Connect with us

Dicas de Estudos

Faculdade de dois anos: quais são os cursos oferecidos pela Faculdade Unyleya?

Conquistar o diploma de um curso superior é um sonho para muitas pessoas, não só pela realização pessoal como para ascensão profissional. No entanto, muitas delas costumam ter dúvidas na hora de optar por uma faculdade de dois, três, quatro anos e assim por diante.

Fato é que, independentemente do tempo de duração, o mais importante é escolher uma graduação reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) para que a certificação tenha validade no território nacional e relevância para o mercado de trabalho.

Mas se você ainda não sabe de que maneira pode fazer faculdade de dois anos (ou um pouco mais), confira o post a seguir para conhecer algumas das áreas que oferecem essa chance!

Quais são os cursos de dois e três anos da Faculdade Unyleya?

Gestão Ambiental

As questões ambientais felizmente têm ganhado cada vez mais destaque. Além da importância de reduzir os impactos na natureza, as pessoas e as empresas têm criado a consciência de que investir em sustentabilidade traz muitas vantagens — inclusive gerar mais notoriedade para a marca.

A partir desse cenário, as oportunidades para esse tipo de profissional são promissoras. É possível atuar em empresas de todo porte e segmento (energia, construção, aeroportos, mineração, manufatura etc.), órgãos públicos, ONGs e também fornecer consultorias especializadas para seus próprios clientes.

O propósito do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Unyleya é justamente capacitar seus alunos para utilizar os recursos de forma mais racional, formando gestores capazes de analisar diferentes condições e propor soluções mais eficientes (e conscientes).

Gestão de RH

As mudanças do mercado e das relações de trabalho afetaram significativamente a área de Recursos Humanos. Aquela ideia de que RH serve apenas para lidar com folhas de pagamento e outras burocracias já não se aplica mais.

Atualmente, existem novos desafios para o profissional desse ramo. Cuidar do capital humano e intelectual de um negócio é uma grande responsabilidade, que naturalmente requer preparo.

Por isso, o curso superior de Gestão de RH é essencial para conhecer mais sobre esse tema tão estratégico, aprendendo a lidar com a seleção, treinamento, desenvolvimento e retenção dos funcionários. Afinal, formar um time qualificado e produtivo é um grande privilégio.

O mercado está em alta devido à percepção de que esse tipo de investimento traz diversos benefícios, como a melhoria do clima organizacional e dos resultados da equipe. Há muitas vagas no setor público, privado e nos escritórios de consultoria.

Gestão Hospitalar

Não pense que as instituições de saúde precisam apenas de médicos, enfermeiros e secretárias para funcionar. Coordenar todo o ambiente, garantir a manutenção dos equipamentos, controlar a disponibilidade dos materiais, cuidar da destinação dos resíduos hospitalares e até prezar pelo bom atendimento são tarefas para um bom gestor.

Portanto, fazer um curso específico de Gestão Hospitalar é o melhor caminho para se qualificar para o desempenho dessas atividades. As oportunidades de atuação incluem não só os hospitais públicos e privados, como ainda as clínicas, consultórios, laboratórios, maternidades, casas de repousos e spas.

Gestão Pública

Trabalhar no setor público ainda é um desejo de muita gente, mas ocorre que muitos alunos terminam o Ensino Médio e não buscam outro tipo de capacitação para atuar nessa área. Assim, acabam perdendo vagas que exigem um diploma de graduação superior.

Aliás, nada melhor do que estar devidamente preparado para atuar com a administração pública, seja ela em nível Federal, Estadual ou Municipal — o que é uma das grandes carências da nossa realidade brasileira, não é mesmo?

E fazer a faculdade de dois anos em Gestão Pública é a melhor maneira de aprender as políticas estabelecidas pela Constituição Nacional, que servem de base para a maioria das ações.

Além dos já conhecidos concursos públicos, outras possibilidades são atuar no terceiro setor e em alguns nichos do setor privado — há muitos profissionais que prestam assessoria econômica ou fazem estudos de mercado, por exemplo.

Logística

Outra área em expansão e bastante estratégica, a Logística oferece uma grande diversidade de atuação. O especialista deve ser responsável pelo gerenciamento dos processos logísticos do negócio em que atua, ou ainda poderá se responsabilizar por partes específicas.

De toda forma, é extremamente importante conhecer e dominar todas as questões envolvidas desde a aquisição, recebimento, armazenagem, estoque, embalagem, distribuição e transporte de mercadorias.

Um dos principais objetivos é aumentar a eficiência, reduzindo custos e tempo. Esse é um grande desafio para as empresas se manterem competitivas no mercado, o que requer muito comprometimento e cuidado dos profissionais.

Em vista disso, o Curso Superior em Logística da Faculdade Unyleya oferece o aprendizado dos melhores instrumentos, técnicas e processos sobre operações multimodais de transporte, de forma que os alunos consigam se capacitar para os cargos de gestão no período de dois anos.

Marketing

É até difícil pensar em algum tipo de negócio que não precise de alguém especializado em Marketing. A essência da área é exatamente construir e desenvolver uma marca, gerando visibilidade para seus produtos/serviços e melhorando suas vendas.

Tudo isso demanda muitos estudos, pesquisas de mercado, busca de referências, análise de dados, entre outras atividades que envolvem conhecimentos específicos.

Depois de formado, o profissional pode se dedicar a diversas funções em pequenas, médias ou grandes empresas, agências de publicidade, consultorias, entre outros. É possível ainda direcionar o ramo de maior interesse, como Marketing Esportivo, Político, Social, Corporativo etc.

Falando nisso, uma das vertentes que estão em evidência é o Marketing Digital. Saber utilizar as ferramentas tecnológicas (como as mídias sociais) para estabelecer melhor relacionamento com o público-alvo é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho hoje em dia.

Enfim, o objetivo é perceber que em um curto período de tempo é possível adquirir a certificação e o conhecimento necessários para conquistar um bom cargo, criando uma carreira sólida e de sucesso.

Pedagogia

O curso de Pedagogia – Licenciatura é ideal para quem atuar na área da educação, não só como professor, mas também em cargos de coordenação, direção, gestão, orientação e até mesmo pesquisa. O objetivo desse profissional deve ser sempre colaborar com o ensino eficiente e disponibilizar sempre os melhores processos de aprendizado.

Concluindo a graduação, que dura 3 anos (ou 6 períodos), o aluno se torna habilitado a ministrar aulas na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Por isso a formação do pedagogo é tão importante para o país, já que colabora com a formação adequada e com o desenvolvimento socioemocional, cognitivo e até mesmo físico dos alunos.

Já o mercado para quem opta pelo curso de pedagogia, no geral, é amplo e permite várias possibilidades de atuação, como já vimos acima. Além do ensino, o profissional pode atuar com administração escolar, pedagogia empresarial (desenvolvendo e implantando projetos para empresas e ONGs), pedagogia hospitalar (colaborando com a formação daqueles que estão internados) etc.

Língua Portuguesa

Com a duração de 3 anos (6 períodos), o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Faculdade Unyleya é outra opção para quem deseja se formar de forma mais rápida, estando devidamente preparado para ingressar no mercado de trabalho.

A faculdade de Língua Portuguesa é ideal para aqueles que se interessam a fundo por linguagem, gramática e literatura. Seu principal objetivo é contribuir com a formação de professores da educação básica e de nível superior, bem como de pesquisadores e demais profissionais que entendem a educação como instrumento de transformação.

No entanto, engana-se quem pensa que essa graduação está restrita à licenciatura e à área da educação. Na verdade, são várias as opções de atuação para quem opta pela faculdade de Língua Portuguesa, como tradução, interpretação, revisão, produção de texto e conteúdo, editoração, criação de legendas para mídias, entre outras.

História

Para quem quer se tornar um historiador, estudando o passado humano e seus vários aspectos — como sociedade, cultura, ideias, economia, cotidiano, tradições, entre outros —, ingressar em um curso de graduação em História é a melhor opção. Trata-se outra opção de faculdade de três anos na modalidade educação a distância.

É também papel do historiador investigar e interpretar de forma crítica os acontecimentos, ampliando a compreensão da condição humana e resgatando a memória da humanidade.

Tudo isso somente se torna possível quando os profissionais adquirem a capacitação adequada ao exercício dessa função em suas múltiplas dimensões, contemplando a investigação histórica e a difusão do conhecimento especializado. Outro dos principais objetivos do curso é qualificar professores para ministrar aulas nos ciclos finais do ensino fundamental e no ensino médio, além de pesquisadores, entre outros.

Por que optar pela educação a distância?

Nos dias de hoje, para conseguir uma posição de destaque e valorização no mercado de trabalho, ter um diploma em mãos é essencial — e não apenas um diferencial, como já foi um dia. É preciso ter em mente que a competição pode se tornar inevitável, afinal, são vários os outros profissionais que, assim como você, também buscam por uma boa colocação.

Mas, como é possível dar um primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso e ingressar em um curso de nível superior quando a rotina puxada da atualidade não permite pausas? É possível conciliar trabalho, estudos e compromissos pessoais? Felizmente, a resposta aqui é: sim! Basta escolher a modalidade de ensino que mais se adequa às suas necessidades.

As vantagens da educação a distância

Nesse sentido, os cursos da educação a distância são os mais recomendados, fazendo cada vez mais parte da realidade de jovens e adultos que desejam se preparar adequadamente para as demandas do mercado de trabalho. Para ingressar em um curso EAD, não é preciso se deslocar diariamente para a instituição de ensino, como na modalidade presencial. Basta contar com um computador que tenha acesso à internet.

Todas as aulas, livros, apostilas, exercícios, fóruns de discussão, chat com o professor e até mesmo provas estarão reunidos em um único ambiente virtual, no qual apenas os professores, tutores EAD e estudantes têm acesso. Na maioria dos cursos, há também as provas presenciais, que ocorrem ao longo do curso nos polos de educação.

Entre os principais motivos para ingressar na educação a distância, está a flexibilidade. Isso porque o aluno pode montar os seus próprios horários e escolher quando e de onde estudar, de acordo com o tempo que tem disponível e sem precisar ficar preso aos horários determinados pela instituição de ensino.

Essa é certamente uma vantagem e tanto para as pessoas que já estão trabalhando, uma vez que poderão se dedicar aos dois aspectos sem precisar sacrificar um em prol do outro.

Outro benefício que também conta muitos pontos nesse sentido é o excelente custo-benefício dos cursos a distância. Como estudará em casa, de frente ao computador, o aluno não precisará arcar com custos de deslocamento nem terá gastos extra com alimentação, xerox e outros.

Ao final da formação, ele conquistará um diploma reconhecido pelo MEC, com o mesmo peso de um diploma da modalidade presencial e amplamente valorizado pelo mercado. Por falar nisso, uma das vantagens competitivas mais interessantes dos cursos EAD é que eles são focados, em sua maioria, nas demandas e necessidades do mercado atual.

Dessa forma, o estudante desenvolve algumas das características mais valorizadas pelos empregadores nos dias de hoje, como autodisciplina, compromisso, facilidade com a gestão de tempo, capacidade de atuar na resolução de problemas de forma rápida, proatividade, iniciativa, motivação, foco, entre outras.

Por fim, o melhor de tudo é que, como já apontamos, é possível se formar de forma mais rápida ao fazer uma faculdade de dois anos ingressando na educação a distância, já que existem diversas opções de cursos de curta duração quando comparados à modalidade presencial.

Como você pode perceber, para quem já tem uma rotina corrida e cheia de afazeres, a melhor opção é investir na educação a distância (EAD), que permite maior autonomia e flexibilidade para estudar em casa e formar mais rápido. A verdade é que a decisão de fazer uma faculdade de dois anos pode ser o primeiro passo para mudar a sua realidade de vida!

Já pensou nisso? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor os nossos cursos e métodos de ensino.

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

3.5/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD