Gestão da Tecnologia da Informação: saiba tudo sobre essa pós!

  • 05/dez/2019

Gestão da Tecnologia da Informação: saiba tudo sobre essa pós!

A Gestão da Tecnologia da Informação é essencial nas empresas de hoje, mesmo para organizações que não atuam diretamente com o desenvolvimento de softwares. Afinal de contas, a transformação digital se tornou um requisito para competitividade em praticamente qualquer segmento.

A consequência, nesse sentido, é que as mudanças trazem riscos e oportunidades. De um lado, diversos profissionais ficam defasados e perdem relevância; de outro, surgem novas carreiras e oportunidades para quem estiver qualificado.

Neste post, abordamos a pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação. Assim, você conhecerá o segmento mais a fundo e poderá se preparar para buscar oportunidades em uma das principais áreas da atualidade. Continue lendo!

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

A área é responsável pela otimização dos sistemas de informática de uma empresa, sempre em busca da entrega de valor para o usuário. É dela a responsabilidade de oferecer softwares e hardwares seguros, confiáveis e amigáveis, minimizando custos na medida do possível.

Além disso, mais recentemente, a Gestão de TI passou a buscar vantagens competitivas. Quem atua na área precisa estar sempre atualizado sobre o surgimento de novas tecnologias que possam favorecer os planos de negócios e melhorar a competitividade.

Também é possível verificar o papel de mediação entre as demandas do negócio e a tecnologia existente. É o profissional da área quem buscará as soluções digitais para satisfazer as necessidades de processos e projetos, contribuindo para o desempenho e produtividade da companhia.

Tudo isso coloca a Gestão da Tecnologia da Informação em destaque nas organizações, e a importância alcançada só tende a crescer nos próximos anos. Com organizações automatizadas e integradas ao mundo digital, o responsável pela coordenação do TI será cada vez mais um braço da administração.

O que faz um gestor de TI?

O profissional é o responsável pelo uso eficiente dos recursos e orientação das pessoas em relação aos sistemas de informática, softwares, hardwares, nuvem etc. Em linhas gerais, é quem aplicará a tecnologia na empresa para entregar serviços para colaboradores, clientes e administradores.

Imagine, por exemplo, que o RH precisa se digitalizar para acelerar os processos de recrutamento e seleção de pessoas. A indicação, implementação e suporte ao software passará pela coordenação do gestor de TI, assim como a responsabilidade pelos resultados.

Outra característica é ser um agente de integração. O especialista ouve as demandas do financeiro, jurídico, fiscal, contábil, RH etc., além de promover o contato com fornecedores de tecnologia externos, sempre com o objetivo de manter a atualidade e a eficiência dos serviços.

Por fim, o gestor de TI exerce uma função consultiva. É quem, dentro da organização, tem o know-how para orientar quanto às melhores opções de tecnologia, treinamentos, segurança da informação, automação de processos, gestão informatizada de projetos e temas afins.

Como está o mercado de trabalho para a área?

A importância da tecnologia tem reflexos diretos no mercado de trabalho. Afinal, é o profissional de TI quem está capacitado para suprir as necessidades e dores das empresas. Para isso, ele precisa se atualizar constantemente para acompanhar tendências e inovações.

Em seu guia de remuneração e tendências de 2020, a Robert Half, uma das mais relevantes consultorias de Recursos Humanos, apresenta algumas características interessantes sobre o mercado de trabalho da Tecnologia da Informação.

Powered by Rock Convert

A primeira delas é que a transformação digital é irreversível. As empresas que não se adaptarem ficarão para trás, o que gera um cenário favorável para os profissionais que conseguem buscar conhecimentos por conta própria, ou seja, sem esperar os treinamentos oferecidos pelo contratante.

Outra característica é a necessidade de a transformação digital ser acompanhada pela cultural. O perfil profissional precisa mudar para que ocorra a adaptação às novas metodologias, formas de entregar os serviços e aplicações da tecnologia à produtividade e aos processos.

O estudo também lista as competências comportamentais mais demandadas:

  • domínio do idioma inglês;
  • agilidade;
  • foco em resultado;
  • visão estratégica;
  • boa comunicação;
  • capacidade de se atualizar rapidamente.

Em relação aos salários, as funções de início de carreira são listadas com rendimentos próximos a R$ 3.000,00. Já o salário para cargos de gerência pode ultrapassar a faixa dos R$ 15.000,00.

Por que se especializar?

Ao se depararem com a necessidade de qualificação, muitas vezes os profissionais têm dúvidas sobre por que fazer uma pós-graduação. A verdade é que os motivos estão diretamente ligados à capacidade de ser competitivo dentro de uma carreira. Conheça alguns deles a seguir:

Aumentar a empregabilidade

A especialização é uma forma de melhorar o currículo, ganhando destaque e quebrando a barreira de entrada para as posições de gerência. Além disso, é um mecanismo de reciclagem e atualização profissional.

Aprender a aprender

Os pilares construídos durante a pós-graduação serão utilizados para o estudo continuado. A formação dá ao profissional a capacidade de caminhar com as próprias pernas, logo, de cumprir as exigências de atualização em um mercado tão volátil como o de TI.

Alinhar tecnologia e negócios

Também é importante entender que o aprendizado é voltado para o mercado profissional. Não se trata de um estudo meramente teórico da Tecnologia da Informação, mas de suas aplicações e implicações reais no ambiente de negócios.

Desenvolver o perfil técnico

Por fim, não há como deixar de fora a importância de adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Para quem já é graduado, a especialização é a principal via de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Como é a pós em Gestão da Tecnologia da Informação?

A pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação é uma especialização de 360 horas, distribuídas em 9 meses. No período, trabalha-se os assuntos de maior relevância e aplicação prática, dando ênfase à capacidade de gestão, liderança, criatividade, pesquisa científica e inovação.

A grade curricular, nesse sentido, atende não apenas a necessidade conhecimento técnico sobre área, mas também de entrega de serviços e participação estratégica na empresa. Veja os tópicos abordados ao longo do curso:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Direito Aplicado à Informática;
  • Gestão da Segurança da Informação;
  • Gestão de Processos de Negócio;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação;
  • Governança de Tecnologia da Informação;
  • Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação.

O curso é online, oferecido na modalidade de educação a distância (EAD). Com isso, quem já atua no mercado profissional pode conciliar trabalho e estudo, contando com a flexibilidade de horários. Ademais, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) traz tarefas, interações, fóruns e diversas outras atividades que contribuem para a assimilação do conteúdo.

Sendo assim, se você se interessa pela área e quer alcançar as melhores posições da carreira, a pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação será o primeiro passo para se preparar e atingir as suas metas profissionais.

Para tirar dúvidas e conhecer o processo de matrícula online da Faculdade Unyleya, acesse a página de atendimento e fale com nossos consultores educacionais!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você