Connect with us

Dicas de Estudo

11 histórias inspiradoras para criar o hábito de leitura

O hábito de leitura — ou melhor, a ausência dele — talvez seja um dos grandes problemas do brasileiro. Você sabia que somente 56% das pessoas têm o costume de ler? Esse número é preocupante, uma vez que quase metade da população não leu sequer um livro nos últimos três meses, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL).

Não ler com frequência prejudica uma pessoa de diferentes formas. Uma delas é a dificuldade de se expressar de maneira textual, ou seja, ordenando palavras de maneira a dar sentido às ideias que se pretende transmitir. Você já passou por uma situação assim? Isso pode ser terrível tanto pessoal quanto profissionalmente.

Uma maneira de desenvolver o hábito de ler é… Lendo! E, para tanto, nada melhor do que conhecer histórias inspiradoras que podem dar a você o costume de ler assimilando ideias interessantes. Por isso, confira nossa lista de obras que vão despertar o prazer da leitura em você!

1. “O poder do hábito”

A questão do hábito é fundamental nesse processo. É preciso que você desenvolva hábitos positivos para que eles sejam aliados da sua vida no dia a dia.

Entretanto, como lidar com algo que você não sabe como funciona? É por isso que o livro de Charles Duhigg pode ajudar você a evoluir. Em resumo, a obra revela como funciona o processo de formação do hábito e dá dicas de como você pode fazer para usar isso a seu favor.

2. “Os sete hábitos das pessoas realmente eficazes”

Indo um pouco além da obra de Duhigg, nesse livro de Steven Covey, você encontra exemplos práticos do que pode ser feito para desenvolver hábitos melhores.

É um passo adiante no processo. Funciona como uma espécie de mapa que mostra que pensamento, ação e hábito, quando orientados da maneira adequada, podem dar origem a uma trajetória bem-sucedida tanto pessoal quanto profissionalmente.

É interessante ler o livro como complemento da primeira indicação para aprimorar os conceitos.

3. “Desperte o seu gigante interior”

Uma maneira de adquirir o gosto pela leitura é ter acesso a obras que realmente possam fazer sentido na sua realidade. Nesse caso, o livro de Anthony Robbins é uma ótima sugestão, porque ele lida com o treinamento da mente e do corpo de uma maneira diferente da que costuma aparecer em livros de autoajuda.

Trata-se de um conteúdo que vai além do que normalmente se apresenta sob frases de efeito. No caso, as dicas são um pouco mais sistemáticas, pois Robbins utiliza técnicas, como a Neurolinguística, por exemplo.

4. “Motivação 3.0”

Está com dificuldade para voltar a estudar? Talvez o seu problema seja de motivação. Nesse caso, uma sugestão válida é o livro de Daniel Pink, que discorre sobre o que, de fato, faz com que uma pessoa se sinta motivada.

Segundo ele, a motivação vem daquilo que a pessoa realmente quer ser e como se movimenta para atingir esses objetivos. É outra opção interessante para que você encontre o caminho do sucesso por meio de uma autoanálise.

5. “O poder do pensamento positivo”

Sua dificuldade é conciliar a vida pessoal com a profissional? Então considere a leitura dessa obra.

Ela certamente despertará em você a energia necessária para que você vá atrás de suas metas com mais força, tudo por conta de um único elemento: o otimismo.

Norman Vincent Peale, o autor, trabalha com esse conceito de maneira muito clara, dando ao leitor a exata noção do que ele representa no dia a dia da sociedade em que vivemos.

6. “A felicidade, desesperadamente”

Qual é o valor que você dá para o aqui e o agora na sua vida? No livro de André Comte-Sponville, essa questão surge como de vital importância para que a felicidade apareça, e a pessoa consiga tirar mais experiências positivas da vida.

O interessante é notar que basta somente mudar algumas atitudes que os resultados já começam a aparecer mesmo diante de grandes problemas. Vale a recomendação: o livro é curto e muito motivador!

7. “Como encontrar o trabalho da sua vida”

Tudo o que envolve a questão profissional costuma ocupar boa parte do tempo da vida de uma pessoa, sendo assim, é preciso saber lidar com ela para que problemas — como a frustração de não ter o trabalho ideal ou a incompatibilidade entre o que faz e o que recebe — não sejam um peso a mais na sua vida.

É por isso que a obra de Roman Krznaric entra nesta lista. Ele é a discussão mais interessante envolvendo trabalho e felicidade disponível no mercado, portanto, não deixe de conferir!

8. “Execução”

O caminho certo para chegar ao sucesso por Larry Bossidy e Ram Charan vai além de um planejamento de ações adequado. Ele envolve fundamentalmente a capacidade para executar projetos. Isso parece simples? Não necessariamente.

É preciso ter uma série de competências e habilidades para tornar viável aquilo que foi estipulado. Para saber como, confira a obra de dois especialistas em gestão de negócios e não se arrependa. Charan é tido como um dos grandes gurus dos tempos modernos!

9. “O livro negro do empreendedor”

Quer empreender? Então é válido também considerar aquilo que nem sempre é apresentado nas biografias de grandes homens de negócio ou nos manuais de administração. Para tanto, o livro de Fernando Trias de Bes é o caminho certo.

Nele, você conhece histórias de fracasso que podem ensinar você tanto quanto as de sucesso. Nesse caso, saber o que não fazer tem tanto valor quanto aprender o que deve ser feito. Sugestão válida principalmente para quem está diante de um novo projeto na vida!

10. “Elas empreendedoras”

Um livro feito por mulheres para mulheres. Aqui, a ideia é mostrar, por meio de experiências bem-sucedidas de empreendedoras femininas, como o sexo feminino tem tudo a ver com o mundo dos negócios.

Questões como família, falta de tempo, entre outras, são abordadas e muito bem trabalhadas na obra, dando a quem lê uma nova impressão em relação à maneira de lidar com diferentes aspectos da vida.

O livro de Andrea Villas Boas e Bruna Villa é, com certeza, uma das melhores dicas para o público feminino!

11. “Pense bem: ideias para reinventar a vida”

Por fim, um livro mais motivacional, mas nem por isso menos eficiente. Manoel Thomaz Carneiro faz com essa obra uma espécie de manual da reflexão que permite a você, por meio de perguntas muito bem elaboradas, olhar internamente e encontrar as respostas que podem estar fazendo falta nesse momento da sua vida.

É uma ótima recomendação para quem sabe que precisa sair da zona de conforto, mas não sabe exatamente como.

Enfim, as dicas aqui apresentadas têm o objetivo de estimular você a tornar a leitura um hábito útil para a sua vida como um todo. Considere-as, pois isso certamente trará benefícios para diferentes aspectos da sua trajetória.

Agora que você conhece nossas histórias inspiradoras, compartilhe-as nas redes sociais e ajude seus amigos a também despertarem o hábito de leitura!

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD