Entenda o que são os polos na educação a distância

  • 24/set/2018

Entenda o que são os polos na educação a distância

Devido aos contratempos da vida e, em especial, à necessidade de já entrar no mercado de trabalho para garantir o próprio sustento e o da família, muitas pessoas atrasam a realização de um curso superior. Porém, com o crescimento contínuo da modalidade de educação a distância — que, segundo o último Censo EAD realizado pela ABED, chegou a 11,22% de 2015 para 2016 —, tem sido possível recuperar o tempo perdido em repetidas postergações, atualizar o currículo e ter uma formação completa para conquistar maior crescimento e valorização profissional no mercado de trabalho.

Tudo isso com horários mais flexíveis e autonomia quanto ao próprio ritmo de estudo. No entanto, como essa alternativa ao modelo tradicional de ensino ainda é novidade para muita gente, é natural que surjam dúvidas sobre o funcionamento dela, como ocorre em relação ao polo EAD e a importância dele.

Por essa razão, preparamos o post de hoje para explicar de forma simples e rápida o que ele representa e por que é tão útil e importante durante o decorrer do seu aprendizado. Acompanhe!

O que são os polos e por que eles são importantes?

Conforme o decreto Nº9057/17, que é o documento oficial que determina as diretrizes seguidas pela Educação a Distância no país, os polos são espaços físicos criados e elaborados pelas Instituições de Ensino que oferecem cursos de Graduação EAD que devem ser obrigatoriamente credenciados pelo Ministério da Educação.

Esses locais servem como complemento à plataforma virtual (o AVA) oferecida aos alunos, dispondo não só de profissionais da própria faculdade, como também de infraestrutura física e tecnológica (laboratório de informática e biblioteca, por exemplo) para enriquecer o aprendizado e facilitar o acesso deles à informação e ao conhecimento ao longo do curso.

Eles estão presentes em todos os Estados brasileiros?

A resposta é um claro e sonoro depende. Isso porque vai da instituição de ensino que você escolheu dispor (ou não) de uma estrutura que cubra todo o território nacional para atender os alunos, independentemente da região em que estejam.

A Faculdade Unyleya, por exemplo, que é referência no mercado de educação superior a distância, conta com um corpo docente de excelência, tem mais de 100 mil estudantes matriculados e uma oferta de mais de 700 cursos (entre graduações e pós-graduações), está presente nas principais capitais e no Distrito Federal.

Ou seja, ela leva a sério a missão de democratizar o acesso à graduação e a pós-graduação e ampliar a capacitação profissional de milhares de pessoas que sonham em ter uma carreira estável e bem-sucedida.

Como saber onde está o polo da EAD mais próximo da minha residência?

“Certo, já entendi que a presença dos polos nos estados depende da estrutura disponibilizada pela faculdade. Porém, como saber qual é o mais próximo da minha residência, especialmente se eu moro em uma região interiorana?”, você deve estar se questionando — e com razão.

Nessa situação, não se preocupe! Você pode entrar em contato com a instituição de ensino ou acessar o site dela e fazer um pequeno levantamento de quais são os municípios que dispõem dessa estrutura física.

Esse é um passo crucial e indispensável antes de você se matricular. A Faculdade Unyleya, por exemplo, mais uma vez sai na frente de outras instituições e tem polos não somente nas capitais, mas também em outras cidades menores para atender o máximo possível de pessoas sem distinção, como ocorre:

  • na Bahia: Salvador e Nova Fátima;
  • em Minas Gerais: Belo Horizonte e Juiz de Fora;
  • em Pernambuco: Recife, Petrolina e Caruaru;
  • no Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Macaé; e
  • em São Paulo: São Paulo, Jaboticabal, Campinas, Sorocaba, Tatuí etc.

O que diz a legislação a respeito?

De acordo com o decreto Nº9057/17, do qual já falamos, os polos são obrigatórios e destinados à realização das atividades presenciais antevistas e ocasionais do curso, como provas e apresentação de trabalhos.

As tutorias também seguem os mesmo padrões da aulas, isto é, são totalmente online, contudo, pode haver a necessidade de uma tutoria extracurriculares ser presencial (aquelas que não estão previstas no calendário acadêmico). Além disso, o estágio supervisionado deve ser presencial, caso ele esteja previsto no plano curricular da sua graduação.

Portanto, esse espaço cumpre um papel indispensável na modalidade EAD, uma vez que viabiliza uma série de atividades que proporcionam ganho de conhecimento — em especial o prático — para a sua formação.

Em que outras circunstâncias vou frequentar o polo?

No tópico anterior, você viu quais são as principais situações que o levarão até o polo EAD. Contudo, deve estar se questionando em que outras circunstâncias vai frequentá-lo, não é mesmo?

Por isso, saiba que, quando precisar complementar os estudos e realizar pesquisas, seja na biblioteca ou no laboratório de informática, poderá se dirigir até ele sem problemas e quantas vezes achar necessário. Afinal, a missão do polo é justamente essa: ser fonte de apoio durante a sua formação, independentemente do semestre que você esteja cursando!

Posso faltar às atividades presenciais?

O ideal, é claro, é que você participe das atividades presenciais, especialmente porque elas não ocorrem com uma frequência muito grande e vão ser sempre marcadas com bastante antecedência para que todos os alunos se programem e possam participar, além de contar como nota.

No entanto, nós sabemos que imprevistos acontecem com todos e ninguém está livre deles, não é verdade? Por isso, caso adoeça ou fique impossibilitado de frequentar o polo EAD, entre em contato com o seu tutor que o acompanha ao longo do semestre e converse com ele sobre alternativas para que você não se autoprejudique devido a uma ou mais ausências ao longo do semestre ou ano letivo.

E então, deu para sanar todas as suas dúvidas a respeito do polo EAD e o papel dele durante tanto a graduação? Pois então chega de perder tempo e comece já a se planejar para ingressar no ensino superior e ter a formação necessária para construir uma carreira sólida e cheia de oportunidades para o seu futuro!

Aproveite e siga a gente no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro das novidades e tendências da Educação a Distância e do mercado de trabalho!



Nosso App

Nossas Redes Sociais