Connect with us

Guia de Carreiras

Conheça os diferenciais adquiridos por alunos de cursos a distância

Estamos conectados. Nossa realidade mudou, assim como a forma de comprar, se relacionar e estudar. Sim, cursos a distância são uma realidade para mais de um milhão de brasileiros, que tiveram a vida acadêmica e profissional transformada pelos benefícios dessa modalidade.

Você já sabe que cursos a distância possibilitam frequentar uma faculdade de qualquer lugar do país, seja em deslocamentos, em casa, nas pausas do trabalho ou em viagens a negócios.

O fato de oferecer cursos acessíveis, sem necessidade de deslocamento para as aulas, gastos com alimentação e gerando ganho de tempo, colocam o ensino a distância como a modalidade que mais cresce no Brasil.

Nesse post você encontrará 9 diferenciais que alunos de cursos a distância desenvolvem durante sua formação e como eles fazem diferença na vida profissional.

1. Postura ativa

Nada de ficar esperando as oportunidades aparecerem. Se dedicando aos cursos a distância, você é a protagonista de sua vida e carreira.

É você quem constrói as oportunidades e faz com que as coisas aconteçam. A instituição lhe oferecerá o conhecimento e as ferramentas para essa construção.

O aluno do ensino a distância desenvolve a capacidade de buscar tudo o que precisa para planejar a vida profissional, adquirir o necessário e saber como utilizar bem aquilo que aprender.

Profissionais de sucesso não se apoiam em justificativas, ao contrário, constroem os alicerces e pavimentam o caminho em direção a qualidade de vida e realizações.

2. Aprende a se planejar

Seus objetivos são maiores e mais importantes que as dificuldades que se apresentam. Sejam quais forem eles, estudar para o Enem, decidir qual carreira seguir, alcançar êxito pessoal e profissional, tudo dependerá de seu planejamento.

Planejar é o fundamento de todo profissional bem-sucedido. Para aqueles que não sabem aonde querem chegar, qualquer destino servirá. Lembre-se de que é você quem decide seu futuro, e essa decisão passa por elaborar o planejamento e cumpri-lo.

Alunos de cursos a distância desenvolvem a capacidade de planejamento, principalmente em virtude da jornada dupla de trabalho e estudos.

O tempo escasso é fator crítico de sucesso para elaborar estratégias eficazes de estudo. E esse desenvolvimento só consegue quem aproveita os momentos de pausa, folgas ou deslocamentos para acessar conteúdos que farão toda a diferença em sua vida.

3. Habilidade com tecnologia

Não é segredo que empresas buscam usuários avançados em tecnologia para preencher as vagas disponíveis.

Independentemente de suas habilidades atuais, o ensino a distância aperfeiçoa a capacidade de lidar com aplicativos, ferramentas de busca, pesquisa e armazenamento de informações no mundo virtual.

A começar pela plataforma de ensino EaD, que é intuitiva, fácil e prática. Afinal, de que adiantaria uma plataforma a distância complexa e inacessível?

Os cursos a distância são desenvolvidos para tornar seu aprendizado leve e fácil. A jornada lhe apresentará obstáculos e desafios a serem superados. Concentre-se somente em vencê-los.

4. Comprometimento

Habilidade essencial para a vida e carreira, o comprometimento é uma qualidade emocional que grandes empresas procuram desenvolver em seus colaboradores.

Pessoas que conseguem manter um ritmo produtivo nos estudos desenvolvem resiliência, outra habilidade emocional que leva à persistência nas realizações.

Esses profissionais começam bem as tarefas e as terminam de forma ainda melhor, sem deixar coisa alguma inacabada.

5. Aprendem a lidar com a flexibilidade

Fazer mais com menos. Essa máxima é realidade no mundo corporativo e em nossas vidas.

Precisamos entender e aceitar mudanças todo o tempo, e a capacidade de adaptação é fator determinante para não ser atropelado pelas transformações no mercado.

Essa realidade trouxe a flexibilidade de horários e jornadas, bem como a necessidade de se adaptar às novas exigências das empresas e do mercado.

Os desejos do consumidor mudam a cada minuto e as empresas precisam responder corretamente para não perder espaço. Isso gera alterações constantes no comportamento das empresas e de seus colaboradores.

Alunos do EaD se habituam com a flexibilidade. A destreza desenvolvida dentro da plataforma gera versatilidade e agilidade que se tornarão suas companheiras inseparáveis por toda a carreira.

Podemos encontrar um exemplo claro dessas habilidades em mães que voltaram a estudar e têm a necessidade de conciliar tempo para trabalho, família e estudos. E sempre vale a pena.

6. Desenvolvem disciplina

Como protagonista de sua carreira, dependerá só de você construir e pavimentar seu caminho. Com o conhecimento e as ferramentas necessárias, sua disciplina determinará quanto tempo isso levará.

Essa é outra habilidade que a acompanhará por toda a vida. Pessoas que desenvolvem disciplina possuem maior facilidade em manter o foco e a concentração em qualquer momento da vida e carreira.

É sabido que brasileiros não cultivam o hábito de leitura, o que prejudica o aprendizado e evolução cultural. Para você esse desafio não será problema. As atividades dos cursos a distância incentivam a leitura, pesquisa, interpretação e questionamentos sobre assuntos diversos.

Desenvolvendo a disciplina nos estudos, por meio da leitura, ela será aplicada em todas as demais situações no futuro e o condicionamento adquirido pelo uso da plataforma a distância será seu grande aliado para vencer desafios na vida acadêmica e profissional.

7. Cursos a distância promovem autonomia

Lembra-se da postura ativa, do início do post? A autonomia é o patamar superior alcançado por meio da proatividade e motivação de fazer acontecer.

No ensino a distância você decide a que horas estudar, em qual matéria se concentrar — dentro do conteúdo do curso — e quais atividades executar.

O mercado tem buscado por profissionais que trabalham em casa, o home office, objetivando ganhos em produtividade e redução de custos. A grande aliada desses profissionais é a capacidade de trabalhar com independência e autonomia, sendo guiados pela autodisciplina.

A autonomia lhe capacitará a tomar decisões acertadas e rápidas

8. Automotivação

Dificuldades e desafios são grandes inimigos da motivação. Profissionais automotivados, entretanto, são difíceis de serem derrubados. Mas por que alguns são mais motivados que outros?

A diferença está no dia a dia. Profissionais motivados desenvolvem essa capacidade durante a graduação e mantêm a prática por toda a vida.

É essa capacidade que impulsiona vidas e carreiras de maneiras diferentes e exemplares. Pessoas automotivadas caminham sempre para a frente, derrubando ou contornando obstáculos, com foco nos objetivos e conquistas.

É também a automotivação que provoca mudanças de carreira. A motivação ensina que seu sucesso depende somente de si, que será bem-sucedido onde quer que esteja, fazendo qualquer coisa que decidir e lhe trouxer realização pessoal e profissional.

9. Pensamento crítico

O incentivo que a plataforma do ensino a distância lhe dará para a pesquisa será essencial para desenvolver seu pensamento crítico.

A necessidade de analisar conteúdos e sua aplicabilidade na matéria estudada formará em você a capacidade de criticar não apenas conteúdos, mas situações, opiniões e feedbacks.

O pensamento crítico é um grande agente de transformações. As profissões em alta no mercado são aquelas que promovem transformações no mercado, nas empresas e em suas próprias vidas.

Como protagonista de sua vida e carreira, cabe somente a você decidir os rumos e caminhos a trilhar.

Mas tenha a certeza: cursos a distância fazem mais que simplesmente lhe oferecer conteúdo e um diploma com certificação. Eles a ajudam a se tornar uma profissional preparada para qualquer desafio.

Curtiu nosso post? Então aproveite para curtir também nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD