10 dicas infalíveis para revisar a matéria (e não deixar acumular!)

  • 14/fev/2018

10 dicas infalíveis para revisar a matéria (e não deixar acumular!)

As provas mais importantes do semestre estão para acontecer. Você se depara com uma quantidade imensa de conteúdos a serem estudados, mas apenas uma pequena porção de tempo para revisar a matéria. Se por algum motivo você já acabou deixando a matéria acumular, certamente já passou por isso em sua vida acadêmica, não é verdade?

Saiba, no entanto, que isso não precisa ser assim. Sabendo como revisar a matéria adequadamente, você conseguirá não só organizar os seus estudos, mas também alcançar resultados cada vez melhores em provas e trabalhos — e é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. 

A seguir, listamos 10 dicas infalíveis que para lhe ajudar nessa missão. Para conhecê-las, continue conosco e boa leitura!

1. Adote uma rotina

O primeiro passo para conseguir revisar a matéria da melhor forma possível é adotar uma rotina de estudos. Isso porque, dessa forma, você estudará um pouco a cada dia, administrando o seu tempo e sem precisar correr com todo o conteúdo nas vésperas de provas e trabalhos. 

Para isso, monte um cronograma de acordo com a sua disponibilidade de tempo e com os prazos das tarefas acadêmicas. Isso lhe ajudará a definir objetivos claros para cada sessão de estudos, permitindo que você vá tirando os conteúdos de seu caminho à medida que progride. 

Além disso, essa prática é capaz de reduzir significativamente os seus níveis de ansiedade em relação aos estudos, uma vez que servirá como guia para garantir que você tome sempre os passos necessários ao revisar a matéria. 

2. Faça um checklist de tarefas

Uma dica preciosa para revisar a matéria é montar um checklist com todas as tarefas a serem concluídas e conteúdos a serem estudados. Ter todas essas informações juntas em uma única lista certamente lhe fornecerá uma visão mais clara de tudo o que precisa ser feito, evitando confusões que possam ser ocasionadas pela falta de organização. 

3. Saiba priorizar

Adotar uma rotina de estudos, fazer um checklist de tarefas e contar com o auxílio de um cronograma de revisões também trazem outra vantagem incrível para quem deseja revisar a matéria sem deixar nada acumular. Isso porque, tomando essas medidas, será mais fácil enxergar e estabelecer quais matérias e conteúdos priorizar. Essa definição pode ser feita levando em conta critérios estabelecidos de acordo com as suas necessidades. É interessante, por exemplo, considerar os seguintes fatores: 

  • disciplinas em que mais precisa de notas; 
  • datas de provas e entregas de trabalhos;
  • facilidade do conteúdo. 

Aqui, é importante entender que não estamos falando que é preciso deixar de lado algumas matérias em prol de outras, mas sim saber identificar quais delas precisam ser revisadas primeiro, de modo a permitir que nada se acumule e que seu tempo seja otimizado. 

4. Faça bons resumos e anotações

Durante a sua revisão, é interessante realizar resumos e anotações para ajudar na fixação total do conteúdo. Para isso, preste atenção naquilo que está lendo em vez de simplesmente ler rapidamente os textos (muitas vezes cansativos) necessários durante o estudo. 

Em seguida, marque as passagens mais importantes do artigo, destacando-as e inserindo-as em suas anotações com suas próprias palavras. Aqui, uma ideia interessante e que funciona para algumas pessoas é tentar repetir o processo de resumir escrevendo o que você estudou em outra folha e sem consultar o seu material. Assim, é possível comparar essas anotações com as antigas, percebendo o que você esqueceu e o que ainda precisa ser fixado.  

5. Mantenha a organização 

A organização é fundamental em todos os aspectos de nossas vidas — e, em relação aos estudos, isso não poderia ser diferente. Aqui, estamos falando desde a organização do seu cronograma até a do local onde você se senta para revisar a matéria. Dificilmente será possível se concentrar em um local desorganizado e, pior ainda, repleto de distrações.

6. Não deixe nada para a última hora

A pressa é inimiga da perfeição — e você certamente já se deparou com esse ditado alguma vez em sua vida, não é mesmo? Saiba que, aqui, ele faz todo o sentido.

Afinal, não seguir a sua rotina de estudos pode fazer com que você acabe deixando para o último minuto os conteúdos que já deveriam ter sido fixados com semanas de antecedência. Isso acaba gerando o famoso acúmulo de fim de semestre. Lembre-se de que o ideal é estudar um pouco a cada dia ou semana, e não muito em um só dia. 

Além disso, toda vez que iniciar uma revisão ou trabalho, é ideal finalizar o que já começou antes de partir para uma próxima tarefa. Desse modo, você evitará ficar com um monte de atividades incompletas acumuladas e com a sensação de que não está conseguindo avançar nos estudos. 

7. Conte com o auxílio da tecnologia

Que a tecnologia é parte fundamental do cotidiano moderno, não é segredo algum. Só para se ter uma ideia, cada vez mais pessoas utilizam a internet para trabalhar e até mesmo fazer cursos de graduação, pós-graduação e MBA a distância (EAD), uma excelente solução em termos de custo-benefício para quem deseja obter uma formação e estudar onde quiser e em qual horário preferir. 

Quando o assunto é revisar a matéria, a tecnologia também pode ser uma grande aliada. Existem aplicativos disponíveis justamente para esse fim, como: 

  • trello: para criar cronogramas e checklists; 
  • evernote: para anotar matérias em cadernos virtuais, adicionar arquivos em PDF, apresentações de slides e gravar áudios de aulas e revisões importantes;
  • issuu: para ler livros, revistas e materiais sobre o que você está estudando. 

8. Explique o assunto para um colega 

Colega, familiar, bicho de estimação ou até para você mesmo na frente do espelho: ao contrário do que se possa parecer, essa é uma forma bastante eficaz de fixar o conteúdo após já ter feito uma revisão.  É difícil esquecer informações após explicá-las (de preferência, em voz alta) mais de uma vez, desde o início. 

9. Utilize técnicas de memorização

As técnicas de memorização estão aí para nos ajudar a fixar conteúdos e, assim, obter maior aproveitamento em nossas revisões. Antes sair adotando essas estratégias, é essencial entender que um dos passos mais importantes para melhorar os rendimentos nos estudos é entender como o cérebro humano funciona. 

Quando estamos estudando, nossos neurônios fazem mais conexões e, consequentemente, estimulam significativamente o hipocampo, área responsável pela memória. Contudo, saiba que nem todas as informações que revisamos são registradas nessa estrutura. Algumas delas simplesmente são perdidas — e é aí que entram as técnicas de memorização, utilizadas para reverter essa situação. 

Para adotar essas estratégias em sua rotina de estudos, abordaremos algumas abaixo: 

Repetição

Trata-se de uma das mais tradicionais estratégias de memorização. Como o próprio nome já diz, a fixação é feita pela recapitulação contínua daquilo que você está estudando. Sendo assim, abuse da resolução de simulados e repetições de exercícios. Isso não significará perder tempo, e sim potencializar a sua revisão. 

Repetição espaçada

Trata-se do ato de repetir um conteúdo estudado em diferentes períodos. Quando aprender uma nova informação, ela deve ser estudada no mesmo dia. Em seguida, estudada novamente após alguns dias. Depois, após semanas, e assim por diante. 

A técnica é eficaz, uma vez que estimular o hipocampo a recuperar informações perdidas em tempos espaçados faz com que o conteúdo esteja mais registrado na memória e seja mais difícil de ser esquecido. 

10. Descanse 

Por fim, essa é uma dica que jamais poderia ficar de fora de nossa lista. Saber fazer pausas durante as revisões e estar sempre com o sono em dia é fundamental para obter resultados positivos em seus estudos. 

Lembre-se de que o descanso é mais do que necessário para que você consiga realizar suas atividades com o máximo de aproveitamento. Além disso, passar noites em claro estudando e revisando conteúdos é um sacrifício que dificilmente valerá a pena. Sendo assim, descanse!

Viu só como revisar a matéria de maneira organizada e sem deixar que os conteúdos se acumulem não precisa ser um bicho de sete cabeças? Colocando em prática as dicas do post, tenha certeza de que você jamais precisará passar noites mal dormidas tentando estudar de última hora para alguma prova da faculdade

E por falar em faculdade, já parou para pensar como a educação a distância pode ser a solução perfeita para você? Entenda mais sobre o assunto fazendo o download gratuito de nosso e-book!






Nosso App

Nossas Redes Sociais