Connect with us

Guia de Carreiras

Como definir seu objetivo profissional na vida (e no currículo!)

É por meio do currículo que a pessoa deixa claro o que pretende para sua carreira e dá ao empregador as condições mínimas para avaliar se ela tem características compatíveis com a vaga oferecida. Sendo assim, um detalhe se torna muito relevante: o objetivo profissional.

O que escrever nesse espaço de maneira que sua definição seja um diferencial na busca pela vaga?

Indo além disso: como se preparar profissionalmente em função do objetivo? É isso o que você verá a seguir. Por isso, acompanhe o artigo até o final e saiba exatamente como lidar não somente com a informação a ser colocada no currículo, mas também com a maneira de orientar sua carreira em função do seu objetivo maior.

Faça uma autoanálise

Antes de colocar suas pretensões no papel é preciso que você saiba onde se encontra para ter como planejar sua carreira. Avaliar questões como a compreensão que você tem de determinado idioma e de que forma isso interfere na sua projeção profissional faz toda a diferença na busca por boas oportunidades.

É em função disso que você pode se capacitar. Considerando as exigências da carreira e o momento em que você se encontra em relação a elas, você pode dar os primeiros passos para se tornar um profissional requisitado. A sequência é investir em cursos e em outras experiências para poder ocupar as vagas.

Por isso, estabeleça um ideal e mensure a distância que se encontra dele no dia de hoje.

Tenha foco

Muitas pessoas, seja por curiosidade, seja por dúvida, acabam fazendo inúmeras atividades e as inserem no currículo, inclusive considerando cursos que em nada tem a ver com o que a empresa contratante procura. Isso é um erro. Por mais que as experiências sejam úteis para a sua vida pessoal, o fato é que no currículo o ideal é se concentrar em criar um determinado perfil compatível com o que o contratante deseja.

De nada adianta você ter feito inúmeros cursos, sendo que nenhum deles pode dar à empresa a solução que ela precisa. Concentre-se apenas naquilo que tem a ver com a vaga em questão. Assim você mostra ao avaliador os motivos para ocupá-la e torna mais fácil todo o processo.

Esse é um motivo para você manter o currículo sempre atualizado.

Definas metas

Estabeleça metas para chegar ao seu objetivo. Isso permite que o avaliador saiba de que forma você pretende alcançar êxito em sua carreira. É muito mais viável colocar no currículo que você pretende ganhar experiência na empresa para ter condições de ocupar cargos maiores do que dizer que seu objetivo é alcançar um cargo maior.

Isso vale não somente para o preenchimento do currículo, mas também para você pensar na sua vida profissional. Tome cuidado para não estar sempre idealizando um futuro inalcançável sem que existam etapas para serem superadas antes desse objetivo chegar. Estruture seu crescimento de acordo com fases da sua vida e tenha maiores chances de chegar onde pretende.

Seja claro

O profissional de Recursos Humanos que avaliará a sua candidatura, analisará a candidatura de inúmeras outras pessoas também. Sendo assim, valorize a simplicidade. E isso diz respeito também à forma de escrever.

Nada de usar clichês como “em busca de desafios” ou “pretendo ajudar a empresa a crescer”. Seja direto, até para que o profissional que está encarregado de avaliar a candidatura de centenas de pessoas não veja a sua com má vontade por conta de uma comunicação imprecisa.

Nesse sentido, a dica é: deixe bem claro o que pretende e procure facilitar o entendimento de quem o avalia.

Seja realista

Um salário alto é o que qualquer trabalhador deseja. Entretanto, é preciso ter o devido entendimento a respeito de seu valor de mercado para não pedir acima do que as empresas costumam e podem pagar. Aos poucos você pode ir se qualificando até atingir vencimentos maiores.

Não existe fórmula mágica para você chegar ao sucesso. Basta trabalhar de acordo com suas possibilidades e tentar progredir com o tempo.

Consciente de que tem condições de passar por cada etapa, nada impede você de atingir o topo.

É importante que a empresa contratante saiba que você tem consciência do momento em que se encontra, mas também tem ambições.

Revise seu texto

No que diz respeito ao currículo, não deixe de revisá-lo para evitar o surgimento de erros gramaticais. Isso pode prejudicar você mesmo que a vaga tenha a ver com o seu perfil. É bom lembrar que esse é um critério utilizado pelos avaliadores para eliminar candidatos logo numa primeira análise.

Para evitar que problemas dessa natureza fechem as portas das empresas para você, tenha sempre o costume de ler em voz alta logo após ter terminado o texto ou então repasse o documento para um amigo que escreve bem. Se você não identificar problemas e ele também não, então pode ficar tranquilo e fazer o envio.

Não tente enganar as empresas

Quando você mente no currículo, pode até conseguir a vaga, mas certamente terá problemas no futuro. Ao dizer que você pretende uma coisa quando na verdade está em busca de outra, acabará não durando muito tempo no cargo, o que pode comprometer a sua trajetória profissional.

Além disso, é bom lembrar que o currículo costuma ser somente uma etapa dentro do processo de seleção, sendo assim, quando você mente logo numa fase inicial do processo, tem que manter a mentira ao longo de todo ele, tornando a etapa da entrevista, por exemplo, muito mais difícil.

Exemplos de como definir o objetivo profissional

Basicamente, o que você precisa colocar como objetivo no currículo diz respeito à área de atuação e o que você espera dela. Assim, você pode seguir os seguintes exemplos e adaptá-los à sua realidade:

  1. “Trabalhar com vendas e ganhar experiência no contato com o público”;
  2. “Desenvolver pesquisas de mercado na área de marketing”;
  3. “Atuar na liderança das equipes de venda, estabelecendo metas e práticas motivacionais”.

Agora que você já sabe como lidar com o objetivo profissional, não deixe de conferir o perfil profissional mais procurado pelas empresas: conheça e se capacite!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD