer o cargo. Assim, para começar essa caminhada você deve se fazer visto e mostrar que seu trabalho merece reconhecimento.

Se você é novo na empresa, talvez não seja o melhor momento para comunicar suas ambições. Inicialmente, invista em mostrar suas competências e ganhar a confiança dos colegas e gestores. Procure se relacionar com pessoas que possam ajudar você nesse objetivo — aprender com a experiência de outros profissionais é muito importante.

Quando se sentir à vontade para isso, comunique sua intenção para seu chefe e peça orientações sobre como alcançar o objetivo da gerência. Reforce suas realizações e contribuições na empresa e pergunte sobre as habilidades que ele considera essenciais para essa função.

Busque um mentor dentro da empresa e aprenda com ele

Uma boa dica para quem procura ser gerente é buscar o auxílio de pessoas importantes no trabalho. Pode ser um colega mais antigo, o gestor do seu setor ou de outras áreas e até mesmo o dono da empresa. Caso você tenha amigos gerentes de outras empresas, eles também podem ser fontes de aprendizado.

Procure conversar com essas pessoas e absorver os conhecimentos que elas construíram sobre a vida profissional e a atuação em cargos de gestão. Os profissionais que já trilharam esse caminho têm muita experiência para trocar. Utilize as dicas deles para se manter atualizado sobre as exigências do mercado de trabalho.

Além de ter contato com pessoas em cargos maiores, você também pode aprender muito quando se torna mentor de alguém. Assim, não negligencie as oportunidades que seus colegas menos experientes oferecem. Muitos conhecimentos e habilidades da gerência são mobilizados quando você ensina alguém ou trabalha em grupo.

Invista nos estudos

Sem dúvida, a capacitação é indispensável para quem pretende ser promovido. Você não vai conquistar novas posições na empresa se continua com a mesma formação que tinha quando foi contratado. Para se tornar gerente, é necessário desenvolver uma série de habilidades específicas da função.

Dessa forma, procure formas de ampliar suas competências e aumentar seu valor na empresa. Cursos na área de gestão são muito bem-vindos, já que você vai precisar comprovar habilidades para gerir grupos, analisar estratégias e criar soluções para a condução do negócio.

Além de fazer uma pós-graduação ou MBA, por exemplo, você pode participar de seminários, encontros e minicursos. Esses tipos de eventos acontecem frequentemente e agregam conhecimento, habilidades e networking para a sua vida profissional.

Desenvolva novas habilidades

Seguindo a dica anterior, você não precisa se limitar aos eventos na sua área de formação. É interessante enriquecer seu currículo com programações que abordam competências humanas, por exemplo. O mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais as habilidades que vão além do conhecimento técnico especializado.

Para ser gerente você precisa, claro, conhecer com profundidade sua área de trabalho e a realidade do mercado nesse campo. Entretanto, esses conhecimentos não são suficientes para exercer bem a função. Afinal, um gestor vai delegar boa parte das atividades técnicas, enquanto se dedica às tarefas gerenciais.

Por isso, são mobilizadas muitas competências humanas e sociais. Como a capacidade de mediar conflitos, motivar pessoas, estabelecer metas e passos para cumpri-las, analisar mercados e criar estratégias competitivas. Se você ainda não se sente pronto para realizar essas funções, procure desenvolver as habilidades necessárias.

Nem sempre esses conhecimentos podem ser ensinados em cursos. Por isso, vale a pena conversar muito com profissionais que já estão nessa etapa, assim como pesquisar a história de grandes empresários e gerentes. Essas informações podem ser encontradas em livros, entrevistas e vídeos.

Peça feedbacks das suas ações e do seu perfil profissional

Quem deseja se tornar gerente deve ter muita coragem para ouvir sobre suas limitações e tentar corrigi-las. Fica impossível crescer quando você só enxerga seus pontos fortes. Acredite: seus colegas e gestores certamente têm muito a falar sobre pontos que você precisa melhorar.

Em vez de sentir medo ou ter raiva desse tipo de opinião, use-as a seu favor. Peça constantes feedbacks para seu grupo de trabalho e seus superiores. Ouça com atenção e reflita sobre como pode mudar a visão que eles têm de você. Compare os feedbacks e analise seu progresso ao longo do tempo.

Essas são formas de perceber o que pode atrapalhar sua chegada à gerência. É melhor conhecer e intervir nesses pontos o quanto antes. Assim, você evita ficar sabendo deles apenas quando tiver a sua tentativa de promoção frustrada no meio do processo seletivo.

Identifique gargalos e proponha soluções

Ser proativo e propor o aperfeiçoamento dos processos são ótimos meios de mostrar sua importância na empresa. Se você está buscando mais reconhecimento, fique atento ao funcionamento do seu local de trabalho e busque formas de agilizar as tarefas e aumentar a competitividade no mercado.

Sem dúvida, funcionários com visão estratégica e atitude são valorizados pelos gestores de uma organização. As suas ideias podem até não ser colocadas em prática, mas a ação de criar e apresentar propostas é vista de forma muito positiva. Essas competências devem fazer parte do perfil de todo bom gestor.

Com essas dicas, você conseguirá se preparar para ser gerente no futuro. Participe ativamente das reuniões e mostre disposição para trabalhar com afinco. Os olhos do dono e dos gestores das empresas estão sempre à procura de talentos que possam ser mais bem aproveitados. Mostre que você é um deles!

O que achou deste post? Ajudamos você a enxergar novas oportunidades para conquistar seus objetivos? Assine nossa newsletter e acompanhe conteúdos relevantes sobre carreira e educação!

4.2/5 - (8 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD