Connect with us

Dicas de Estudo

O que é preciso para adquirir o hábito de leitura?

Ler é um hábito incrível, muito benéfico para alunos e sua aprendizagem. Cultivar um hábito de leitura desde a infância é positivo e pode ajudar muito em seus estudos.

Alguns alunos conseguem desenvolver naturalmente um amor pela literatura e gostam de passar seu tempo livre acompanhados dos livros. Entretanto, outros têm dificuldade de adquirir esse hábito. Hoje, você vai entender a razão pela qual gostar de ler é tão importante para o seu futuro e conhecerá algumas dicas que irão encorajá-lo a amar os livros. Vamos lá?

Por que o hábito de leitura é relevante?

De todos os exercícios acadêmicos, nenhum é tão crítico ao seu sucesso quanto o hábito de leitura. Ao longo da sua educação, professores hão de atribuir uma grande quantidade de tarefas relacionadas a literatura, desde livros didáticos à ficção.

Embora seja imperativo levar essas atribuições a sério quando você se propõe a estudar, tudo fica ainda mais fácil se você já tem o hábito de leitura. Para os alunos que gostam de ler, as atividades acadêmicas não são guiadas apenas pela obrigação, mas motivadas por um desejo orgânico.

Os benefícios da leitura não param por aí. De forma regular, ela é a maneira mais certa de impulsionar seu vocabulário. Ler palavras diferentes em vários contextos é a melhor forma de aprender seus significados e uso correto.

A leitura também reforça naturalmente sua capacidade de escrita, e torna simples dominar as centenas de particularidades e regras bizarras da língua portuguesa. Você desenvolverá naturalmente a sensação do que parece certo, e saberá, subconscientemente, quando uma vírgula está fora do lugar ou uma frase ficou extensa demais.

A leitura também aumentará sua capacidade de absorver novas informações e memorizá-las. Por isso ela é fundamental para qualquer disciplina educacional. Por meio da leitura, é possível absorver muito mais conteúdo em menos tempo, e este é o vínculo de entrega ideal para o conhecimento.

Como hábitos são formados?

De forma geral, hábitos podem vir em duas categorias: bons e maus. Alguns exemplos de bons hábitos são rotinas regulares de exercício físico e rituais de limpeza bem organizados. Maus hábitos, por sua vez, são como roer unhas e passar muitas horas na internet.

Bons e maus hábitos, entretanto, tem algo em comum. Eles são formados do mesmo jeito, através do que chamamos de loop de recompensa. Quando você realiza uma atividade, qualquer que seja, ela causa prazer ou dor. Nesse sentido, seu cérebro a relaciona com algum feedback específico. Uma vez que atividade e feedback prazerosos estão ligados, seu cérebro forma um hábito.

O que posso fazer para adquirir o hábito de leitura?

Você deve estar se perguntando o porquê de explicamos o mecanismo por trás da formação de hábitos, mas ele é bastante simples: como nosso objetivo aqui é te ensinar meios para adquirir o hábito de leitura, precisamos que você entenda que deve associar livros e textos a sentimentos prazerosos.

Com o segredo da formação de hábitos em mãos, é mais fácil manusear seu próprio cérebro, a fim de desenvolver um forte hábito de leitura. As dicas a seguir foram escolhidas para te ajudar nessa tarefa, e servem como ponto de partida para qualquer um de nós desenvolver um amor pela literatura.

1. Faça uma lista para se orientar

O primeiro passo para criar um hábito de leitura é fazer uma lista com aqueles livros de que você sempre ouviu falar, mas nunca teve tempo de ler. Uma vez que tenha essa lista pronta, você pode decidir por onde começar.

Não dá para desenvolver um hábito começando pelos grandes clássicos e ignorando seu favoritismo. Portanto, na hora de escolher os títulos de sua lista, tente incluir livros que falem dos assuntos que são do seu interesse. Assim, será mais fácil dar continuidade ao novo hábito.

2. Comece com livros simples

Quando você ainda é um novato no hábito de leitura, o melhor é começar com algo divertido e interessante. Muita gente aprendeu que gostava de ler com obras de ficção — e hoje devora livros didáticos com a mesma voracidade.

Confie no conteúdo dos livros para chamar sua atenção. Depois que eles já fizerem parte da sua rotina, é hora de partir para obras mais complexas.

3. Defina um horário fixo para seu novo hábito

A partir do momento que temos em mente a importância desse novo modelo de abordar a literatura, é preciso separar tempo e desenvolver rotinas para isso. Defina um horário regular para ler, não importa o que aconteça. Pode ser antes de dormir, no transporte público ou mesmo em seu horário de almoço.

O importante é não se esquecer que para formar hábitos é preciso disciplina. Encontre um lugar calmo em sua casa e mergulhe nos livros, mesmo que esteja deprimido ou chateado. Eles podem ser uma ótima distração. Ainda que apenas por alguns minutos, faça um compromisso consigo mesmo e leia todos os dias.

4. Veja menos TV e saia um pouco da internet

Se está encontrando dificuldades para gerenciar o tempo e começar a ler livros, uma boa dica é reduzir a quantidade de horas dedicadas para ver TV ou acessar a internet. Quando dedicamos menos tempo a essas atividades, criamos algumas horas livres — que podem ser concentradas nesse novo hábito de leitura.

5. Leve sempre um livro consigo

Seja numa viagem de carro ou na sala de espera do consultório de um dentista: leve sempre um livro com você. Quando estiver esperando no ponto de ônibus ou o sono demorar a chegar, aproveite para alimentar seu hábito de leitura gradualmente.

6. Compartilhe suas experiências de leitura

Uma ótima forma de ler mais é tornar tal hábito como algo social. Compartilhe com colegas, amigos e outros estudantes o que está lendo, como já aprendeu com esses textos e o que recomenda.

Redes sociais, como o Goodreads — rede para compartilhamento, busca de recomendações e demais discussões sobre literatura. Utilizar métodos alternativos, como esse, também pode te ajudar a manter uma lista organizada e, até mesmo, ter uma estimativa de quantas páginas você leu no último ano.

E aí, o que achou dessas dicas para adquirir o hábito de leitura? Se gostou não se esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais e se tornar referência entre seus amigos!

4.7/5 - (15 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD