9 tendências de contabilidade que você precisa dominar

  • 09/jun/2017

9 tendências de contabilidade que você precisa dominar

O mundo está mudando rapidamente e, com isso, a busca por profissionais qualificados e atualizados está se tornando cada vez maior. Por ser assim, se você atua na área contábil e quer fazer a diferença no mercado, precisa saber quais são as tendências de contabilidade.

Acompanhar as inovações é extremamente importante, afinal, ao ser questionado pelo seu cliente você precisa ter conhecimento do assunto para responder com segurança.

Para lhe ajudar a ser um profissional de referência na sua área, listamos aqui as 9 tendências da contabilidade que você precisa conhecer. Confira:

1. Outsourcing

A expressão de origem inglesa significa “buscar algo diretamente da fonte”. No ramo empresarial, seria o mesmo que terceirizar.

Na contabilidade, por sua vez, isso quer dizer contratar um serviço externo de consultoria e poder contar com profissionais qualificados sem ter que investir em um setor próprio dentro da empresa.

A tendência é muito vantajosa por ter um custo mais baixo, o que incentiva os empresários a contratarem os contadores e a buscarem informações seguras com quem realmente entende de finanças e de tributos.

2. Computação nas nuvens

O armazenamento de dados, relatórios e notas fiscais eletrônicas na nuvem é essencial para a atividade dos contadores.

Como são muitos clientes e diversas informações relevantes, manter um arquivo físico organizado é trabalhoso e pode causar problemas relacionados à dificuldade de localização ou à perda de documentos.

A nuvem, caso você ainda não saiba, é um sistema de backup online que permite o armazenamento dos documentos de forma rápida e segura, o que reduz o estresse diário e facilita a localização das informações, já que basta digitar o nome do arquivo (ou parte dele) que ele aparecerá na tela do seu computador.

Além disso, ele possibilita localização de dados excluídos por engano e impede que você perca as informações em caso de falhas no sistema ou tentativas de invasão por terceiros mal intencionados.

Outra vantagem é que com a nuvem você pode acessar os arquivos de qualquer computador ou smartphone, o que permite que trabalhe em casa ou em qualquer ambiente fora do escritório.

3. Integração de sistemas

Como o fluxo de informações é muito grande e todos os seus funcionários precisam estar cientes do que está acontecendo para que possam atender aos clientes a qualquer momento, é essencial que você adote um sistema de gestão integrada.

Esse tipo sistema permite que os registros fiquem disponíveis a todos os membros da equipe ao mesmo tempo, o que agiliza o trabalho e evita que informações incompletas ou erradas sejam transmitidas.

4. Atendimento especializado

A contabilidade de nicho é uma grande tendência do mercado atual, já que visa a definição de um ramo específico de atuação, o que permite que você forneça um atendimento especializado ao seu cliente.

Ao definir o seu nicho é preciso que estude muito sobre ele e domine estratégias de mercado, de planejamento tributário etc. Essas informações farão com que o seu trabalho alcance destaque no mercado, uma vez que terá algo a mais a oferecer aos clientes.

Lembre-se: o importante não é dominar todas as áreas de atuação, mas sim fazer a diferença na área em que resolver se dedicar.

5. Adoção do padrão IFRS

IRFS é a sigla para International Financial Reporting Standards, que em português significa Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade.

Adotar esse padrão no seu escritório é um diferencial já que demonstra que você está atento às inovações legislativas e aos princípios contábeis considerados válidos em todo o país.

As práticas são estabelecidas pelo Governo Federal, por meio do Conselho Federal de Contabilidade, e são aplicáveis a todas as empresas brasileiras.

6. Utilização dos dispositivos móveis

Trabalhe com arquivos eletrônicos que possibilitam a transmissão e o acesso por aparelhos móveis, e utilize desses mesmos dispositivos para se comunicar com os seus clientes, trocar informações rápidas e estreitar as relações.

Seja pela troca de mensagens, seja por meio do WhatsApp, apresente um canal de contato mais rápido e informal, que atenda às demandas do cliente com rapidez e eficiência, e dispense burocracias e formalidades.

7. Atuação para Startups

Hoje em dia, várias empresas, principalmente as de tecnologia, estão investindo em startups.

Por se tratar de um tipo de negócio diferente e com diversas particularidades, é interessante apostar em uma contabilidade voltada para esse público e trabalhar com ações específicas para que eles entendam como começar e como se consolidar no mercado.

É preciso compreender como funcionam as startups e quais regras vão norteá-las para definir o melhor regime tributário a ser adotado, quais os investimentos necessários, qual a previsão de lucros etc.

Atuar em áreas novas é interessante tanto por possibilitar novos conhecimentos quanto por permitir que você atraia clientes diferentes.

8. Uso eficiente das redes sociais

As redes sociais, se usadas corretamente, são excelentes tanto para aproximar o seu escritório dos clientes que já possui quanto para permitir que você ganhe visibilidade e firme novos contratos de consultoria contábil.

Hoje em dias, as empresas costumam estar nas redes e os gestores normalmente fazem buscas na internet antes de decidirem quem contratar ou quais as melhores estratégias de ação.

Por ser assim, se você tiver uma rede social atualizada e postar informações curtas, que demonstrem que você tem domínio da área e que presta um serviço ético e responsável, com certeza terá êxito na captação de novos clientes.

Estar nas redes sociais é importante para alcançar visibilidade sem fazer investimentos altos em marketing. Como as contas em blogs, Facebook e Instagram são gratuitas, basta usá-las com atenção e responsabilidade que o resultado virá.

9. Atualização legislativa

A legislação muda com frequência e é preciso que você acompanhe as alterações e as novidades. Isso é essencial para que não incorra em erros e não cause problemas aos seus clientes.

Mesmo não sendo uma das tendências de contabilidade, essa dica deve ser seguida sempre. Não adianta atender bem os clientes e usufruir dos recursos tecnológicos se não conhecer as regras vigentes no país e não souber como atuar em conformidade com elas.

Esse texto ajudou você? Então continue no nosso blog e leia nosso post sobre Graduação em Ciências Contábeis: tudo que você precisa saber.



Nosso App

Nossas Redes Sociais