Connect with us

Especialize-se

Atuação em odontologia hospitalar: entenda essa especialização

A odontologia hospitalar é uma das áreas de atuação da odontologia. Ela é responsável por cuidar da higiene bucal de pacientes internados no ambiente hospitalar, em condições mais graves de saúde, de grande importância principalmente dentro da unidade de tratamento intensivo (UTI).

Na maioria dos casos, a atuação do cirurgião-dentista está voltada a atendimentos considerados de alta complexidade.

Com o diagnóstico por meio de exames é possível evitar complicações e fazer o controle precoce de doenças periodontais, cáries e infecções hospitalares que acontecem via oral, durante todo o tempo em que o paciente precisa permanecer internado. 

Odontologia Hospitalar no mercado de trabalho 

A odontologia hospitalar é uma especialidade da odontologia reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e regulamentada desde o ano de 2015. 

Para atuar dentro do ambiente hospitalar, o profissional precisa ter conhecimentos sobre a rotina hospitalar e também sobre os protocolos assistenciais a pacientes complexos sistemicamente; e habilitação, experiência e conhecimentos de patologia sistêmica, farmacologia, administração de medicamentos e resolução das complicações e intercorrências para atender pacientes com quadros mais graves. 

Ainda que os procedimentos sejam parecidos, o dia a dia dos cirurgiões-dentistas dentro dos hospitais é bem diferente da rotina de consultório. Isso porque esses profissionais podem atuar em equipes multidisciplinares, junto com outras especialidades médicas, e além de trabalhar em ambientes hospitalares, podem também prestar atendimento domiciliar e atender emergências de pacientes em situações delicadas.

Principais atividades da Odontologia Hospitalar

Dentro do ambiente hospitalar, o cirurgião-dentista vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo o tempo de ocupação do leito, evitando e reduzindo casos de infecção, que podem dar os primeiros sinais na boca, auxiliando com isso até no corte de custos do hospital. 

Com isso, o profissional cirurgião-dentista que atua com a odontologia em ambiente hospitalar tem duas grandes funções: a prevenção e o diagnóstico de doenças.

Prevenção na odontologia hospitalar: como consequência do acúmulo de cáries e de tártaro, principalmente em casos em que o tempo de internação é mais longo, muitas doenças começam na boca. 

Com isso, o papel do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é fazer a higiene bucal correta do paciente, limpando microrganismos ruins, retirando cáries, aparelhos e próteses mal higienizadas e extraindo dentes condenados, assim evitando infecções e o surgimento de novas doenças. E o ideal é que essa avaliação e higiene bucal seja realizada no começo da internação. 

Diagnóstico de doenças: além de realizar procedimentos para tratar os problemas identificados, o profissional da odontologia hospitalar também será responsável por identificar novas doenças que podem surgir como consequência do uso de medicamentos, por exemplo, já no ambiente hospitalar. 

Por isso, sempre que necessário, o profissional vai precisar realizar procedimentos para controlar problemas e tratar as doenças relacionadas à saúde bucal.Assim, faz parte da atuação do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar as atividades: 

  • Avaliação e diagnóstico de infecções e doenças da cavidade bucal;
  • Diagnóstico e tratamento de condições bucais que podem agravar o quadro clínico;
  • Realização de higiene bucal – a fim de reduzir o número de microorganismos patógenos e prevenir infecções;
  • Raspagem e alisamento radicular, visando ao controle e tratamento de problemas periodontais;
  • Exodontias de dentes condenados para reduzir risco de infecção;
  • Remoção de fatores de retenção de biofilme, sejam eles cáries extensas, cálculo dentário, próteses mal higienizadas, aparelhos ortodônticos ou outros.

Motivos para trabalhar com Odontologia Hospitalar

Ao escolher se especializar na área de odontologia hospitalar, no mercado de trabalho. Além disso, você vai ter o convívio e aprendizado com especialistas de diferentes áreas, atuando em conjunto nas UTIs com equipes multidisciplinares para atender os pacientes. 

Diferencial na profissão: a área da odontologia cresce mais a cada dia. Mas para atuar em um ambiente hospitalar, o profissional precisa estar preparado para o atendimento odontológico específico exigido. 

Por isso, no país com o maior número de dentistas no mundo, ter uma especialização em odontologia hospitalar é um diferencial para você explorar novas possibilidades de atuação, alcançando também salários mais altos do que em outras carreiras, inclusive para profissionais recém-formados. 

Atendimento de qualidade nas UTIs: quando pacientes ficam internados, é comum que aconteça uma queda da imunidade, e com isso bactérias, fungos e vírus se aproveitem para se instalar na boca. Por isso, o trabalho de um cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é tão importante, para oferecer o nível de atendimento com a saúde bucal que os pacientes de uma UTI precisam num momento tão difícil. 

Auxilia e acelera o processo de recuperação: com a atenção da odontologia hospitalar, é possível evitar infecções hospitalares e até o agravo dos quadros que retardam o processo de recuperação de um paciente. 

Pós-Graduação EAD em Odontologia Hospitalar Unyleya

O curso de odontologia por si só é muito bem visto e remunerado no mercado de trabalho. Mas o cirurgião-dentista que faz uma pós-graduação encontra ainda mais oportunidades de trabalho e bons ganhos financeiros, se destacando na área. 

Destinado aos profissionais da odontologia ou de outras áreas da saúde que desejam se especializar, o curso de Pós-Graduação em Odontologia Hospitalar 100% online da Unyleya oferece 624 horas de formação ao longo de 15 meses. Com a flexibilidade do ensino 100% online, você pode estudar pelo celular, de qualquer lugar e no horário que preferir, aproveitando ao máximo seu tempo. A Unyleya garante uma experiência de aprendizado completa, com acesso a aulas, atividades e provas através de uma plataforma digital eficiente.

Além disso, o curso proporciona atenção individualizada com acompanhamento próximo de professores especialistas, mestres e doutores, assegurando um suporte contínuo durante toda a sua jornada acadêmica. 

O diploma obtido é equivalente ao dos cursos presenciais, garantindo alta aceitação no mercado e abrindo portas para novas oportunidades profissionais. 

Os cursos da Unyleya estão alinhados às principais tendências do mercado, oferecendo o que há de mais atual para que você se destaque na sua carreira. 

Estudar com um corpo docente de excelência e participar de projetos de iniciação científica, extensão e pesquisa são apenas alguns dos benefícios que fazem da Unyleya a escolha ideal para sua formação.

COMO VOCÊ VAI ESTUDAR


Com uma grade curricular completa, você vai se aprofundar na ética e legislação odontológica, na anatomia e neurofisiologia do sistema estomatognático e estudo das dores orofaciais, na atuação odontológica na oncologia, hematologia e transplante de medula óssea, na teoria e prática no controle a infecção, na interpretação e avaliação de exames hospitalares e na odontologia no ambiente hospitalar com ênfase em UTI, além de muitos outros conhecimentos. 

Conheça a pós-graduação Unyleya em odontologia hospitalar e comece agora mesmo a se capacitar e levar a prática para o ambiente hospitalar!  

Avalie post

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.