Connect with us

Insights Confiáveis

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo: por que a modalidade EAD é ideal?

 

Não é segredo que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais — que, por sua vez, precisam investir mais em capacitação para conseguir posições de destaque e alavancar uma carreira. Quem não busca por qualificações, então, certamente estará sempre um passo atrás da concorrência.

O desafio é ainda maior para aqueles que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Devido à rotina puxada, era comum que o ingresso dessas pessoas ao ensino superior fosse cada vez mais adiado. Hoje, o cenário é totalmente diferente. Com a ascensão dos cursos de Educação a Distância (EAD), ficou ainda mais fácil conciliar a vida profissional, os estudos e os compromissos pessoais.

Se esse é o seu caso, este post foi feito para você. A seguir, entenda como a modalidade EAD pode ser ideal para dar esse passo importante rumo ao sucesso profissional. Vamos lá?

Como funciona a EAD?

Estamos tão acostumados com a presença e com o apoio da tecnologia que, se pararmos para pensar, é até difícil imaginar que um dia já vivemos muito bem sem ela. Contudo, não dá para negar que nos dias de hoje ela é uma importante aliada do profissional e do estudante.

Como passamos boa parte do tempo conectados, foi natural o processo de criação e crescimento da Educação a Distância. Na atualidade, é possível cursar remotamente:

  • graduações;

  • pós-graduações;

  • MBAs;

  • especializações;

  • cursos profissionalizantes;

  • cursos técnicos;

  • cursos tecnólogos;

  • cursos livres e outras opções.

Antigamente, era preciso que o aluno se deslocasse diariamente até a Instituição de Ensino para estudar; hoje, isso não é necessário. Para ser um aluno EAD, basta ter um computador com acesso à internet.

Isso porque todas as aulas, apostilas, vídeos e demais materiais didáticos do curso estarão centralizados em um único ambiente virtual, aos quais apenas os professores e os alunos matriculados têm acesso. Nesse ambiente também são disponibilizados fóruns de discussão, apoio ao estudante e canal direto com o professor.

Bom, agora que você já sabe como funciona a EAD, chegou a hora de entender por que a modalidade é a mais indicada para aqueles que trabalham e estudam ao mesmo tempo.

Por que a EAD é ideal para quem estuda e trabalha?

Flexibilidade de horário

A flexibilidade de horário é, definitivamente, uma das vantagens mais apreciadas dos cursos a distância. Isso porque os alunos EAD podem organizar seus próprios horários, ou seja, escolher quando estudar determinada disciplina — diferentemente do que acontece nos cursos presenciais, nos quais os horários das matérias que compõem o semestre já estão definidos.

Esse é um benefício e tanto para os que estudam e trabalham, já que não precisarão se desdobrar para cumprir com todos os horários do trabalho e do curso — basta estudar durante o tempo livre, e o melhor: de casa, em frente ao computador, com todo o conforto possível.

Todos os recursos utilizados na Educação a Distância ficam disponíveis no ambiente online por toda a duração do curso. Sendo assim, o aluno pode acessá-los a qualquer hora — diferentemente do que ocorre no ensino presencial, pois, nesse modelo, perder uma aula significa ter que absorver todo o conteúdo de outra maneira, já que não será mais possível assisti-la.

Contudo, é preciso ter bastante dedicação, foco e maturidade para lidar com toda essa liberdade que a Educação a Distância proporciona. Aquela velha tendência de deixar tudo para depois pode ser a maior inimiga do aluno EAD, caso ele não encare essa flexibilidade com muita responsabilidade e disciplina.

Isso porque no ensino a distância os resultados também são cobrados e devem ser mostrados por meio de provas presenciais e online, trabalhos, participação em debates, entre outras formas. Para lidar com tudo isso da melhor maneira possível, o aluno EAD recebe todo um apoio pedagógico, como explicaremos no próximo tópico.

Apoio pedagógico

Engana-se quem pensa que os alunos da Educação a Distância ficam simplesmente “soltos”, sem receber o devido apoio dos professores e da instituição. Além de permitirem contato direto com o corpo docente (seja via e-mail ou fórum na plataforma), algumas faculdades também investem na figura do tutor.

Os tutores em EAD são os profissionais responsáveis por transmitir aos alunos todo o conteúdo dos cursos a distância. Eles facilitam o processo de aprendizagem, atuam como mediadores pedagógicos e ficam disponíveis para prestar apoio e tirar dúvidas. Outra função desses profissionais é motivar e engajar os alunos, identificando as necessidades de cada estudante. ​

Sendo assim, se você trabalha e estuda ao mesmo tempo e deseja ingressar em um curso EAD, é interessante prestar atenção ao escolher a Instituição de Ensino na qual vai se matricular. Se ela disponibilizar tutores aos alunos, saiba que esse é, certamente, um diferencial que deve ser levado em consideração.

Menor custo

Para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o preço de um curso é um fator decisivo. Na modalidade a distância, os valores da mensalidade são relativamente mais baixos do que os de cursos presenciais, e esse é mais um motivo que leva pessoas nessa situação a procurarem um curso EAD.

Embora essa não seja uma regra, os cursos EAD costumam ser mais baratos porque os custos relacionados à estrutura física necessária para atender os alunos são bem menores. Além disso, essa modalidade atinge um número significativamente maior de pessoas, já que pode ser cursado remotamente por estudantes de diferentes cantos do país, e não só de uma determinada região.

Ainda sobre os custos: alunos de cursos presenciais precisam ir até a instituição todos os dias, o que implica gastos com transporte, alimentação (afinal, o estudante passa um bom período de tempo fora de casa), entre outros. Esses gastos extras não se aplicam ao aluno EAD, que só precisará de um computador com acesso à internet para poder estudar de casa.

Como você viu, graças à Educação a Distância, trabalhar e estudar ao mesmo tempo é mais do que possível. Além de estudar de onde e quando quiser, o aluno EAD tem todo o suporte da instituição durante o curso e, ao final, recebe um diploma com o mesmo peso do oferecido nas modalidades presenciais.

E então, gostou do artigo que preparamos? Assine agora mesmo a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD