Connect with us

Especialize-se

Fisioterapia Dermatofuncional: veja o que é e por que se especializar

fisioterapia dermato-funcional

Quer saber o melhor de conhecer quais são as áreas da Saúde em alta? É que assim é possível descobrir nichos de atuação interessantes e que você provavelmente nem imaginava que existiam. Esse é o caso da Fisioterapia Dermatofuncional. Já ouviu falar?

O mercado de trabalho no segmento da Estética é muito atrativo, assim como o da área da Saúde. Agora, imagine só as vantagens que você pode obter ao estar dentro desses dois setores? Com especialização em Fisioterapia Dermatofuncional, é possível desfrutar desses benefícios.

Tem interesse em saber com o que essa área trabalha e como se especializar? Então, acompanhe este post e fique por dentro de mais informações sobre o assunto!

O que é Fisioterapia Dermatofuncional?

A Fisioterapia, no geral, é uma profissão na área da Saúde que se preocupa com a correção de distúrbios funcionais no corpo humano. Na maioria das vezes, esse segmento se preocupa em estudar a parte da motricidade dos membros e a integração psico-físico-social.

Já especificamente na área Dermatofuncional, o principal objeto de estudo da Fisioterapia é a pele. Desse modo, é possível aplicar técnicas terapêuticas para a prevenção e o tratamento de problemas que afetam a pele e as camadas mais externas do corpo, pertencentes ao sistema tegumentar.

É por isso que a Fisioterapia Dermatofuncional se encaixa tanto na área da Saúde quanto na da Estética. Afinal, as técnicas aplicadas ainda tem relação com a Fisioterapia clássica, mas o foco é nos sistemas referentes aos cuidados com a beleza.

No entanto, não são apenas problemas estéticos que a Dermatofuncional trata. A abrangência de serviços é grande, oferecendo soluções para a recuperação de cicatrizes, edemas, celulites, estrias, gordura localizada, entre vários outros.

Como é o dia a dia desse profissional?

Gostou de saber com o que a Fisioterapia Dermatofuncional trabalha? Agora, que tal entender melhor como é o dia a dia de um profissional que atua nessa área? Antes de tudo, vale ressaltar a importância de serviços especializados, com fundamentos teóricos e científicos, no segmento da Estética e Beleza.

Esse é o ponto essencial para o desenvolvimento de tratamentos que trazem benefícios aos pacientes sem colocar a sua integridade em risco. O profissional formado em Fisioterapia Dermatofuncional tem o conhecimento necessário para a garantia da saúde e do bem-estar. É por isso que tem sido cada vez mais procurado nesse ramo.

Desse modo, cabe ao profissional especializado na área Dermatofuncional fazer a avaliação do estado de cada paciente e, a partir disso, identificar as técnicas mais eficientes para a prevenção ou o tratamento de problemas que afetam o sistema tegumentar.

Aqui, vale o uso de técnicas manuais ou com o auxílio de aparelhos especializados para cada finalidade. A escolha da prática também vai depender do objetivo do tratamento e das condições da pele do paciente.

Além disso, vale dizer que o profissional de Fisioterapia não tem autorização de prescrever medicamentos ou de atuar no lugar de um médico Dermatologista. É por isso que, na maioria das vezes, vai trabalhar em equipe com outros especialistas.

Por que fazer uma especialização em Fisioterapia Dermatofuncional?

Ainda não conseguiu decidir se vale ou não a pena fazer uma especialização nessa área? Então, confira a lista de vantagens da pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional que preparamos para você!

Área em alta

Seguir as tendências do mercado oferece a você mais oportunidades de construir uma carreira sólida e de sucesso. É por isso que é tão recomendado pesquisar sobre as áreas que estão em alta na hora de escolher uma especialização.

O mercado da Estética apresenta um bom desenvolvimento e tem criado cada vez mais técnicas inovadoras. Por esse motivo, atrai mais pacientes e se mostra como uma ótima alternativa para os profissionais.

Diversas áreas de trabalho

Como visto, é possível trabalhar com diversos procedimentos ao se tornar fisioterapeuta dermatofuncional. Essas várias áreas de trabalho facilitam na hora da escolha mais adequada para os seus planos de carreira e dão a você mais oportunidades profissionais.

Promoção da autoestima

Trabalhar na área da Saúde significa contribuir para a melhora do bem-estar das pessoas. Isso acontece também no segmento Dermatofuncional. Afinal, é possível colaborar na promoção da autoestima, que se relaciona diretamente com a saúde mental e emocional dos pacientes.

Como escolher um curso de qualidade na área?

Agora que você conhece as vantagens de se especializar nessa área, vale a pena saber mais sobre como escolher uma boa faculdade para continuar os estudos, não é mesmo? A seguir, vamos dar algumas dicas valiosas para encontrar o melhor curso de pós-graduação!

Veja a qualidade do curso

O primeiro passo é avaliar os indicadores de qualidade do local em que você pretende estudar. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um bom exemplo, pois entrega uma média do desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação que uma instituição de ensino oferece.

Desse modo, é possível ter uma perspectiva da qualidade de ensino que uma instituição apresenta aos seus alunos. Por meio desse parâmetro, você consegue decidir com mais facilidade se vale ou não a pena se matricular no curso.

Confira a grade curricular

Analise também a lista de disciplinas do curso de pós-graduação. Assim, é possível ter uma ideia do que você vai aprender durante a especialização e verificar se a grade curricular oferecida pela instituição de ensino está completa.

Observe o corpo docente

Outro fator muito importante na escolha da instituição de ensino é o corpo docente. Ter aulas com professores especializados na área que você quer seguir faz toda a diferença no aprendizado e, principalmente, para se destacar no mercado.

Converse com ex-alunos

Peça também a opinião de alunos e ex-alunos de uma determinada instituição de ensino. Dessa forma, é possível entender melhor a experiência de estudar no local e saber se poderá ser, de fato, vantajosa para a sua carreira.

Considere a EAD

Fazer uma pós-graduação a distância oferece uma série de benefícios ao aluno. Desde flexibilidade para montar os próprios horários até a redução dos custos com a educação, uma especialização EAD pode oferecer tudo o que você precisa para se aprofundar em uma área e ter mais praticidade na rotina de estudos.

Gostou de conhecer mais sobre as opções de carreira com a especialização em Fisioterapia Dermatofuncional? Então, não perca tempo e comece a investir agora mesmo no seu desenvolvimento profissional.

Aproveite a oportunidade para conferir mais detalhes sobre a pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e fazer a sua pré-matrícula no curso da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD