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Millennials: 6 qualidades da nova geração
A “geração Y”, também conhecida como “Millennials”, compreende pessoas com idades entre 18 e 34 anos. Essa geração se desenvolveu numa época de grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica e facilidade material. Neste novo ambiente volátil, onde assistimos o desaparecimento de algumas profissões e a relativização de outras, a lógica do trabalho adquiriu novo significado. Essa nova geração cresceu vivendo em ação, estimulada por atividades, fazendo tarefas múltiplas, e apresenta resistência às tarefas subalternas de início de carreira. Eles desejam posições de destaque desde cedo, em geral com a suposição de que o conhecimento e o currículo técnico tornam desnecessários outros atributos profissionais. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional, ou para evitar as dificuldades típicas de muitas carreiras. No entanto, para o editor Geoffrey James, do site Inc.com, existem 6 áreas em que os millennials se destacam e apresentam grandes avanços. Confira:
- Eles são mais alfabetizados.
Antes dos millennials a literatura estava na corda bamba. As vendas de livros estavam caindo e os níveis de alfabetização despencando. Então apareceram os millennials que turbinaram a explosão repentina da literatura para jovens. Veja os casos dos livros da saga Harry Potter, Jogos Vorazes etc.
- Eles escrevem melhor.
De acordo com Geoffrey, os millennials são pioneiros na troca de mensagens de texto e na publicação de “tweets”, recursos que encorajam a objetividade em se expressar e, consequentemente, clareza de pensamentos. Como cresceram com essas tecnologias, os millennials são, em média, melhores na escrita. Ele afirma que vê isso nos e-mails que recebe: “millennials vão direto ao ponto mais rapidamente do que as pessoas das gerações anteriores. Mesmo quando o assunto é ingênuo eles não desperdiçam palavras. Por outro lado, pessoas da geração anterior, chamada de “baby boomers”, parecem ser bem mais prolixos”.
- Eles são menos materialistas.
Isso pode ser o resultado do período econômico em que eles cresceram, mas os millennials parecem não cobiçar tanto posses materiais quanto as gerações anteriores. Eles são menos propensos à sedução por grifes, carros caros ou casas suntuosas. Por outro lado, parecem dar mais valor a espaços comunitários, transporte público e, acima de tudo, procuram sentido real para a vida profissional, em vez de focarem exclusivamente em contracheques vultosos.
- Eles são menos racistas e homofóbicos.
Os millennials são muito menos propensos ao racismo. O mesmo acontece com a homofobia. Enquanto gerações anteriores pareciam obstinadas em rotular e controlar o comportamento sexual de outros adultos, millennials são definitivamente mais adeptos da postura “viva e deixe viver”.
- Eles são mais graduados.
Graças ao comprometimento dos “baby boomers” em promover a educação universitária para o máximo possível de pessoas, os millennials são a geração com maior índice de graduação de todos os tempos. O fato se deve também ao crescimento vertiginoso da Educação a Distância (EaD), que aumenta consideravelmente o acesso à educação. A geração dos millennials ostenta os maiores números de graduação universitária, mestrados, doutorados e pós-graduações.
- Eles são mais céticos.
Mesmo acreditando em Deus tanto quanto as gerações anteriores, os millennials são menos propensos a dar dinheiro a organizações religiosas. O fato de terem os maiores índices de educação formal faz com que eles sejam menos crédulos do que as gerações anteriores. Nos negócios são menos influenciáveis e mais difíceis de serem enganados. Por isso, os millennials são menos vulneráveis a armadilhas que prometem ganhos rápidos.
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