Conheça os motivos para fazer uma pós-graduação em Arquitetura a distância

  • 16/ago/2019

Conheça os motivos para fazer uma pós-graduação em Arquitetura a distância

Uma das principais vantagens para os arquitetos formados é a variedade de opções de especialização. Considerando que o mercado oferece cada vez mais destaque àqueles profissionais que investem na educação continuada, cursar uma pós-graduação em Arquitetura é certamente um caminho estratégico rumo ao sucesso. E você, já parou para pensar em dar esse próximo passo?

Neste post, falaremos sobre a importância de uma pós-graduação em Arquitetura e os benefícios de optar pela modalidade de educação a distância — que vão desde a flexibilidade a um melhor custo-benefício. Além disso, mostraremos algumas possibilidades de curso para que você escolha a mais alinhada aos seus objetivos. Vamos lá?

Importância da pós-graduação em Arquitetura

A profissão do arquiteto é incrível. É ele o responsável por elaborar projetos de obras arquitetônicas, buscando sempre as soluções mais inteligentes referentes a espaço, funcionalidade, iluminação, estética etc. Além disso, pode atuar em segmentos diversos, como urbanismo, paisagismo, restauração, design, pesquisa, entre outros.

Quando se especializa, esse profissional, que já tem grande demanda no mercado — considerando a crescente urbanização e a necessidade de otimizar espaços —, amplia suas chances de conquistar boas posições. Na hora de contratar, é comum que muitos escritórios de Arquitetura, por exemplo, deem preferência e destaque àqueles indivíduos que demonstrem interesse em aprender.

Independentemente da especialização escolhida, a atitude de cursar uma pós-graduação em Arquitetura reforça que o profissional está disposto a trazer inovação e valor às práticas do negócio. Com isso, o escritório consegue captar ainda mais clientes, que buscam por soluções específicas.

Outras vantagens de cursar uma especialização incluem a aquisição de experiência e conhecimento para tocar o seu próprio negócio na área ou até mesmo atuar como professor de Arquitetura em universidades — esse é o caso daqueles que optam por cursos de mestrado e doutorado.

Benefícios da modalidade EAD

Como você pode perceber, é muito importante que o arquiteto formado não pare na graduação. Ele precisa acompanhar o ritmo do mercado e estar sempre pronto para lidar com as suas demandas. No entanto, em meio a uma rotina cada vez mais atribulada, como arrumar tempo para se especializar?

É justamente aqui que entra a educação a distância (EAD). Concluindo uma especialização online em uma instituição de ensino séria e de qualidade, como reforçaremos adiante, é possível obter um certificado com o mesmo valor e peso dos oferecidos em cursos presenciais — na verdade, em muitos casos, até mesmo mais requisitado pelos profissionais de recrutamento e seleção.

Abaixo, separamos 4 vantagens de cursar uma pós-graduação em Arquitetura a distância que certamente vão ajudá-lo a entender como essa opção é a mais adequada para você. Acompanhe!

Valorização do mercado

Você sabia que os profissionais de recrutamento e seleção já estão treinados a analisar certas habilidades em candidatos que concluíram ou estão cursando uma graduação ou pós-graduação a distância? É isso mesmo: a formação online é amplamente valorizada, ou seja, é um diferencial competitivo muito interessante em momentos como esse.

Aquele velho equívoco de que os cursos a distância são mais fáceis do que os presenciais já foi, há tempos, desmistificado. Na verdade, é preciso ter muito foco, determinação e responsabilidade para lidar com os benefícios da EAD — o que não é para todos.

Sendo assim, ao ingressar em uma pós-graduação em Arquitetura a distância, o profissional, além de ser visto pelas empresas contratantes como alguém proativo e interessado em aprender sempre mais, também demonstra ser alguém que desenvolveu, durante a formação, habilidades como organização, disciplina, criatividade etc.

Comodidade

Impossível falar de EAD sem mencionar a comodidade que essa modalidade proporciona. Da casa para o trabalho pela manhã, do trabalho para a casa à noite. Sabemos que, nos dias de hoje, essa é a realidade de muitos — e em meio a tudo isso, encaixa-se também o tempo para os afazeres domésticos, família, vida social etc.

Ao optar por uma pós-graduação em Arquitetura a distância, é possível concluir a formação sem sair de casa, contando apenas com um computador com acesso à internet. Todos os exercícios, aulas, apresentações, apostilas, atividades avaliativas, entre outros materiais, estão concentrados em uma única plataforma online, sendo assim, não é preciso se deslocar diariamente para a faculdade.

Flexibilidade

Como já explicamos, o curso a distância acontece em uma plataforma virtual — sendo necessário ir ao polo da instituição de ensino apenas em ocasiões como provas e atividades presenciais, previamente agendadas. Todo o material disponível nesse ambiente online fica disponível ao aluno para ser acessado de onde e quando ele quiser.

Em outras palavras, ele tem em suas mãos uma ferramenta poderosa: a possibilidade de montar os seus próprios horários de acordo com o tempo disponível. Em um curso presencial, isso não acontece, já que a instituição de ensino é quem organiza quando cada disciplina será ministrada. Além disso, o aluno pode visualizar a mesma aula por quantas vezes quiser para reforçar o aprendizado. Um diferencial e tanto!

Melhor custo-benefício

Como não precisará se deslocar todos os dias até a faculdade, o aluno da pós-graduação em Arquitetura a distância pode economizar com gastos referentes ao transporte, à alimentação fora de casa etc.

Acredite: somando todos esses valores no final do mês, chegamos a uma quantia que compromete qualquer orçamento. Sendo assim, a EAD apresenta uma melhor relação de custo-benefício.

Há também outra vantagem interessante nesse sentido: as mensalidades dos cursos a distância costumam ser mais baixas. Sendo assim, o aluno paga menos para obter uma formação com a mesma qualidade de uma presencial.

Funcionamento de uma pós-graduação a distância

Acima, citamos todas as vantagens da EAD para quem deseja obter uma formação ou se especializar. Contudo, mesmo com a ascensão da educação a distância, é comum que ainda restem algumas dúvidas sobre como funciona um curso nessa modalidade.

A verdade é que não há segredo algum. Qualquer pessoa que já tenha concluído um curso de graduação (presencial ou a distância) pode fazer uma pós-graduação EAD. O conteúdo da especialização é dividido em módulos, com duração média de seis meses, e é disponibilizado na plataforma virtual para que o aluno dê início a seus estudos. Cabe a ele seguir os prazos, realizar as atividades e tirar as dúvidas com os professores.

Ao final da pós-graduação, o aluno obterá um diploma que tem o mesmo peso daquele ofertado em um curso presencial, desde que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Principais opções de pós-graduação em Arquitetura a distância

Arquitetura Comercial

A pós-graduação EAD em Arquitetura Comercial capacita profissionais para realizar projetos arquitetônicos em ambientes comerciais, explorando as principais questões e ferramentas que envolvem esse processo criativo. A duração do curso é de 9 meses.

Entre as disciplinas ofertadas, estão:

  • Arquitetura e Marketing, Identidade e Comunicação Visual;
  • Design, Cor, Vitrinismo, Materiais e Acabamentos;
  • Instalações, Normas Técnicas e Segurança;
  • Light Design – Iluminação de Ambientes Comerciais.

Arquitetura da Paisagem

Fornecer subsídios e metodologias para que o arquiteto paisagista atue em processos de planejamento e gestão de paisagem: esse é o objetivo da pós-graduação EAD em Arquitetura da Paisagem. A duração do curso é de 9 meses, e a grade curricular é composta por disciplinas como:

  • Espaços Livres Urbanos;
  • Manejo do Solo e Água;
  • Paisagem e Ambiente;
  • Paisagismo: Vegetação Como Elemento Construtivo do Espaço.

Planejamento Urbano sustentável

Com duração de 10 meses, a pós-graduação EAD em Planejamento Urbano Sustentável ensina o aluno a aplicar técnicas que podem deixar os centros urbanos mais humanos, sustentáveis, acessíveis e prazerosas de morar. A grade curricular é composta por matérias como:

  • Mobilidade Sustentável e Implicações do Urbanismo;
  • Smart Cities: Cidades Inteligentes;
  • Arquitetura da Cidade, Gestão e Planejamento Urbano;
  • Eficiência Energética, Iluminação Pública e Telecomunicação.

Além dessas, há ainda muitas áreas em que o arquiteto pode se especializar, por exemplo:

Agora você já conhece algumas possibilidades de pós-graduação em Arquitetura a distância e entende por que se especializar, sobretudo na modalidade EAD, é essencial para enriquecer o currículo e potencializar oportunidades.

Por fim, vale a pena destacar que, na hora de escolher uma faculdade, todo o cuidado é necessário. Por isso, opte por uma instituição referência de mercado e que seja reconhecida pelo MEC, como a Faculdade Unyleya.

Gostou das dicas deste post? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter para receber muito mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais