Connect with us

Guia de Carreiras

A importância da pós-graduação na área da saúde na evolução profissional

As empresas estão em busca de profissionais cada vez mais capacitados e especializados, independentemente do tamanho ou segmento do negócio. Isso tem muito a dizer, também, sobre o mercado atual, não concorda? Os candidatos mais bem preparados nesse sentido estarão sempre a um passo à frente da concorrência, enfrentando um cenário marcado pela competitividade e bastante exigência.

Se você já tem em mãos um diploma de graduação, certamente já se questionou sobre a necessidade de uma pós-graduação na área da saúde para evoluir profissionalmente. Foi pensando nisso que, neste post, vamos falar sobre a importância e as vantagens de uma especialização. Acompanhe!

Qual é a necessidade de uma especialização?

Conforme mencionamos, o dinamismo do mercado de trabalho faz com que os profissionais tenham de estar sempre preparados e atualizados, de forma a lidar com as principais exigências e novidades em técnicas, processos, dados, entre outros fatores.

Na área da saúde, isso é mais do que fundamental. É claro que, com o decorrer dos anos, ela passou por avanços no Brasil. No entanto, é inquestionável que ainda há muito mais a ser transformado, e o profissional pós-graduado exerce um papel importante nessa mudança. É ele quem contribuirá com novas estratégias para aprimorar o segmento.

O profissional que ingressa em uma pós-graduação na área da saúde fará a diferença não só em sua carreira, conquistando benefícios e vantagens como veremos ao longo do artigo, como também com o avanço do campo no país, aprimorando processos e colaborando com o bem-estar da população.

Aqui, é importante destacar a importância de se optar por uma instituição de ensino séria e de qualidade, garantindo uma formação sólida e que permita que você se destaque entre os vários outros profissionais que se formam todos os anos.

Para tanto, antes de ingressar em qualquer especialização na área da saúde, pesquise bastante. Avalie a penetração da faculdade no mercado, busque conhecer a fundo os seus cursos, metodologia, corpo docente, infraestrutura (ainda que a distância), entre outros aspectos. Outra dica fundamental é conferir depoimentos de alunos e ex-alunos sobre a qualidade da instituição.

Por que fazer uma pós-graduação na área da saúde?

Amplia ramos de atuação

Ingressar em uma pós-graduação na área da saúde fornece ao aluno um leque de possibilidades. Especializando-se, ele amplia seus ramos de atuação e pode se tornar um gestor, um decisor político (analisando os efeitos do sistema de saúde pública sobre a sociedade), um acadêmico ou outro cargo que exige competências específicas.

Para aqueles que gostam de fazer descobertas, é possível seguir carreira como pesquisador. Trata-se de um cargo de extrema importância, afinal, é justamente por meio de pesquisas que se encontram provas e evidências para aprimorar aquilo que está dando certo, consertar o que está errado e desenvolver soluções farmacêuticas para doenças, por exemplo.

Esses foram apenas alguns exemplos, e as possibilidades não param por aí. São inúmeros os temas e áreas de estudo, como:

Expande conhecimentos e habilidades

Cursando uma pós-graduação na área da saúde, o profissional desenvolverá novos conhecimentos, habilidades e competências, se capacitando para atender às principais demandas do setor. Dessa forma, ele amplia seus horizontes e sai da sua zona de conforto, aprendendo estratégias e métodos que poderão ser diferenciais no exercício de sua função.

É preciso ter em mente que, com o surgimento de novas tecnologias na área da saúde (assim como em todas as outras), é natural que os processos de trabalho passem a sofrer transformações ao longo dos anos. Sendo assim, estar atualizado e buscando pela educação contínua é um dos principais pontos para quem quer evoluir profissionalmente.

Aumenta a remuneração

Embora não seja o único nem o mais importante, uma remuneração melhor é também um dos principais fatores visados por quem deseja evoluir profissionalmente, não é mesmo? A boa notícia é que os cursos de especialização contribuem diretamente com essa finalidade. Os conhecimentos adquiridos facilitam o caminho até o topo, abrindo também as oportunidades para bons salários.

Tenda em mente que um indivíduo que investiu em conhecimento e bagagem acadêmica é certamente mais valorizado pelo mercado — que, como já mencionamos no início do post, é exigente e necessita como nunca de profissionais amplamente qualificados.

Os recrutadores também já estão treinados para buscar candidatos com conhecimentos e aptidões exclusivas de quem conta com uma especialização, inclusive a distância. Isso acontece porque a EAD visa à formação de profissionais tendo como base as características mais demandadas pelas empresas e instituições nos dias de hoje.

Por fim, outro dado bastante animador vem da empresa de recrutamento online Catho, que levantou que profissionais pós-graduados podem receber até 70% a mais que aqueles que não são. Interessante, não?

Promover a expansão do networking

Estabelecer uma rede de contatos profissionais — a famosa network — é uma estratégia que amplia as suas oportunidades de carreira. Com a prática do networking, o indivíduo se mantém sempre em contato com pessoas que podem agregar à sua atuação, compartilhando experiências, tirando dúvidas ou até mesmo estabelecendo parcerias de sucesso.

Ingressando em uma pós-graduação na área da saúde, você estará em um ambiente propício à expansão da sua rede, uma vez que estará em contato constante não só com profissionais do mesmo ramo e/ou áreas afins, como também com professores e outros acadêmicos, potencializando os benefícios dessas conexões.

Mas e se eu optar por fazer uma especialização a distância? Nesse caso, não é preciso se preocupar. As possibilidades de networking continuam as mesmas, afinal, você também estará em contato direto com professores e alunos, podendo participar de discussões em fóruns, grupos de estudos etc.

Ficou clara a importância de uma pós-graduação na área da saúde, não é mesmo? Os novos conhecimentos adquiridos na formação, bem como as outras vantagens já mencionadas, ajudarão você a ter resultados cada vez melhores em sua atuação profissional, evoluindo sempre e traçando caminhos de sucesso por onde passar.

E então, gostou das dicas que trouxemos no post? Para receber mais conteúdos como este em primeira mão e diretamente em sua caixa de entrada, não fique de fora: assine agora mesmo a nossa newsletter!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD