Como se destacar na área do mercado de agronegócio?

  • 28/jun/2019

Como se destacar na área do mercado de agronegócio?

O mercado de agronegócio se encontra em plena expansão — sobretudo em meio às transformações em seus procedimentos advindas da tecnologia. Com isso, a busca pela mão de obra qualificada vem crescendo, oferecendo oportunidades sólidas de crescimento para os profissionais que desejam atuar na área.

Foi justamente pensando nisso que, neste post, trouxemos algumas informações fundamentais sobre como se destacar no mercado de agronegócio e trilhar uma carreira de sucesso. Interessou-se pelo tema? Então, continue conosco e boa leitura!

O mercado de agronegócio

Mesmo em meio a um cenário de instabilidade econômica, o mercado de agronegócio foi um dos que conseguiu obter êxito nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, ele foi responsável por mais de 44% das exportações brasileiras, superando a marca de 96 bilhões de dólares.¹ Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor também absorve 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros.²

Apesar dos desafios, os destinos e a diversidade de produtos exportados pelo mercado de agronegócio local vêm aumentando significativamente. Hoje, o Brasil é o maior exportador de carne bovina, café, soja em grãos, açúcar e suco de laranja. Além disso, o país também é o quarto maior exportador de produtos agropecuários no mundo, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.

O agronegócio é reconhecido, então, como um vetor essencial do crescimento econômico brasileiro. Com isso, foi natural que a demanda por profissionais qualificados para atuar nos mais diversos campos das ciências agrárias aumentasse bastante.

E você, já tem uma ideia do que fazer para se destacar no segmento e conquistar boas posições? Falaremos sobre isso no próximo tópico!

Como se preparar para atuar na área

Estar a par das principais tendências do mercado de agronegócio

A tecnologia e suas praticidades beneficiam o agronegócio tanto nos meios urbanos quanto nos rurais. Como o setor é responsável por uma grande fatia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, foi natural que o campo também passasse a aderir às novas tendências para impulsionar a economia do país.

De acordo com a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no Brasil contam com algum tipo de inovação tecnológica em suas produções.³ Isso permite que os agricultores possam realizar trabalhos mais acertados no que diz respeito ao planejamento, à mensuração e até mesmo à colheita. As consequências são percebidas nos ganhos de safra e economia de custos.

Estar a par dessas tendências e inovações é certamente um dos passos mais importantes para quem quer se destacar no agronegócio. Aqui, estamos falando em:

  • indústria orgânica;

  • ferramentas e softwares de gestão de campo;

  • máquinas automatizadas;

  • drones;

  • internet das coisas (equipamentos conectados à rede), entre outras.

Investir nas pós-graduações em ciências agrárias

Um curso de pós-graduação é a melhor forma de se qualificar em um segmento específico e estar devidamente preparado para atender às demandas do setor. Lembre-se também de que, em meio a um mercado afetado pela competitividade, parar na graduação pode significar estar sempre atrás da concorrência.

Outra razão muito importante para investir em uma pós-graduação é que, para alguns cargos, um certificado de especialização já não é mais um diferencial — mas, sim, uma exigência. Para ajudá-lo a encontrar o curso que mais se alinha aos seus objetivos profissionais, listamos algumas das opções em alta abaixo. Vamos conferir?

Agricultura Orgânica

Com a duração de 9 meses, a pós-graduação EAD em Agricultura Orgânica tem como público-alvo engenheiros agrônomos, veterinários, além de demais graduados no nível superior interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a produção orgânica de alimentos, componentes da cadeia animal e seus subprodutos.

O objetivo da formação é preparar o profissional para atuar como consultor de produtos da agricultura orgânica de alimentos e produção pecuária, ampliando suas compreensões sobre o tema — que vão desde o manejo de itens até a certificação de uma propriedade rural. Para tanto, são oferecidas disciplinas como:

  • Fundamentos e Princípios da Agricultura Orgânica;

  • Manejo do Solo e Água;

  • Nutrição e Adubação Orgânica;

  • Ramos da Agroecologia etc.

Engenharia Agronômica — Ambientes Agrícolas e Seus Campos de Atuação

Voltada para engenheiros agrônomos, gestores de agronegócios e demais profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos, a pós-graduação EAD em Engenharia Agronômica Ambientes Agrícolas e Seus Campos de Atuação também tem a duração de 9 meses.

O objetivo da formação é analisar os diferentes ambientes de trabalho do engenheiro agrônomo, refletindo sobre os contextos sociológicos, históricos, econômicos e culturais que os consolidaram. Entre as disciplinas que compõem a grade do curso, estão:

  • Atuação da Área Comercial no Mundo Agrícola;

  • Cenários Agrícolas no Brasil;

  • Cenários Agrícolas no Mundo;

  • Perfil Profissional do Agronegócio, entre outras.

MBA Executivo em Gestão de Agronegócios

O MBA Executivo em Gestão de Agronegócios, com duração de 10 meses, garante uma formação mais voltada para a atuação no mercado. Ao final do curso, o profissional será capaz de gerir um agro empreendimento, bem como tomar decisões acertadas no que diz respeito às gestões de atividades rurais; logística; marketing; pessoas e sistemas de produção.

Para tanto, fazem parte da grade curricular dessa modalidade de pós-graduação disciplinas como:

  • Gestão de Agroindústria;

  • Gestão de Atividades Rurais;

  • Produção e Desenvolvimento Rural;

  • Sistemas de Produção em Agronegócios etc.

Vants e Drones: Legislação, Planejamento e Aplicações

Já a pós-graduação EAD em Vants e Drones, com a duração de 8 meses, tem como público-alvo profissionais de áreas relativas às ciências agrárias, além de engenheiros — florestais, hídricos, mecânicos, mecatrônicos, de minas, químicos, sanitários, de pesca, de produção, de telecomunicações etc. — veterinários e até mesmo arquitetos.

O intuito da formação é capacitar operadores de aeronaves remotamente controladas com atenção multidisciplinar, identificando oportunidades no setor e estando sempre atento às normas vigentes quanto ao uso de Vants e Drones. Para tanto, são oferecidas matérias como:

  • Banco de Dados Geográficos;

  • Fotogrametria e Processamento Digital de Imagens;

  • Vants e Drones: Legislação, Planejamento e Aplicações etc.

Do que um profissional precisa para se destacar no mercado do agronegócio

Acima, comentamos sobre a importância do investimento em pós-graduações para atuar no mercado do agronegócio, uma vez que ele exige colaboradores mais qualificados do que no passado. Além desse fator, reunimos a seguir algumas habilidades fundamentais para que um profissional se destaque no setor:

Boa comunicação

A comunicação é uma ferramenta crucial para qualquer colaborador, inclusive para os que atuam no ramo das ciências agrárias. O profissional que consegue transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva, contribuindo positivamente com a rotina de trabalho, tem tudo para conquistar posições de destaque.

Visão estratégica

Aquele profissional que conta com visão estratégica tem uma capacidade rápida para perceber o que está acontecendo ao seu redor, identificando possíveis obstáculos e sabendo, de antemão, como lidar com eles da melhor maneira possível. Além disso, ele consegue ser proativo quanto às oportunidades que se abrem, aproveitando-as bem.

Flexibilidade

Neste post falamos muito sobre as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de agronegócios. Nesse sentido, a flexibilidade é uma habilidade fundamental, permitindo que o profissional se mantenha sempre aberto a novas ideias e consiga responder pronta e positivamente no caso de transformações em sua rotina de trabalho.

Vontade de aprender

É claro que não poderíamos deixar a sede por conhecimento de fora dessa lista, afinal, o profissional que não visa se manter sempre atualizado e a par das tendências do mercado em que atua corre um sério risco de se tornar obsoleto algum dia.

Viu só como o mercado de agronegócios oferece oportunidades promissoras para os profissionais? A demanda por mão de obra qualificada deve ser encarada como um fator estratégico por aqueles que desejam trilhar uma carreira de sucesso — encontrando nas especializações oportunidades de se aprimorar e crescer.

Gostou das dicas do post? Então, aproveite também para assinar agora mesmo a nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos como este diretamente em seu e-mail!

__

Referências

¹ Conheça as 4 carreiras mais quentes do agronegócio brasileiro. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-as-4-carreiras-mais-quentes-do-agronegocio-brasileiro/>. Acesso em: 03 jun 2019.

² Panorama do Agro. Disponível em: <https://www.cnabrasil.org.br/cna/panorama-do-agro>. Acesso em: 03 jun 2019.

³ Tecnologia já é usada em cerca de 67% das propriedades rurais do país. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/noticias/tecnologia-ja-e-usada-em-cerca-de-67-das-propriedades-rurais-do-pais-1>. Acesso em: 03 jun 2019.

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais