Connect with us

Especialize-se

Oncologia Veterinária de Pequenos Animais: Vantagens de cursar a especialização em oncologia animal 

Oncologia Veterinária de Pequenos Animais: Vantagens de cursar a especialização em oncologia animal 

A especialização em oncologia animal é um ramo da medicina veterinária que está em constante crescimento, já que o câncer se tornou uma das principais causas de morte de cães e gatos. Assim como nós, humanos, os animais de estimação estão sujeitos ao aparecimento de um câncer, que pode debilitar a saúde e colocar a vida em risco.

A doença, que acomete principalmente os pets idosos, ficou mais evidente nos últimos anos, com o aumento da expectativa de vida dos animaizinhos. Quanto mais cedo for descoberta, maiores são as chances de cura, principalmente com um diagnóstico preciso e o tratamento certo, por isso, a importância da especialização em oncologia animal. 
Se você é médico veterinário e tem o desejo de fazer a diferença na vida de tutores e pets, buscando o melhor tratamento para diminuir o sofrimentoe promover a cura e qualidade de vida aos pacientes diagnosticados com a doença, precisa saber das vantagens de cursar uma especialização em Oncologia Animal, os diferenciais do curso e o que esperar do mercado de trabalho.

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Oncologia Veterinária: uma área necessária e em crescimento 

A medicina veterinária evoluiu muito nos últimos anos, com a modernização dos meios de diagnóstico, a ampliação de técnicas e o avanço de tratamentos mais aprimorados, o que permitiu o surgimento de novos estudos, como a oncologia veterinária. A partir disso, a especialidade se tornou a principal esperança para os animais que sofrem com a doença

A oncologia veterinária é a área de estudo de tumores, definidos pelo aumento de massa em uma parte do corpo, e de neoplasias, que é o aumento de células, que pode ser classificado em dois tipos: benigno, crescendo com limites nítidos e sem invadir tecidos do corpo; ou maligno, com rápido crescimento, podendo invadir tecidos e provocar metástases. 

A Importância da especialização em oncologia veterinária

Os tumores nos pets podem surgir por diversas razões, mas, entre os fatores mais comuns, estão a idade avançada, a predisposição genética e mutações celulares. A falta de castração, principalmente nas fêmeas, também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de neoplasias de origem hormonal. 

Cada tipo de tumor pode se manifestar de uma forma diferente no corpo de um animal, e os sintomas de um quadro de câncer podem aparecer de diferentes formas. Entre os mais comuns, estão: manchas na pele, apatia, diarreia e vômitos, aumento de volume no corpo e sangramentos na urina, fezes e outros orifícios, além de nódulos. 

Para entender cada caso, o oncologista veterinário com especialização em Oncologia Animal vai precisar analisar os sintomas, realizar exames para detectar a doença, diagnosticar a origem dos tumores e definir o melhor tratamento para o quadro.

Entre as análises que podem ser necessárias estão exames clínicos, exames de sangue, citologias, biópsias, além de diagnósticos por imagem, como tomografia, ressonância e ultrassonografia, por exemplo, que vão auxiliar o oncologista veterinário a detectar casos de tumores e até metástases. 

O que esperar do mercado de trabalho? 

A área da Oncologia Animal está em crescimento por vários motivos, como o maior acesso à informação, com isso, tutores mais conscientes na busca por cuidados especializados para seus pets.

Além disso, com o avanço dos estudos sobre prevenção, diagnóstico e o tratamento de neoplasias, que têm ajudado na descoberta de cânceres em pets, diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.   

O câncer que mais acomete cães e gatos, principalmente fêmeas não castradas (mas que também pode atingir machos), é o câncer de mama, com o surgimento de nódulos nas mamas e feridas que não cicatrizam.

O segundo mais comum é o de pele, conhecido como carcinoma na pele – causado pela radiação UV, que atinge principalmente animais com pele mais exposta e pelagem mais clara. Manchas vermelhas e descamação na pele podem ser sinais da doença. Além desses, um oncologista animal também pode se deparar com casos de tumores hematopoiéticos que causam linfomas e leucemias, mastocitomas, entre vários outros. 

Não é comum encontrar médicos veterinários com especialização em Oncologia Animal de pequenos animais, o que faz com que a profissão seja ainda mais valorizada, já que apenas profissionais qualificados podem atender casos de câncer nos animais. 

O profissional dessa área possui responsabilidades extremamentes importantes, como o diagnóstico e o encaminhamento de tratamento assertivo dos animais, por exemplo, e para isso, quanto mais experiência o profissional adquire, mais apto ele fica para diagnosticar e tratar a doença.

Para se tornar um oncologista veterinário, é necessário ter formação em medicina veterinária e uma especialização em Oncologia Animal. Qualificado, o profissional com a graduação e pós-graduação no currículo vai poder escolher uma área de interesse. 

Especialização em Oncologia Veterinária de Pequenos Animais da Unyleya

A pós-graduação a distância em Oncologia Veterinária de Pequenos Animais, oferecida pela Unyleya, promove aprofundamento nos conhecimentos específicos da área da oncologia em pequenos animais e prepara o profissional para atender as expectativas e os desafios da área, destacando-se no mercado de trabalho

Na grade curricular, você vai estudar:

  • Neoplasias do sistema respiratório e do trato gastrointestinal; 
  • Neoplasias dos sistemas endócrino, exócrino, nervoso e ocular;
  • Nutrição do paciente oncológico; 
  • Neoplasias hematopoiéticas, hemocitopoiéticas, linfoides, ósseas, articulares e musculares; 
  • Neoplasias cutâneas e mamárias; 
  • Neoplasias do sistema gênito urinário feminino e masculino, entre outras disciplinas.

Com a especialização em Oncologia Animal, você vai estar apto na hora que se deparar com um caso com a possibilidade de neoplasia, vai saber quais exames serão necessários para identificar um câncer e entender suas causas e sintomas, para conseguir realizar um diagnóstico assertivo e, conhecendo todos os tratamentos, vai saber direcionar o que melhor pode trazer resultados em cada caso. 

A especialização EAD tem duração  de 400 horas, o curso, que é exclusivo para médicos veterinários e tem oito meses de duração, é credenciado pelo MEC e é uma oportunidade para se destacar nessa área promissora. 

Uma grande vantagem da pós em Oncologia Animal Unyleya é a metodologia flexível, com a qual o aluno pode estudar de qualquer lugar, a qualquer hora, com a liberdade de se capacitar no seu próprio ritmo, sem que isso comprometa compromissos profissionais ou pessoais.

Além disso, ao longo do curso, o aluno receberá atendimento individualizado dos professores, participará de fóruns de discussão e terá acesso a materiais didáticos disponibilizados 24 horas, inclusive para download.

A Unyleya se destaca como líder em Pós-graduação EAD no Brasil, com a confiança de mais de 300 mil alunos. Acesse a página do curso, conheça a grade curricular e saiba mais sobre como alavancar sua carreira! 

4/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.